O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Advertisements

PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Quem vende saúde merece respeito. Os números do mercado farmacêutico.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
PROCESSO FUNDAMENTAL PARA TODOS OS SETORES! Regina Panazzo Processos Gerencias.
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria Com 35 anos de experiência no Gerenciamento de Grandes Projetos Industriais.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
Os Impactos do Simples Nacional
O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Pesquisa Mensal de Comércio - PMC
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
Administração de serviços 7º período
Não deixe SEU CLIENTE SEM SEGURO
ECONOMIA INTERNACIONAL
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Princípios da Administração Teoria Geral da Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
Trabalho de Administração de Empresas
No mercado há mais de 9 anos, oferece soluções em instalação e manutenção de ar condicionado e climatizadores de ambientes. Trabalhamos em parceria com.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
ECONOMIA INTERNACIONAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Introdução à Administração
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
Teoria Geral de Sistemas
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
AS ORGANIZAÇÕES Jacqueline Rios.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
Administração de Novos Negócios
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
OFICINA DE BRINQUEDOS.
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Introdução à Administração de Materiais
ECONOMIA.
Prof. Alberto Martins Júnior
Planejamento Estratégico para Exportação
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
Operação Convencional
Logística e Gerenciamento da
Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional
Segundo trabalho acadêmico de CTS
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
COALIZÃO INDÚSTRIA Audiência do Excelentíssimo Senhor
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Junho de 2018 Abril de 2019.
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Contabilidade de Custos
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos, têm propriedades que lhe são peculiares, mas compartilham outras propriedades com todos os sistemas abertos.

O que são as empresas Estas propriedades incluem a importação de energia do ambiente, a transformação da energia importada em alguma forma de produto que é característica dos sistema, a exportação desse produto para o ambiente e a renovação de energia para o sistema, de fontes que existem no ambiente.

OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977) INPUT OUTPUT PROCESSO Figura 1: Representação dos sistemas Os problemas organizacionais são os INPUTS colocados num mecanismo ou processo de solução de problemas (figura 2), que produz soluções organizacionais como OUTPUTS. (Young, 1997)

PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977) PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PROCESSO SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS Figura 2: Processo de solução de problemas As empresas são organizações destinadas a produzir bens, serviços ou ambos. Fazem isto num processo de transformação (figura 3), pela utilização dos recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir OUTPUTS: bens e serviços. (Slack et al., 1997)

Recursos transformados Inputs Materiais Informações Consumidores Ambiente INPUT OUTPUT PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO BENS E SERVIÇOS Instalações Pessoal Ambiente Recursos de transformação Figura 3: Modelo de transformação dos recursos organizacionais

Para realizar esse processo de transformação, as empresas são constituídas de várias funções que, integradas entre si e em constante interação com o ambiente onde estão inseridas, buscam atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. (Figura 4)

Fatores tecnológicos Fatores científicos Fatores econômicos Fatores políticos Fornecedores ORGANIZAÇÃO Consumidores Concorrentes Regulamentadores Fatores sociais Fatores demográficos Fatores ecológicos Fatores culturais Figura 4: Administração: princípios e tendências, Lacombe e Heilborn, 2003

RECURSOS RESULTADOS O QUE SÃO EMPRESAS ? Informação e conhecimento Lucro SISTEMA DE OPERAÇÕES Satisfação do consumidor Pessoas Acionistas e stakeholders Recursos Materiais

INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES Lucro, sobrevivência, prosperidade Empreendedor Empregados Empregos, remuneração Capacidade de pagamento e novos negócios Fornecedores Disponibilidade, qualidade, preço Clientes

INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES Investidores Retorno do investimento Qualidade de vida, padrão de vida Comunidade Governo Impostos

TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: produzem bens de consumo ou bens de produção por meio da transformação de matérias-primas em mercadorias ou produtos acabados. As que produzem bens de consumo, oferecem seus produtos aos consumidores finais ...

TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: ... As que produzem bens de produção geralmente são fornecedoras de outras empresas industriais ou comerciais.

Exemplos de bens produzidos por empresas industriais BENS DE CONSUMO BENS DE PRODUÇÃO automóveis, motos, produtos farmacêuticos e veterinários; material elétrico e de comunicação; papel e papelão, produtos alimentares, couros, peles e similares; matérias-primas químicas e plásticas; mobiliário, fumo, perfumaria, bebidas. máquinas e equipamentos de produção.

TIPOS DE EMPRESAS Empresas comerciais: vendem mercadorias ou produtos acabados diretamente ao consumidor (varejo) ou àquelas que compram do produtor para vender ao varejista (atacado).

Exemplos de bens produzidos por empresas comerciais COMÉRCIO VAREJISTA COMÉRCIO ATACADISTA supermercados, lojas de roupas; produtos alimentícios; restaurantes; ferragens; móveis e artigos de decoração; roupas e vestuário. lojas de veículos e acessórios; joalherias e relojoarias.

TIPOS DE EMPRESAS Empresas de prestação de serviços: oferecem serviços especializados, como transporte, saúde, comunicação. Produzem atividades profissionalizadas.

Exemplos de empresas prestadoras de serviços soluções em redes de computadores alojamento e alimentação bancos e financeiras escolas e universidades médicos, dentistas, psicólogos, advogados transportes agências de propaganda e publicidade administração de imóveis e valores imobiliários hospitais e clínicas médicas consultores professores mecânicos, eletricistas e encanadores