O contexto em que as empresas operam

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MBA – ECONOMIA EMPRESARIAL
Advertisements

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Sistema de Informação Gerencial
Competência – Comunicação Escrita
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
Administração Estratégica

  ORGANIZAÇÕES.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Teoria da Contingência
Emergências e Desastres
Abordagem Contingencial
Abordagem Contingencial
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Prof(a): Patrícia Braz
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Teoria de Sistemas.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Abordagem Contingencial da Administração
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O RH X Clima Organizacional
Estratégia no nível de negócios
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Informação......é o conteúdo do que é trocado com o mundo externo na medida em que nos ajustamos a ele e o fazemos sentir nosso ajuste.... permite nos.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
REENGENHARIA.
Abordagem Comportamental da Administração
Teoria Geral da Administração I
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Contexto Organizacional
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Conteúdo Programático
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Perspectiva estratégica da qualidade
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
A inovação como um processo de gestão
GESTÃO EMPRESARIAL.
Comportamento Organizacional
Abordagem Contingencial da Administração
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Aprendizagem da matemática
Somos todos seres sociais
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
O Ambiente das Organizações Professor Fernando Monteiro.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O contexto em que as empresas operam O AMBIENTE DAS EMPRESAS

O AMBIENTE DAS EMPRESAS OBJETIVOS ANALISAR O MEIO AMBIENTE ONDE AS EMPRESAS VIVEM, E COMO ELAS O PERCEBEM E O INTERPRETAM. PROPORCIONAR UMA VISÃO DO AMBIENTE GERAL E DO AMBIENTE DE TAREFA DAS EMPRESAS, BEM COMO DE SUA DINÂMICA E SEU COMPORTAMENTO. VERIFICAR COMO AS EMPRESAS FAZEM A ANÁLISE AMBIENTAL. DISCUTIR O “IMPERATIVO AMBIENTAL”

INTRODUÇÃO PARA CONHECER UMA EMPRESA ... É PRECISO ENTENDER O CONTEXTO NO QUAL ELA OPERA. O AMBIENTE É TODO UNIVERSO QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE A EMPRESA. É TUDO FORA DELA É A PRÓPRIA SOCIEDADE→OUTRAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, CONCORRENTES, AGÊNCIAS REGULADORAS ETC.

AS EMPRESAS... NÃO VIVEM NO VÁCUO NÃO ESTÃO ISOLADAS NÃO SÃO TOTALMENTE AUTO-SUFICIENTES FUNCIONAM DENTRO DE UM CONTEXTO DO QUAL DEPENDEM PARA SOBREVIVER E CRESCER

DO AMBIENTE AS EMPRESAS ÓBTEM RECURSOS E INFORMAÇÕES PARA SUBSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO COLOCAM OS RESULTADOS DE SUAS OPERAÇÕES O AMBIENTE MUDA ... MUDAM AS OPERAÇÕES DAS EMPRESAS POR QUÊ?

AS EMPRESAS... CONSTITUEM ORGANIZAÇÕES INVENTADAS PELO HOMEM PARA SE ADAPTAREM CONSTANTEMENTE ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇAR OBJETIVOS. A EMPRESA É EFICAZ, SOBREVIVE E CRESCE QDO CONSEGUE SE ADAPTAR AS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇA SEUS OBJETIVOS, O RESULTADO DOS PRODUTOS/SERVIÇOS DEVE SER MAIOR DO QUE O VOL GASTO NA OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS E COMPETÊNCIAS

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS LUCRATIVAS – GERAM RIQUEZA LONGEVIDADE- DURAM MUITO TEMPO SAUDÁVEIS- NÃO TEM CONFLITOS DURADOUROS INOVADORAS- IMAGINAÇÃO X CRIATIVIDADE FLEXÍVEIS-CAPACIDADE DE AJUSTAMENTO ADMIRADAS- INSPIRAM OUTRAS IDENTIDADE PRÓPRIA- CULTURA ESPECIAL SÃO OS MELHORES LUGARES PARA TRABALHAR PRODUZEM RETORNOS PARA OS STAKEHOLDERS

MAPEAMENTO AMBIENTAL O AMBIENTE: VASTO E COMPLEXO AS EMPRESAS: NÃO PODEM ABSORVER, INTERPRETAR E CONHECER O AMBIENTE NA TOTALIDADE E COMPLEXIDADE PRECISAM REDUZIR A INCERTEZA A SEU RESPEITO PRECISA MAPEAR SEU ESPAÇO COM FREQUÊNCIA

TRÊS DIFICULDADES PARA O MAPEAMENTO AMBIENTAL 1. SELEÇÃO 2. PERCEPÇÃO 3. LIMITES

SELEÇÃO AMBIENTAL AS EMPRESAS NÃO PODEM VISUALIZAR, ENTENDER, PREVER OU CONTROLAR TODAS AS CONDIÇÕES VARIÁVEIS E MUTÁVEIS DO AMBIENTE DE UMA SÓ VEZ. PORTANTO, APENAS UMA PEQUENA PORÇÃO DAS INÚMERAS VARIÁVEIS PARTICIPA DO CONHECIMENTO, COMPREENSÃO E EXPERIÊNCIA DA EMPRESA O REDUCIONISMO PERMITE COMPREENDER UMA PEQUENA AMOSTRA DO AMBIENTE, CAPAZ DE SER INTERPRETADO.

PERCEPÇÃO AMBIENTAL Expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações... É uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior, das necessidades e intenções da empresa em uma dada situação

Quem percebe e seleciona? Não são as empresas São as pessoas quem selecionam e percebem os ambientes Função dessas pessoas: Dirigentes, Altos Executivos Missão: Interligar as atividades empresariais e o contexto ambiental

Consonância e Dissonância Consonância →Qdo as presunções da empresa a respeito do seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Consonância→ com o Ambiente Coerência→ com seu comportamento O processo de redução da Dissonância é a tentativa de restabelecer a consonância

Empresa e Sociedade Empresas são partes constituintes do ambiente de outras empresas e unidades da sociedade. O ambiente é formado por pessoas, grupos, empresas, organizações e pela sociedade em geral Cada empresa faz parte do ambiente de outras entidades e detém influência ou poder sobre as demais entidades, ao mesmo tempo recebe influência dessas entidades.

Limites e Fronteiras Podem ser definidos em TERMO DE ESPAÇO→ prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos DE TEMPO→ horário de trabalho, turnos de atividades DE VALORES E ATITUDES→ Qdo há identificação com as regras e regulamentos internos EM TERMOS LEGAIS→ propriedade da empresa ou não EM TERMOS FISCAIS→ “território”da empresa ou for a