O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.

Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
Docência do Ensino Superior
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Editora Abril.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Educação ambiental como política pública
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Cidadania e Desenvolvimento Organização, Aprendizagens e Avaliação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Diploma do Currículo dos Ensinos Básico e Secundário
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Lucília Salgado.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
O que é Educação Ambiental?
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Tópicos sobre gestão educacional
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência.

O Perfil dos Alunos É um documento de referência para a organização de todo o sistema de ensino, contribuindo para a convergência e articulação das decisões relativas ao currículo escolar. Aponta para uma educação escolar em que os alunos desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Respeita o carácter inclusivo e multifacetado da escola, assegurando que independentemente dos percursos escolares realizados, todos os saberes são orientados por princípios , por valores e por uma visão de aluno, resultantes de um consenso social. ME (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

isão V

Visão Que respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática. Que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania, pela solidariedade para com os outros, rejeitando toda as formas de discriminação e de exclusão social. Com múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade. Livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia. Capaz de lidar com a mudança e a incerteza. Capaz de reconhecer a importância dos diferentes saberes para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo. Com competência de trabalho colaborativo e de comunicação e capaz de continuar a aprendizagem ao longo da vida, enquanto fator decisivo para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua intervenção social.

rincípios P

Princípios Base Humanista (que justificam e dão sentido ao perfil dos alunos) Base Humanista A escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na dignidade humana Saber A escola deve desenvolver nos alunos um conhecimento sólido e robusto Aprendizagem A escola deve desenvolver a capacidade de aprender, nomeadamente ao longo da vida Inclusão A escola é de todos e para todos Coerência e flexibilidade O currículo deve ser gerido de forma flexível e resultar do trabalho conjunto dos professores e educadores

Princípios (continuação) (que justificam e dão sentido ao perfil dos alunos) Adaptabilidade e ousadia A escola deve preparar os alunos para serem capazes de se adaptar a novos contextos Sustentabilidade A escola deve contribuir para o desenvolver a consciência de sustentabilidade, que requer relações sinergéticas entre os sistemas social, económico e tecnológico com o sistema Terra, de cujo equilíbrio depende a continuidade da civilização humana Estabilidade Educar para um perfil dos alunos requer tempo e persistência

alores V

Valores Responsabilidade e integridade Saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum. Excelência e exigência Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante face às dificuldades, tendo consciência de si e dos outros. Curiosidade, reflexão e inovação Querer aprender mais, ser crítico e criativo, procurar novas soluções e aplicações. Cidadania e participação Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor. Liberdade Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na livre escolha e no bem comum.

Ompetências C Áreas de

Áreas de competências Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e pensamento criativo Relacionamento interpessoal Desenvolvimento pessoal e autonomia Bem-estar, saúde e ambiente Sensibilidade estética e artística Saber científico, técnico e tecnológico Consciência e domínio do corpo

Síntese