Administração de e-Business

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Transcrição da apresentação:

Administração de e-Business ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti e-Business Consiste no uso da TI, como computadores e telecomunicações, para automatizar a compra e venda de produtos, bens e serviços entre empresa-consumidor e empresa-empresa ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti e-Business Do ponto de vista administrativo: Planejamento da imersão da organização na internet Propósito = automatizar diversas atividades Comunicação interna e externa Transmissão de dados Contato com clientes e fornecedores Treinamento de pessoal, etc. ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti e-Business Não compreende apenas comércio Também é qualquer tipo de prestação de serviços, troca e disponibilização de informações ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti e-Business e-Business: é a estratégia de posicionamento da empresa na internet e-Commerce: componente do e-Business com o intuito de controlar a atividade de vendas pelo uso de meios eletrônicos e-Service: prestação de serviços na web ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti e-Business Intranet: troca de informações dentro da própria empresa Extranet: troca de informações feita entre empresas diferentes Internet: troca de informações feita entre consumidores e empresas ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Razões para a Empresa Se Tornar Online Reunir experiência com um novo segmento de mercado Mais visibilidade em seu mercado-alvo Aumentar o poder de resposta aos seus clientes e parceiros Prover novos serviços aos clientes e parceiros Aumentar o lucro para cada parceiro envolvido  Reduzir o custo do produto, suporte e serviço ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Benefícios do Comércio Eletrônico Redução do uso e armazenamento de papel  Tempo das transações reduzido  Maior projeção de uma empresa local em um distribuidor global Redução de custos com pessoal  Relações com os clientes mais estreita entre a empresa, seus clientes e fornecedores Facilidade de uso e melhor controle das operações ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Vantagens do Comércio Eletrônico Acessibilidade global e alcance maior das vendas Relacionamento mais próximo entre empresas e fornecedores Redução de custos Mudança no meio de comunicação (internet ao invés de telefone) Tempo para comercialização (internet online 24 horas x 7 dias por semana) Melhoria na lealdade dos clientes ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Desvantagens do Comércio Eletrônico Conflito do canal de venda com revendedores e comerciantes A competição que antes era local agora é global Direitos autorais – cópia facilitada com a internet Aceitação do cliente à essa nova forma de negócio Não existe legislação a nível mundial Consumidor não garante lealdade ao vendedor ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Desvantagens do Comércio Eletrônico Maiores investimentos em serviço O serviço tem que ser diferenciado, pois os preços são mais competitivos Segurança é uma barreira para vários consumidores Barreiras do usuário: custo de acesso, infraestrutura, etc. ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti Lojas Virtuais Página na internet com foco comercial, usada para compra e venda online A loja virtual é um novo ponto de venda, podendo existir como um serviço complementar à loja física Não necessitam de espaço físico e funcionários, diminuindo custos Estão abertas 24 horas por dia Oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Modalidades de Comércio Eletrônico B2B – Business To Business Transações entre parceiros comerciais (empresa x empresa) B2C – Business To Consumer Vendas, atendimentos e suporte ao consumidor (empresa x consumidor) B2E – Business To Employee Intermediário entre o B2B e o B2C, usada para transmissão de instruções administrativas aos funcionários (empresa x funcionário) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Modalidades de Comércio Eletrônico B2M ou e-Government (Business To Management) Operações feitas entre empresas e organizações governamentais, nas licitações eletrônicas (empresa x governo) C2M (Consumer To Management) Transações eletrônicas entre pessoas físicas e jurídicas com departamentos do governo (consumidor x governo) Ex.: Receita Federal, Detran, Correios, ... ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

Fases do Posicionamento dos Negócios na Web Presença online: colocação do site no ar Negócios online: maneira alternativa de fazer negócios Negócios online integrados: o canal eletrônico passa a ser uma peça-chave nos negócios da organização Negócios online avançados: reformulação dos processos de negócio para ampliar os mercados e-Business Total: as relações de negócio entre consumidor-empresa-fornecedor passam a ser de parceria completa ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti Transações O comércio eletrônico deve ter como alicerce alguns procedimentos que minimizem a burocracia e persigam a excelência da atividade de comércio As transações devem ocorrer eletronicamente, mantendo o sigilo da operação, e integrando-se com um sistema de CRM para definição do perfil do cliente ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti Transações Segundo estudos da PriceWaterhouse Coopers, existem cinco elementos-chave, para transações baseadas em e-business, que devem ser levadas em consideração: Experiência com o cliente Modelos de negócio Avaliação financeira Poder da marca Atração de talentos ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti