1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.

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1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher

2 Gerenciamento Logístico Inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível

3 Competência Logística(1) É desenvolver uma estrutura analítica integrada que defina e relacione conceitos-chaves. As pessoas ligadas ao trabalho quotidiano de logística possuam entendimento básico do modo como suas funções específicas se encaixam no todo. Ela decorre de uma avaliação relativa da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo total possível.

4 Competência Logística(2) As expectativas ligadas à competência logística dependem diretamente do posicionamento estratégico da empresa. Todas as empresas devem executar atividades logísticas para atingir seus objetivos empresariais básicos. Quando a logística se torna parte fundamental da estratégia empresarial, ela deve ser administrada como uma competência central.

5 Hierarquia da Integração Logística Processos universalmente adotados e posicionamento estratégico. – Criação de valor para o cliente – Planejamento – Controle – Continuidade Competências Ciclo de atividades Função Trabalho básico

6 Tarefas Básicas Atividades específicas essenciais para o desempenho logístico vão desde o recebimento de pedidos até a condução de um caminhão, abarcando até mesmo as atividades sob a responsabilidade do diretor de logística.

7 Missão da Logística A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

8 Serviço O serviço logístico básico é medido em termos de 1. Disponibilidade – ter estoque para atender de maneira consistente às necessidades de materiais ou produtos do cliente. 2. desempenho operacional – ao tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da respectiva mercadoria 3. confiabilidade de serviço – os atributos de qualidade da logística

9 Integração das Operações Logísticas

10 Trabalho da Logística A competência logística é alcançada pela coordenação de: 1. Um projeto de rede 2. Informação 3. Transporte 4. Estoque 5. Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem

11 Projeto de Rede É uma responsabilidade básica da gerência logística. O objetivo do projeto é determinar a quantidade e a localização de todos os tipos de instalações necessárias para a execução do processo logístico. Também é necessário determinar o tipo de estoque e o volume a ser armazenado em cada instalação, assim como é necessário vincular os pedidos de clientes aos locais de onde deve ser feita a expedição. Deve considerar as diferenças geográficas

12 Informação A tecnologia atual é capaz de atender aos mais exigentes requisitos de informação. A vantagem do fluxo rápido de informação está diretamente relacionada com o equilíbrio dos procedimentos de trabalho. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. Sistemas bem elaborados, não têm excesso de estoque.

13 Transporte (1) As necessidades de transporte podem ser atendidas de três maneiras básicas: 1. Pode-se operar uma frota exclusiva de veículos 2. Pode-se fazer contratos com empresas de transportes 3. A empresa pode contratar os serviços de várias transportadoras.

14 Transporte (2) Há três fatores fundamentais para o desempenho do transporte 1. Custo de transporte 2. Velocidade do transporte 3. Consistência

15 Estoque As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. Uma política de estoque adequada é baseada em: 1. Segmentação de clientes. 2. Especificidade de produtos. 3. Integração do transporte. 4. Necessidades relativas a operações baseadas no tempo. 5. Desempenho competitivo.

16 Armazenagem, Manuseio de Materiais e Embalagem Quatro das áreas funcionais da logística – projeto de rede, informação, transporte e estoque – podem ser concebidas em uma variedade de arranjos operacionais diferentes. Essas quatro funções combinam-se para criar uma solução sistêmica para a logística integrada

17 Logística Integrada

18 Necessidades de Informações Logísticas

19 Ciclos de Atividades Logísticas

20 Atividades do ciclo básico de atividades da distribuição física