Atividades Primárias e de Apoio Logístico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Advertisements

Logística Empresarial
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
Logística Reversa
Logistica Empresarial Unidade 1 Subgrupo 08E: Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Gestão Estratégica de Custos
Administração Financeira I CAD 9111
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Administração Financeira e Orçamentária
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Embalagem.
Distribuição Física.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
RECAPITULANDO O CONCEITO
Localização das Operações
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Classificação de Materiais.
Aula 08: Ambiente do Suprimento
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Logística e Gerenciamento da
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
A Importância estratégica dos estoques
Introdução à Logística: Conceito e evolução
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Transportes: Princípios e Funcionalidades
GESTÃO DE CUSTOS.
Armazenagem e Manuseio de Materiais
Introdução à Administração de Materiais
Gestão da Logística de Distribuição
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Administração de Compras
Gestão da Logística de Distribuição
O que é Estoque. O que é Gestão de Estoques
CADEIA DE VALOR.
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 01.
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Unidade 3 –Serviço ao Cliente
Logística Yuri Simão 2014.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Fundamentos da Administração de Estoques – Parte 2
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
CUSTOS LOGÍSTICOS.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Transcrição da apresentação:

Atividades Primárias e de Apoio Logístico UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Atividades Primárias e de Apoio Logístico Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

1 FUNÇÕES PRIMÁRIAS E DE APOIO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Atividades primárias e secundárias As atividades logísticas são dividas em duas grandes áreas: Primárias – são aquelas que possuem importância fundamental para obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço requeridos pelo mercado. Secundárias ou de apoio – São as que dão suporte às atividades primárias.

Atividade primária 1 – Transporte É uma das atividades logísticas mais importantes. Representa de 1 a 2 terços dos custos logísticos de uma organização. Nenhuma organização moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados para serem entregues ao consumidor final.

Atividade primária 1 – Transporte Para transportar seus materiais e suprimentos, as organizações precisam escolher adequadamente a melhor estratégia de distribuição. Qual o melhor transporte para sua empresa? É importante destacar que esta atividade possui um custo importante que precisa ser administrado.

Atividade primária 2 – Manutenção de Estoques São as atividades necessárias para que a empresa possa assegurar a disponibilidade de seus produtos. Os estoques atuam como um amortecedor entre a demanda e a oferta. Enquanto o transporte adiciona valor de lugar a determinado produto, o estoque adiciona valor de tempo. A grande preocupação da adm. de estoques é manter os estoques baixos sem prejudicar o atendimento aos clientes!

Vídeos - Estoques

Atividade primária 3 – Processamento de pedidos É uma atividade logística primária pelo fato de ser o ponto de partida que dá início ao processo de movimentação de materiais. Como as demais atividades primárias, o processamento de pedidos possui custos importantes para a organização. Quanto maior for o número de pedidos de uma organização em dado período, maiores serão os custos de processamento.

Atividades secundárias Armazenagem Manuseio de materiais Embalagem Suprimentos Planejamento Sistema de informação

Atividades secundárias a) Armazenagem – é a atividade que envolve o gerenciamento dos espaços físicos necessários para manter os materiais estocados, seja dentro da fábrica ou em locais próximos aos clientes (CD’s). A atividade de armazenagem envolve ações como a escolha do layout do armazém, localização, equipamentos de manutenção e recuperação de estoques, recursos humanos e financeiros, etc.

Atividades secundárias b) Manuseio – é a atividade de movimentação de materiais no local de estocagem. Pode ser a transferência de materiais de estoque para a linha de produção ou desta para o estoque de produtos acabados, à espera do despacho. Requer o conhecimento de técnicas de manuseio de cada tipo de material.

Atividades secundárias c) Embalagem – Exerce um papel relevante dentro da logística. O projeto da embalagem serve como importante auxílio em todas as demais atividades e ajuda a: Movimentar produtos mais rápida e eficiente; Protege o produto contra danos e evita desperdício; Facilita o empacotamento e a remessa dos lotes.

Atividades secundárias d) Suprimentos – é a atividade que objetiva deixar o produto disponível para uso no momento exato para ser usado. Exemplo: a compra de matéria-prima numa fábrica. Envolve as seguintes atividades: Avaliação e seleção de fornecedores; Definição da quantidade a ser adquirida; A programação das compras; E a forma como o produto é adquirido.

Atividades secundárias e) Planejamento – Envolve a tomada de decisão a respeito de quantidades que devem ser produzidas e entregues e outras decisões apoiadas em informações. f) Sistemas de informação – é o gerenciamento de todas as informações necessárias a tomada de decisões logísticas como: Volume de estoque; Volume de compras; Taxa de desperdício; Tempo de entrega e de ressuprimento; Satisfação de clientes.