GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração da Produção e de Operações
Advertisements

EM BUSCA DE UMA CLASSIFICAÇÃO PARA AS OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Localização de Empresas
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa.
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A Era dos Serviços Capítulo 1.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
Classificação e os Serviços como Processos Aula 03
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
A Indústria da Hospitalidade
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
Universidade de Brasília
Planejamento de Campanha – A4
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Marketing Internacional
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
GRUPO 6.
Função Produtora.
Revisão 2 b.
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Modelo de Planejamento
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Profª: Adriana Vettorazzo
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Planejamento Estratégico
Gestão de Meios de Hospedagem
Comportamento do consumidor
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Nome da Empresa Plano Comercial.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Planejamento Estratégico
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
COMPONENTES DO PACOTE DE SERVIÇOS
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Plano de Negócio Exercício.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Gestão da Qualidade em Serviços
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA MAURO CAON

INTRODUÇÃO Década de 30 - Desenvolvimento do setor hoteleiro; Década de 70 - rápido crescimento (desenvolvimento dos transportes e criação de órgão governamentais, como EMBRATUR); Década de 80 - grande crise econômica; Década de 90 – estabilidade econômica do país, sendo um dos períodos de maior expansão da hotelaria.

CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DOS MESMOS Serviços são apenas experiências que os clientes vivenciam; Para um hóspede é extremamente difícil avaliar a qualidade ou o valor esperado do pacote de serviços que comprará; Atividades de alto contato são chamadas de “linha de frente” ou “front Office”; Atividades que ocorrem sem contato com o cliente são chamadas de “retaguarda” ou de “back Office”.

BUSCA DA QUALIDADE NO FRONT OFFICE Quando investir para prestar serviços de qualidade, o objetivo principal é aumentar a lucratividade; Deve-se oferecer serviços de qualidade e serviços diferenciados; As expectativas dos hóspedes em relação aos serviços prestados são formadas através das necessidades e desejos através de: Comunicação boca a boca, Comunicação externa; Experiências passadas e; Preço.

MEDINDO A SATISFAÇÃO DO HÓSPEDE Não há nada que garanta que serviços de qualidade interna satisfaçam o hóspede (a avaliação é subjetiva e cada um avalia da sua própria forma); A única maneira de saber como está o serviço prestado é perguntando a ele; O sistema feedback, obtém informações sobre a satisfação do hóspede através de instrumentos gerenciais.

A GESTÃO DA CAPACIDADE DO HOTEL O principal desafio do gerente do hotel esta relacionado à sua gestão; A capacidade (representada pelo número de apartamentos ou a quantidade de hóspedes) é fixa a curto prazo, porém, é sempre variável, devido a mercados muito sazonais; Outro agravante é a questão da perecibilidade; O gerente também tem o objetivo de tentar maximizar a receita do hotel;

A GESTÃO DA CAPACIDADE DO HOTEL Para isso, existe a prática denominada Yeld Management (YM)- sistema para tentar ajustar a capacidade fixa do hotel com a sua demanda variável no tempo; Para que se consiga uma gestão adequada da capacidade das instalações num hotel é necessário que se tenha algum tipo de informação sobre a demanda futura do serviço que se está prestando.

GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Existem vários modelos de gestão de recursos humanos no setor de serviços. A importância deve ser dada a três aspectos: Preocupação com a competência dos recursos humanos e seu contínuo aprimoramento; O estabelecimento de relações de mútua colaboração entre eles e; O empoderamento (empowerment) dos mesmos.

OS CUSTOS E OS PREÇOS DO HOTEL E SUAS RELAÇÕES Custos - decorrentes da infra-estrutura existente e do nível de utilização da mesma; As estratégias de preços possíveis serão decorrentes da combinação de três aspectos: Custos de produção; Atuação da concorrência e; As preferências e prioridades do hóspede.

GESTÃO AMBIENTAL NOS HOTÉIS No Brasil esse processo ocorre a partir de 2002, quando foi assinado com convênio entre a EMBRATUR e a ABIH, criando-se o novo sistema de classificação hoteleira - O conceito e responsabilidade e gestão ambiental; O que antes era entendido como uma preocupação social de cada hotel passou a ser importante variável competitiva entre concorrentes no mesmo mercado;

GESTÃO AMBIENTAL NOS HOTÉIS Assim, umas das maneiras é a diferenciação - oferecer algo diferente ou melhor do que seus concorrentes; Principais vantagens da adoção desta prática são: Redução do consumo de água em UH e área social; Redução do consumo de energia elétrica; Gestão de resíduos sólidos; Tratamento adequado de efluentes gerados

BIBLIOGRAFIA CAON, Mauro. Gestão estratégica de serviços na hotelaria. São Paulo: Atlas. 2008.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO NOMES: Amanda Brambilla Marília Lima Priscila Mündel Sabrina Quaiatti Talita Palandi Professora: Laura Umbelina Santi Curso: Turismo – 8° Período Matutino