COLEÇÃO VIVER, APRENDER 12 E 13 DE MARÇO MINAS GERAIS
PAUTA Com objetivo de conhecer a coleção Viver, aprender , os principais conceitos que a fundamentam e as possibilidades de trabalho com o material: 12-03-2009 – manhã: apresentação, breve histórico, alfabetização e letramento. - tarde: conhecendo o material. 13-03-2009 – manhã: desenvolvimento de seqüência didática – Ciências Naturais e Matemática. - tarde: projeto de Ciências Naturais e Matemática-interdisciplinaridade; avaliação do encontro.
AÇÃO EDUCATIVA Organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994, em São Paulo; Desenvolve projetos educacionais que promovem a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil; Realiza atividades de assessoria, pesquisa e formação, além de divulgar materiais e subsídios a educadores, jovens e agentes sociais http:/www.acaoeducativa.org
AÇÃO EDUCATIVA Três áreas de atuação: Educação Juventude Espaço de cultura e ação social
AÇÃO EDUCATIVA Área de Educação: Atuação junto a escolas e programas na área de Educação; Intervenção nas políticas públicas amplas; Larga tradição de trabalho na área de Educação de Jovens e Adultos; Atuação na assessoria a programas educativos, participação e apoio a redes e fóruns, salas de aula experimentais, formação de educadores e elaboração de subsídios e materiais pedagógicos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER MATERIAIS DIDÁTICOS Coleção 2.º segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Coleção elaborada pela Ação Educativa a pedido do Ministério da Educação a partir de 1997, sob a coordenação de Cláudia Lemos Vóvio; Sistematiza e incorpora avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento das dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar; Projeto de acordo com a proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Reformas educativas – Ministério da Educação Distribuição de subsídios pedagógicos a estados e municípios; Financiamento de projetos de formação de educadores; Impressão de materiais; Coleção elaborada pela ONG Ação Educativa, impressa e distribuída pelo MEC
A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos.
Livros disciplinares Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea; Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos.
Arquitetura dos livros Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante Roteiro de atividades Livro de professores Propõe ao professor a criação e o desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho;
Seis livros temáticos
Viver, Aprender
Viver, Aprender
Unificado – 5ª e 6ª série (temático)
Unificado – 7ª e 8ª série (temático)
Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna
Viver, Aprender
Viver, Aprender
Viver, Aprender
Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)
Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)
Arquitetura dos livros Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; Aprender a investigar a realidade; Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; Ter acesso a bens culturais.
Seis Focos de Atenção...
Foco 1 A continuidade do processo educativo Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 25 25
Foco 2 Diversidade cultural Implica conhecer os educandos e: Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 26 26
Foco 3 Educação não se faz por transferência Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; Situações reais e significativas, relacionadas à vida; Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 27 27
Foco 4 Ambiente alfabetizador Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; O intercâmbio de experiências e saberes; 28 28
Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente Requer: Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 29 29
Foco 6 Ação dos(as) professores(as) Rever a Ação Pedagógica; Conhecer e reconhecer os educandos como sujeitos de aprendizagem; Rever e atualizar seus papéis e atribuições; Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as). 30 30
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Fundamentos da proposta pedagógica da coleção: Diferenças no modo de operação cognitiva de sujeitos pouco ou não escolarizados; Atividades que contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de jovens e adultos: Trabalho; Participação política em movimentos sociais e sindicais.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Os percursos de aprendizagem delineados nas propostas pedagógicas da coleção visam a promover ações que favoreçam a tomada de consciência, por parte dos educandos, de seus processos cognitivos, a partir da identificação de seus conhecimentos prévios, fomentando a análise e reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Foram traçadas estratégias para a elaboração desta coleção com o sentido de produzir um material flexível, para permitir a utilização criativa pelos educadores; Optou-se pela elaboração de projetos didáticos que articulem diversas áreas curriculares para a resolução de problemas;
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Três estratégias delineiam a distribuição dos diversos tipos de texto na coleção: Organizar as atividades de leitura e escrita em torno de variados tipos de texto, articulando-os às temáticas de cada módulo; Atividades de leitura que favorecem o papel de mediador do educador; Seleção de textos significativos para os educandos que, ao mesmo tempo, abordem informações substanciais para o tratamento dos eixos temáticos e problematizações propostos nos módulos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER Objetivo: Formação de um leitor autônomo e crítico, através de aprendizagens que proporcionem a compreensão dos textos, o diálogo entre a escrita e o leitor, a recriação de sentidos, o estabelecimento de relações e a mobilização de conhecimentos do leitor para dar coerência àquilo que leu.