(Trecho retirado do PE – CSJ, Programação, Metodologia, 50)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Relação Professor - aluno
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Mediação e Linguagem II
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Os níveis básicos da leitura
O Uso Pedagógico do Blog
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Métodos e técnicas de Estudo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Orientação Técnico-Pedagógica
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
ELIANE PEREIRA DE BRITO
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Iniciação Científica º Série/EM.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Dinâmicas de Grupo.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Referência e citação – para fichamento
Aprendendo a Dança da Vida
Tendências Pedagógicas
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROJETO LUZ E ESPERANÇA
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

(Trecho retirado do PE – CSJ, Programação, Metodologia, 50) “O perfil educativo agostiniano baseia-se na proposta de uma escola humana e humanizadora, crítica, participativa, libertadora e promotora de valores éticos”. (Trecho retirado do PE – CSJ, Programação, Metodologia, 50)

INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL 3º ANOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2009

TRABALHO COM O LIVRO “O DIA DO AMIGO SACI” DE HAMILTON LUIZ PEREIRA ETAPAS 1- Escolha do material. 2- Aquisição do livro (possibilidade de o aluno adquirí-lo em tarde de lançamento com a presença do autor). 3- Leitura individual do livro. 4- Leitura compartilhada e expressiva. 5- Discussão, interpretação e análise oral e coletiva da história. 6- Interação com o livro e os materiais oferecidos pelo mesmo: fantoches de papel e CD de atividades. 7- Análise das informações da capa: título da obra, autor, ilustrador, editora. 8- Interação com o livro colocando-se como autor e ilustrador. 9- Elaboração de roteiro coletivo com tópicos e perguntas para se lembrar da sequência da história. 10- Reescrita da história.

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” Carlos Drummond de Andrade

Thiago Henrique Miranda “O simples ato da leitura transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável.” Thiago Henrique Miranda

Luís Carlos de Menezes Revista Nova Escola abril de 2009. “A escola deve criar um círculo virtuoso, em que a leitura e a escrita melhorem e ajudem na aprendizagem de qualquer conteúdo.” Luís Carlos de Menezes Revista Nova Escola abril de 2009.

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre". Paulo Freire

CONVERSA COM O AUTOR

Professoras responsáveis: Ana Paula Coalheta Oliva Andrea Napolitano Elizângela da S. Acósta de Souza Neide de Fátima Germano Coordenação Pedagógica: Marta Griselda Rahd Colaboração especial: Neide de Brito Martins Paula Fernanda P. Charaf Bdine