= A Revelação sobrenatural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

Deus é infinito e tem tudo
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Palavra de Deus em palavras humanas
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
O pecado original Gn 3, 4: «Então a serpente disse
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Leitura cristã da Criação
O amor de Deus é a razão primeira e última da Criação.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Moral especial - Terceiro Mandamento
A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
Cooperação na santificação
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
A VOCAÇÃO.
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Expressões religiosas
Por Moisés Sampaio de Paula
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
Teologia Fundamental Revelação primitiva
Fim último Deus criou o homem para a felicidade,
IT 1 de 50 FÉ E TEOLOGIA, 1 A religião cristã apoia-se em factos realizados por Deus na história: 1) o facto da Criação; 2) o da auto-Revelação de Deus.
"CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS."
Teologia Fundamental Cristo não nos fala desde a antiguidade
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Santíssima Trindade.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
Teologia Fundamental dos homens, fala-lhes e convida-os a
Juiz ou Salvador?.
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
Jesus Cristo a encarnação da graça
Consagração da Vida Ministerial
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Compreender a relação entre a Lei e a Graça Reconhecer a necessidade do Salvador Jesus Cristo.
O perigo de perder a si próprio
Catequese 2.
O Coração de um Líder.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
SÓ A FÉ AGRADANDO A DEUS.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
Elevação e queda CIC 375: O primeiro homem foi
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Aula 9 As Missões Divinas
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
1.Elevação e queda (16 slides) 2.A Justificação (15 slides) 3.Graça e Natureza (23 slides) 4.A graça e as obras (16 slides) 5.A santidade cristã (15 slides)
1.Elevação e queda (16 slides) 2.A Justificação (15 slides) 3.Graça e Natureza (23 slides) 4.A graça e as obras (16 slides) 5.A santidade cristã (15 slides)
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Transcrição da apresentação:

Aula 3 Caminho de Deus para o homem Teologia Fundamental Aula 3 Caminho de Deus para o homem

= A Revelação sobrenatural Teologia Fundamental Pela revelação natural podemos saber que Deus existe e que o mundo e o homem estão ordenados para Deus. Mas não chegamos a tal conhecimento senão com esforço e dificuldade e talvez depois de muitos erros, porque a nossa inteligência está obscurecida e a nossa vontade está debilitada pelo pecado. Além disso existe outra ordem de realidades, que o ser humano não pode de nenhum modo atingir pelas suas próprias forças, e que nos seria impossível conhecer se não nos tivessem sido comunicadas. De facto, Deus dirigiu-se a nós dum modo que transcende a sua manifestação na criação: Comunicou-nos quem é, e deu-nos uma nova luz para nos compreendermos a nós próprios e compreender o mundo. = A Revelação sobrenatural

Teologia Fundamental Na revelação sobrenatural Deus vem ao nosso encontro, entrega-se-nos, concede-nos a sua amizade e convida-nos a ser seus amigos. Conteúdo principal da Revelação = A Santíssima Trindade. É o mistério de Deus em si mesmo, da sua vida íntima; é a fonte de todos os outros mistérios da fé, e a luz que nos ilumina. Trata-se dum mistério em sentido estrito, um dos “mistérios escondidos em Deus, que não podem ser conhecidos, se não são revelados do alto” (CIC, 237). Deus é Amor e chama-nos ao Amor.

Teologia Fundamental Na Revelação sobrenatural, Deus dirige-se imediatamente a algumas pessoas, às quais esclarece e explica uma nova realidade. Os conhecimentos e experiências adquiridos por Revelação não surgem do interior do homem religioso, da sua intuição ou da sua genialidade, mas são devidos à actuação imediata e gratuita de Deus. Quem transmite estes conhecimentos sobrenaturais aos outros, actua como instrumento de Deus, que é quem fala e actua por meio dessa pessoa.

Teologia Fundamental Deus revela-se-nos mediante factos e palavras que não podem ser separados uns dos outros: estão intimamente ligados entre si e esclarecem-se mutuamente. Quando Deus se revela mediante factos, faz história, mas história sagrada. Há uma estreita relação entre história sagrada e história humana: a sagrada realiza-se dentro da humana, e por isso pode ser datada conforme os acontecimentos da história civil. Além disso, Ele ajuda os humanos a encontrar Deus (tentando libertá-los do orgulho, do egoísmo e da ambição de poder…), e assim exerce um influxo positivo sobre as nações, e contribui para que se estabeleça uma ordem mais justa e mais grata a Deus. Por isso, a história sagrada tem uma grande importância para o desenvolvimento da humanidade.

Teologia Fundamental A acção histórica de Deus não é cega, é uma acção cheia de sentido. Na história sagrada revela-se de algum modo a intimidade divina. Por exemplo, Deus revela a sua misericórdia não só assegurando que é misericor- dioso, mas sobretudo e primariamente, actuando com misericórdia.

Teologia Fundamental O segundo aspecto da Revelação histórica é a palavra pronunciada por Deus a determina- dos homens que Ele elege. Ilumina a pessoa sobre uma verdade universalmente válida, quer seja acessível pelas forças humanas naturais, quer transcenda absolutamente as possibilidades criadas. Não é necessário que seja uma revelação exaustiva: é a comunicação do que neste momento convém saber aos humanos: o que é comunicado pode vir a ser iluminado mais tarde. Há uma “pedagogia divina”: Deus comunica-se gradualmente ao ser humano, prepara-o por etapas. A revelação sobrenatural culminará na Pessoa e na missão de Jesus Cristo.

Teologia Fundamental Ao dirigir-se Deus ao homem, não se limita a transmitir alguma coisa com palavras e obras, mas entrega-se a si mesmo a nós. Na Revelação, Deus abre o mistério da sua intimidade e dá-se a conhecer. Fala aos homens como a amigos aos quais se entrega sem reservas. Assim descobre-lhes, ao mesmo tempo, o sentido completo da sua existência, que consiste em viver para sempre em amizade com Ele.

Teologia Fundamental O motivo e a meta da Revelação é o amor. Por isso não pode reduzir-se a mera informação ou instrução intelectual. Ao intervir na história, Deus procura conceder às criaturas a participação na sua própria vida divina. Deus torna os humanos capazes de Lhe responder, de O conhecer e amar para além do que eles poderiam conseguir pelas suas forças naturais. Deus quer comunicar aos humanos a sua própria vida divina, quer torná-los filhos seus. Deus revela-se porque quer salvar-nos.

Teologia Fundamental A salvação é a finalidade da Revelação divina, mas não se identifica com ela: “Deus quer que todos os homens se salvem” (1 Tim 2, 4), mas o Evangelho não chegou a todos os homens. Lumen gentium, 16: “Aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, buscam Deus com sinceridade, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a sua vontade com obras, conhecida mediante o juízo da consciência, podem conseguir a salvação eterna”.

Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com