SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Letramento: um tema em três gêneros
Psicologia e práticas educativas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
ESPORTE & EDUCAÇÃO.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Deficiência Mental : Jornada AVAPE o desfio do diagnóstico
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação Educacional
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
Orientação Técnico-Pedagógica
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA Princípios da Abordagem Geriátrica Prof. Edgar Nunes de Moraes.
PSICOPEDAGOGIA.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PSICOMOTRICIDADE.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Adaptação e Inadaptação Escolar
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Psicopatologia da Inteligência
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Educação Especial Aula 9
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Síndrome de Down Ensino Regular Deficiência Visual Déficit Intelectual Paralisia Cerebral IDOSO.
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docência do Ensino Superior
Educação e clientela escolar
PEI – Programa Educacional Individualizado
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Estudo do Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011)
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Emília Teresinha Borges Psicóloga/ Psicopedagoga.

Intenções do Seminário Compreensão acerca dos processos de aprendizagem. Favorecer a qualidade de ensino das pessoas com Dificuldades de aprendizagem e/ou com Deficiência Intelectual. Criar espaços que favoreçam a Inclusão Escolar.

Incluir Possibilitar Habilitar Reabilitar Estimular Acolher Capacitar Promover Mediar ...

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. Perspectiva na aprendizagem do Deficiente Intelectual na escola. Reabilitação Cognitiva Reabilitação Neuropsicológica Aspectos Cognitivos Social e afetivo Neurológico

“Perspectiva na aprendizagem do Deficiente Intelectual na escola”.

Quem é o Deficiente Intelectual? Caracterizada pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual, como no comportamento adaptativo. Que se expressam habilidades conceituais sociais e práticas. A deficiência Intelectual origina-se antes dos 18 anos. (AADID, 2010) Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento. – Fundada em 1876 – Washington.

Quais as perspectivas de aprendizagem na escola. O que devemos aprender para ensinar melhor estas pessoas? Precisamos nos informar sobre como desenvolve o deficiente intelectual.

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável... É necessário que adquira um sentimento. Um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”. Albert Einstein

Necessário que adquira um sentimento ... Só podemos ensinar aquele que pode aprender. Não posso me ver como ensinante daquele que não aprende. DESENVOLVER O SENTIMENTO DE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA PODE APRENDER.

Concepções As perspectivas de aprendizagem do Deficiente passa pela possibilidade do outro de vê-lo como alguém capaz. Capaz de aprender o quê? A ler? ... Escrever? .... Fazer cálculos?.... Aprender conforme suas possibilidades e necessidades individuais?

Iniciando por um adequado diagnóstico. ... Adquirir senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”. COMO? Iniciando por um adequado diagnóstico. Seremos moralmente corretos e justos se observarmos o deficiente nas suas diferentes dimensões.

Sistemas de classificação multidimensionais As medidas padronizadas de inteligência são insuficientes. Dimensões do modelo conceitual do funcionamento humano. Habilidades Intelectuais, comportamento adaptativo, saúde, participação contexto

Habilidades Intelectuais Cpto Inteligente. Fucionamento intelectual (Capacidade de compreender o ambiente e reagir a ele.)

Comportamento Adaptativo Conjunto de habilidades Conceituais Sociais Práticas (Para funcionar frente as demandas da vida ... Responder às situações).

Habilidades conceituais Linguagem Escrita Números Conceito de Dinheiro Tempo ....

Habilidades Sociais Responsabiliadae. Social Autoestima Observância de regras, normas. ....

Habilidades Práticas Autocuidado Habilidade ocupacional Uso de Transporte Uso de equipamentos ....

Saúde, Participação, Contexto.

CID -10 (Código Internacional de Doença) CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade – Incapacidade e Saúde. Classificação indicada pela Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual. Novo Instrumento para mensuração da saúde da população. Tira o foco a causalidade da doença, para avaliar seu impacto na qualidade de vida das pessoas.

CIF 2001 - Lançada e aprovada para uso internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Utiliza a funcionalidade para referir a todas as funções do corpo, à atividades do indivíduo à participação do sujeito no seu ambiente.

CID -10 : DIAGNÓSTICO DE DOENÇA CIF: DIAGNÓSTICO DE FUNCIONALIDADE

CIF Não classifica pessoas, mas descreve a situação da pessoa dentro de uma gama de domínio de saúde. Tem sido utilizada como ferramenta pedagógica na elaboração de programas educacionais para aumentar a conscientização e realizar ações sociais.

Visão Otimista Precisamos de diagnósticos que visualizem as reais possibilidades do sujeito AADID O sujeito deve ser avaliado considerando-se seu contexto comunitário típico de seus pares na mesma cultura.

a diversidade lingüística e cultural, diferenças nos fatores AADID a diversidade lingüística e cultural, diferenças nos fatores comunicativos, sensoriais, motores e comportamentais.

AADID Funcionalidade: como um conjunto de atividades da vida diária, englobando as funções e estruturas do corpo, atividade das pessoas e sua participação social.

Condições de funcionalidade São visualizadas com o uso da CIF. O que permite a visão multidimensional proposta pela AADID.

Perspectiva de sucesso na aprendizagem do Deficiente Intelectual Passa pela adequada escolha de estratégias e de programas que atendam as necessidades individuais do sujeito.

O quê aprender na escola? Os conteúdos escolares devem ser organizados de maneira a formar na criança aquilo que ainda não está formado, elevando- a níveis superiores de desenvolvimento. ( VYGOTSKY )

Por que é difícil organizar conteúdos....? O ser humano necessita do porto seguro das opiniões prontas e construídas como verdadeiras. As diferenças ameaçam a ordem interior, promove o caos. A inteligência do Deficiente Intelectual obedece a padrões cognitivos desconhecidos.

“Perspectiva na aprendizagem do Deficiente Intelectual na escola”.

“Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias, para determinar com exatidão seu lugar ...” Albert Einstein

Perspectiva.... É de sucesso se puder ser visto nas suas necessidades individuais. E puder ser respeitado na sua modalidade de aprender.