O contexto em que as empresas operam O AMBIENTE DAS EMPRESAS
O AMBIENTE DAS EMPRESAS OBJETIVOS ANALISAR O MEIO AMBIENTE ONDE AS EMPRESAS VIVEM, E COMO ELAS O PERCEBEM E O INTERPRETAM. PROPORCIONAR UMA VISÃO DO AMBIENTE GERAL E DO AMBIENTE DE TAREFA DAS EMPRESAS, BEM COMO DE SUA DINÂMICA E SEU COMPORTAMENTO. VERIFICAR COMO AS EMPRESAS FAZEM A ANÁLISE AMBIENTAL. DISCUTIR O “IMPERATIVO AMBIENTAL”
INTRODUÇÃO PARA CONHECER UMA EMPRESA ... É PRECISO ENTENDER O CONTEXTO NO QUAL ELA OPERA. O AMBIENTE É TODO UNIVERSO QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE A EMPRESA. É TUDO FORA DELA É A PRÓPRIA SOCIEDADE→OUTRAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, CONCORRENTES, AGÊNCIAS REGULADORAS ETC.
AS EMPRESAS... NÃO VIVEM NO VÁCUO NÃO ESTÃO ISOLADAS NÃO SÃO TOTALMENTE AUTO-SUFICIENTES FUNCIONAM DENTRO DE UM CONTEXTO DO QUAL DEPENDEM PARA SOBREVIVER E CRESCER
DO AMBIENTE AS EMPRESAS ÓBTEM RECURSOS E INFORMAÇÕES PARA SUBSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO COLOCAM OS RESULTADOS DE SUAS OPERAÇÕES O AMBIENTE MUDA ... MUDAM AS OPERAÇÕES DAS EMPRESAS POR QUÊ?
AS EMPRESAS... CONSTITUEM ORGANIZAÇÕES INVENTADAS PELO HOMEM PARA SE ADAPTAREM CONSTANTEMENTE ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇAR OBJETIVOS. A EMPRESA É EFICAZ, SOBREVIVE E CRESCE QDO CONSEGUE SE ADAPTAR AS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇA SEUS OBJETIVOS, O RESULTADO DOS PRODUTOS/SERVIÇOS DEVE SER MAIOR DO QUE O VOL GASTO NA OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS E COMPETÊNCIAS
CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS LUCRATIVAS – GERAM RIQUEZA LONGEVIDADE- DURAM MUITO TEMPO SAUDÁVEIS- NÃO TEM CONFLITOS DURADOUROS INOVADORAS- IMAGINAÇÃO X CRIATIVIDADE FLEXÍVEIS-CAPACIDADE DE AJUSTAMENTO ADMIRADAS- INSPIRAM OUTRAS IDENTIDADE PRÓPRIA- CULTURA ESPECIAL SÃO OS MELHORES LUGARES PARA TRABALHAR PRODUZEM RETORNOS PARA OS STAKEHOLDERS
MAPEAMENTO AMBIENTAL O AMBIENTE: VASTO E COMPLEXO AS EMPRESAS: NÃO PODEM ABSORVER, INTERPRETAR E CONHECER O AMBIENTE NA TOTALIDADE E COMPLEXIDADE PRECISAM REDUZIR A INCERTEZA A SEU RESPEITO PRECISA MAPEAR SEU ESPAÇO COM FREQUÊNCIA
TRÊS DIFICULDADES PARA O MAPEAMENTO AMBIENTAL 1. SELEÇÃO 2. PERCEPÇÃO 3. LIMITES
SELEÇÃO AMBIENTAL AS EMPRESAS NÃO PODEM VISUALIZAR, ENTENDER, PREVER OU CONTROLAR TODAS AS CONDIÇÕES VARIÁVEIS E MUTÁVEIS DO AMBIENTE DE UMA SÓ VEZ. PORTANTO, APENAS UMA PEQUENA PORÇÃO DAS INÚMERAS VARIÁVEIS PARTICIPA DO CONHECIMENTO, COMPREENSÃO E EXPERIÊNCIA DA EMPRESA O REDUCIONISMO PERMITE COMPREENDER UMA PEQUENA AMOSTRA DO AMBIENTE, CAPAZ DE SER INTERPRETADO.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL Expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações... É uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior, das necessidades e intenções da empresa em uma dada situação
Quem percebe e seleciona? Não são as empresas São as pessoas quem selecionam e percebem os ambientes Função dessas pessoas: Dirigentes, Altos Executivos Missão: Interligar as atividades empresariais e o contexto ambiental
Consonância e Dissonância Consonância →Qdo as presunções da empresa a respeito do seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Consonância→ com o Ambiente Coerência→ com seu comportamento O processo de redução da Dissonância é a tentativa de restabelecer a consonância
Empresa e Sociedade Empresas são partes constituintes do ambiente de outras empresas e unidades da sociedade. O ambiente é formado por pessoas, grupos, empresas, organizações e pela sociedade em geral Cada empresa faz parte do ambiente de outras entidades e detém influência ou poder sobre as demais entidades, ao mesmo tempo recebe influência dessas entidades.
Limites e Fronteiras Podem ser definidos em TERMO DE ESPAÇO→ prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos DE TEMPO→ horário de trabalho, turnos de atividades DE VALORES E ATITUDES→ Qdo há identificação com as regras e regulamentos internos EM TERMOS LEGAIS→ propriedade da empresa ou não EM TERMOS FISCAIS→ “território”da empresa ou for a