Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Os Ciclos de Escolarização
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Currículo /Educação Física
Parâmetros Curriculares Nacionais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Atividades Para Educação Física
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
REGISTROS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Gerenciamento de Sala de Aula
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Desenvolvimento motor
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
SILVANA BERBEL FERNANDES
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
OBJETIVOS DO CURSO: - Compreender a Educação Física na escola como uma disciplina responsável pela leitura do mundo Identificar maneiras de trabalhar os.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Avaliando a aptidão física
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
05/11/2015.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física EDUCAÇÃO FÍSICA Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física

Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Espera-se que a Educação Física possa assumir na escola um importante papel em relação à dimensão do Se-Movimentar humano, relacionando-se ativamente com outros componentes curriculares e influindo decisivamente na vida dos alunos. Ao fazer isso, ela estará ampliando o papel já exercido nos últimos anos, o de ser uma disciplina motivadora para os alunos. Estará sendo responsável também por um conhecimento imprescindível a eles. Os professores são parceiros fundamentais nesse empreendimento.

EIXOS DE CONTEÚDOS

JOGO

ESPORTE

GINÁSTICA

LUTA

ATIVIDADE RÍTMICA

BRINCADEIRAS

EIXOS TEMÁTICOS - EF ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE.

EIXOS TEMÁTICOS - EM CORPO, SAÚDE E BELEZA MÍDIAS CONTEMPORANEIDADE LAZER E TRABALHO

CONJUNTO DE TEMAS ÉTICA MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL SAÚDE ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO CONSUMO

Espera-se que esse quadro organize as opções das equipes escolares, propiciando uma articulação necessária entre os diversos temas selecionados, sempre tendo em vista o desenvolvimento das habilidades dos alunos e sua aprendizagem.

HABILIDADES - EF Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: • Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais; • Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte; • Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos; • Identificar princípios comuns do esporte coletivo;

HABILIDADES - EF Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento; • Reconhecer a importância e as características do aquecimento; • Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade às práticas de aquecimento e alongamento;

HABILIDADES - EM Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: • Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente; • Vivenciar sistemas de jogo e preceitos táticos inerentes à modalidade trabalhada no bimestre; • Identificar sistemas defensivos e ofensivos da modalidade trabalhada no bimestre;

HABILIDADES - EM • Reconhecer a importância e a utilidade dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo; • Elaborar estratégias táticas para a modalidade trabalhada no bimestre; • Identificar padrões e estereótipos de beleza presentes nas mídias; • Reconhecer e criticar o impacto dos padrões e estereótipos de beleza corporal sobre si e seus pares • Identificar indicadores que levam à construção de representações culturais sobre o corpo e a beleza;

HABILIDADES - EM • Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza; • Selecionar indicadores de composição corporal para construir argumentação consistente e coerente sobre estereótipos de beleza; • Identificar contribuições da alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade; • Estimar valores calóricos relacionados ao consumo de alimentos e ao gasto com exercícios físicos;

Carlos Roberto Federici Júnior “AS PESSOAS QUE PASSAM POR NÓS, NÃO VÃO SÓ E NÃO NOS DEIXAM SÓ. LEVAM UM POUCO DA GENTE, DEIXANDO UM POUCO DE SI.” 100 Pensamentos Poderosos Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física