EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: JÂNIO CÉSAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Advertisements

ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Disciplina: Cineantropometria
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Parâmetros do paciente e cálculos de dosagem Profa. Dra. Patricia Moriel.
Antropometria Layanne Lobo.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.  CINEANTROPOMETRIA: o É a ciência que tem como tema central a medida do homem em sua perspectiva morfológica para o estudo dos.
INTRODUÇÃO Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento contribuem para o aumento do IMC. Maiores níveis de IMC observados em idosos estão associados.
Preparação do Orçamento para Fundo de Emprego JOBA VIP Hotel August 11,
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
TB 100%.
Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan
Bypass Gástrico em Y de Roux na Obesidade Grave:
IMC = Peso (Kg)/ (Altura(m))².
NOME COMPLETO DO ALUNO ENVOLVIDO E ORIENTADOR ( do aluno).
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIO GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
Trabalho de conclusão de curso
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Consumo energético e gasto calórico
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
INCIDÊNCIA DE RISCO CARDIOVASCULAR EM IDOSOS PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
Área dos Conhecimentos
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM RISCOS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
1 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Comportamento Glicêmico no Exercício Intermitente
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Avaliação nutricional do idoso
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
EXAME FÍSICO GERAL Prof. Eliana Amorim.
Débora Elisa Soffiatti, Christiano Francisco dos Santos
Yazigi Solis, M. ¹; Agapito, F. F. ¹; Diwan, D. ¹; Gouveia, A. G. C
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Caso Clínico – Lactente
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Professor : Neilton Satel
PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E DA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA PMESP Autor: Rafael Godoi da Cruz Graduando em Educação.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Educação Física Prof: Jânio César
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
NR 18.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: João Oliva Mário Machado Condições Ambientais em Salas de Aula: Conforto Térmico.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: JÂNIO CÉSAR AVALIAÇÃO FÍSICA

CONCEITO O que é Avaliação Física? É um processo que utiliza medidas para obter resultados do perfil físico do individuo para elaborar um programa de exercícios físico adequados às suas condições e limitações.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA É importante ter em mente que cada pessoa tem estatura, peso , composição corporal, condição fisica e articular diferentes. Além disso, as pessoas procuram a atividade física com expectativa, preferência e objetivos diversos. Tudo isso deve ser levado em conta na montagem de um programa de atividades físicas para que haja resultado satisfatório. Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos à saúde.

PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO FÍSICA Massa corporal;    Estatura;    Anamnese;    Teste de flexibilidade;     Medidas antropométricas;     Medidas da pressão arterial e frequência cardíaca;     Avaliação postural;     Mensuração do VO2 máx;     Índice de massa corporal;     Dobras cutâneas;    Percentual de gordura.

ANAMNESE Podemos dizer que o processo de avaliação física inicia pela anamnese, pois é nesse momento que o avaliador começa a “saber mais” a respeito do avaliado e, por isso, é necessário que aproveite-o para obter o máximo de informações possível para a realização dos testes e para a própria prescrição dos exercícios físicos.

TESTE DE FLEXIBILIDADE A flexibilidade desempenha um papel importante em numerosas modalidades desportivas, além de exercê-lo também na vida diária, pois está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia à manutenção da autonomia. Um único teste não é capaz de avaliar generalizadamente a flexibilidade corporal total; desta forma, existem vários testes para medir ou fornecer indicativos dos níveis de flexibilidade em uma articulação ou em um grupo de articulações, como o eletrogoniômetro, o flexímetro, o flexiteste, o teste de "sentar e alcançar", entre outros.   Nos programas de exercícios físicos para promoção da saúde os testes mais utilizados para avaliação desta variável da aptidão física são o teste de sentar e alcançar e a fleximetria.   O teste de "sentar e alcançar" proposto por Wells e modificado por Camaione; fornece um indicativo da flexibilidade da articulação coxo-femoral, mas não pode ser considerado como um teste que mede a flexibilidade, já que a medida da amplitude articular se dá em graus e, neste teste, obtemos apenas o valor em centímetros do deslocamento do tronco. Mesmo assim, este ainda é um dos teste mais utilizados nas baterias de avaliação da aptidão física.  

Para a realização do teste necessitaremos de uma caixa de madeira medindo 30,5 cm x 30,5 cm x 30,5 cm, sendo que na parte superior, onde se localiza a escala, haverá um prolongamento de 26,0 cm e o 23º cm da escala coincidirá com o ponto onde o avaliado toca a planta dos pés; o avaliado sentará com os joelhos estendidos, tocando os pés descalços na caixa sob a escala, em seguida posicionará as mãos uma sobre a outra na escala, com os cotovelos estendidos, e executará uma flexão do tronco à frente, registrando-se o ponto máximo, em centímetros, atingido pelas mãos.

AVALIAÇÃO POSTURAL O objetivo aqui será tentar identificar aqueles desvios mais evidentes a fim de evitar a prescrição de exercícios que possam vir a agravá-los, além de encaminhaR o aluno a um especialistas quando percebermos que estes desvios parecerem importantes. Com a utilização do Simetrógrafo poderemos identificar os desvios posturais mais evidentes, por meio da observação de pontos anatômicos específicos que permitirão identificar possíveis assimetrias decorrentes desta alteração postural.

DOBRAS CUTÂNEAS A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente. Várias dobras cutâneas podem ser avaliadas isoladamente ou em conjunto. Entre estas, podemos citar as dobras cutâneas tricipital, bicipital e da panturrilha, indicadoras de gordura periférica, e as dobras subescapular e suprailíaca, indicadoras de gordura central. A dobra cutânea mais utilizada em crianças é a tricipital. Devido à existência de uma relação entre gordura subcutânea e gordura corporal total, a soma de várias dobras cutâneas pode ser utilizada para estimar a gordura corporal total.

IMC IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.

CINTURA QUADRIL Estudos científicos relacionam futuras doenças e risco à saúde com a quantidade de gordura depositada em determinadas partes do corpo, como na região abdominal (barriga). Esse teste é uma das formas de quantificar o risco à saúde de homens e mulheres de acordo com os depósitos de gorduras.

CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA Por intermédio de uma fita métrica aferir a circunferência do abdômen na altura do umbigo, coletar a medida em centímetros (cuidado para que a fita fique bem posicionada, sem dobras e alinhada horizontalmente), a fita não deve ser apertada e sim somente colocada na barriga.

CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA Por intermédio de uma fita métrica aferir a circunferência do quadril na altura da maior circunferência das nádegas, coletar a medida em centímetros (cuidado para que a fita fique bem posicionada, sem dobras e alinhada horizontalmente), a fita não deve ser apertada e sim somente colocada no quadril.

PROTOCOLO (ICQ)

BOM DIA