EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Danice Betânia de Almeida Greisse Moser Badalotti Simone Erbs da Costa

OBJETIVO GERAL Comparar as práticas educacionais na modalidade EAD com os fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. Metodologia adotada: Pesquisa Bibliográfica exploratória.

ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A modalidade da educação a distância implica na organização e estruturação de um sistema específico composto de elementos importantes para o seu funcionamento. O sistema EAD não pode ser compreendido como um conjunto de partes funcionando isoladamente, mas sim, como uma estrutura complexa onde suas interações originam propriedades, que não são explicáveis pela simples soma das partes (MOORE; KEARSLEY, 2007).

Quando pensamos no contexto do ensino a distância a comunicação poderá propiciar oportunidades para o desenvolvimento de projetos compartilhados, para o reconhecimento e respeito em relação às diferenças culturais e a (re)elaboração do próprio conhecimento. Em um sistema EAD a interação é fundamental no processo de comunicação e deve ser facilitado pelo uso dos meios tecnológicos permitem combinar a flexibilidade da interação humana com a independência no tempo e no espaço (MORIN, 2005).

RELAÇÃO DE UM SISTEMA EAD COM A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

Os sistemas EAD, são sistemas abertos e apresentam, necessariamente, fronteira permeável ao ambiente, ou seja, existe um movimento de entrada e saída de elementos através destas fronteiras. Recebem do ambiente externo novos elementos de entrada e devolve ao ambiente produtos do sistema de saída. Também, sabemos que em um sistema EAD a estabilidade não é interminável ou infinita, pois a qualquer momento há uma combinação de estados e fluxos que podem levar um sistema além do seu limite, ou seja, a exaustão.

PENSAMENTO SISTÊMICO NA EDUCAÇÃO é um fenômeno dentro de um contexto, que estabelece a totalidade das interações envolvidas; Pautado na organização e não na ordenação; Pensamento voltado para o todo, onde nenhuma ação é empreendida sem considerar seu impacto em outras áreas da organização e da sociedade; Tecnologias da informação e comunicação são a ferramenta fundamental no contexto da modalidade EAD.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Sinalizamos no presente estudos as tecnologias de informação e comunicação como subsistema de um sistema maior, como possibilidade para o diálogo principalmente, quando tratamos da educação na modalidade à distância. Identificamos a Educação à Distância (EAD), como uma estrutura organizada. Atendemos o sistema EAD como uma unidade que resulta da diversidade produzida a partir da existência da unidade ou das partes múltiplas em interação, então os sistemas funcionam como um todo coeso e mudanças em uma das partes provocam mudanças no todo