Rede Municipal de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Máscaras Africanas.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Professor-artista-professor
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Currículo /Educação Física
Rotina na Alfabetização:
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Portfólio de Estágio Supervisionado
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto: Conta que eu conto
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
A Importância da musicalização
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
A Arte na Literatura de Cordel
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
MÚSICA.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Atividade complementar 04
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
“Um país se faz de homens e livros”
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Componente Curricular Arte
Transcrição da apresentação:

Rede Municipal de Educação PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Assessoria de Currículo e Pesquisa Educacional O Ensino de Arte na Rede Municipal de Educação de Campinas

DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ANOS FINAIS: Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação Organização e Coordenação: Prof. Heliton Leite de Godoy

COMPONENTE CURRICULAR ARTE Área de Linguagens “Uma função importante que o ensino de arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos e a sociedade.”

COMPONENTE CURRICULAR ARTE Área de Linguagens “A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.”

Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas “O ensino de arte será organizado de modo que o aluno possa desenvolver sua competência e habilidade estética (apreciar), artística criativa (fazer) e crítica (contextualizar a produção artística), nas diferentes linguagens (plástica, musical e teatral) para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas.”

Objetivos dos anos iniciais (em construção) Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Plástica: desenvolvimento da percepção visual e da coordenação motora; entrar em contato com a diversidade étnica/cultural através da leitura e releitura de obras de artes visuais; organização de espaço/composição.

Objetivos dos anos iniciais (em construção) Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Teatral: manifestação das ações que observa e realiza no cotidiano por meio de gestos e expressão corporal nos jogos dramáticos infantis; dramatização de pequenas histórias.

Objetivos dos anos iniciais (em construção) Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Musical: iniciação musical (bandinha rítmica): desenvolver a capacidade de percepção auditiva (sensação sonora, discriminação, reconhecimento, compreensão, atenção e memória), estimulando a criança ao silêncio para ser capaz de ouvir os sons do próprio ambiente; preservação das tradições culturais brasileiras (cantigas e brincadeiras de roda do folclore brasileiro); reconhecimento/percepção de si mesmo em relação aos outros e de seu meio: exercícios de ritmo (desenvolvimento da memória do movimento, da consciência corporal, do relacionamento com os outros e com o espaço físico e movimentação livre ajustada a ritmos variados).

Objetivos dos anos iniciais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Plástica: desenvolvimento da percepção visual de cores, texturas e formas; entrar em contato com a diversidade étnica/cultural através da análise formal e de significado de obras de artes visuais e releitura das obras analisadas; aperfeiçoamento da organização de espaço/composição.

Objetivos dos anos iniciais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Teatral: buscar o enfrentamento nas situações de jogos dramáticos infantis através da expressão verbal, gestual e corporal; dramatização de pequenas histórias criadas pelas crianças; desenvolvimento da sensibilidade grupal: dança criada pelas crianças.

Objetivos dos anos iniciais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Musical: iniciação musical (bandinha rítmica): desenvolvimento da percepção musical (volume, timbre, percepção sonora, melodia e ritmo); preservação das tradições culturais brasileiras (cantigas e brincadeiras de roda e danças folclóricas brasileiras); expressão corporal com jogos (jogo das notas musicais, jogo de andamento musical, etc.) e cantos; saber apreciar gêneros musicais variados: folclórico, popular, erudito, etc. aperfeiçoamento do reconhecimento/percepção de si mesmo em relação aos outros e de seu meio: exercícios de ritmo (desenvolvimento da memória do movimento, da consciência corporal, do relacionamento com os outros e com o espaço físico e movimentação livre ajustada a ritmos variados).

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Plástica: ser capaz de desenvolver formas artísticas, partindo da leitura de texto escrito, imagens e de músicas; conhecer a cultura brasileira, indígena e afrobrasileira (Leis nos. 10.639/03 e 11.645/08); conhecer, analisar e utilizar elementos da linguagem visual em imagens produzidas individualmente e em grupo.

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Teatral: discutir a linguagem teatral, introduzindo o reconhecimento e a utilização dos elementos da linguagem dramática, espaço cênico (onde), personagens (quem) e ação dramática (o que), por meio de jogos teatrais.

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Musical: conhecer várias modalidades e ritmos musicais, possibilitando a identificação de elementos da linguagem musical, conhecendo e diferenciando popular e erudito e adquirindo o conceito de ritmo, harmonia e melodia, pela apreciação de músicas e canções; escutar e pesquisar sons e o silêncio em diferentes espaços e nas composições musicais.

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Plástica: relacionar ligações entre as linguagens plásticas, oral e escrita, introduzindo texto e contexto literário para contextualizar a crítica e a análise de arte, partindo de suas próprias análises objetivas e subjetivas; conhecer as produções e as manifestações de artes visuais pertencentes à cultura juvenil e a contemporaneidade; compreender conceitos e elaborar a crítica em relação à sociedade de consumo e aos veículos de publicidade e propaganda.

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Teatral: entender, experimentar e vivenciar jogos dramáticos para investigação e experimentação quanto ao uso do corpo, do gesto e da voz de forma expressiva; pesquisar e conhecer os diferentes gêneros teatrais (sátira, comédia, drama e tragédia) explorando-os numa criação coletiva e tendo contato com os textos teatrais.

Objetivos dos anos finais Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Musical: pesquisar, conhecer, apreciar e adotar atitude de respeito diante de manifestações musicais brasileiras de diferentes gêneros e épocas; experimentar, improvisar e interpretar “jingles”, trilhas sonoras, arranjos ou músicas do cotidiano, desenvolvendo a percepção auditiva, a imaginação, a sensibilidade e a memória musical; conhecer as diferentes formas de registro e preservação dos sons (discos, partituras, fitas sonoras, CD, DVD) e as possibilidades de sua utilização em diversos locais e situações.

Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas 1º ao 9º ano Componente Curricular Arte – ampliação da carga horária nos anos iniciais Professores de Arte

Musicalizando Campinas Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Formação Continuada - 2010 Musicalizando Campinas Fanfarra Flauta doce Bandinha rítmica Educação musical Coral Violão

Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Formação continuada – 2011 Grupos de Formação do Componente Curricular Arte oferecidos pela Assessoria de Currículo

Cursos complementares oferecidos pela Coordenadoria de Formação – 2011 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Cursos complementares oferecidos pela Coordenadoria de Formação – 2011 Formação musical teórica: prática para educadores – nível básico Percussão Violão popular I e II

Formação Complementar Extra Curricular - Centro Escolar de Música Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Formação Complementar Extra Curricular - Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes”

Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas PROJETO MUSICALIZANDO CAMPINAS Formação Continuada Fanfarra na Escola Fanfarra Municipal de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes"

Centro Escolar de Música Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" - identificação O CemManeco é uma instituição pública e gratuita da Rede Pública Municipal da Secretaria Municipal de Educação. - objetivo   oferecer aulas de Musicalização, Canto Coral, Teoria e Prática de instrumentos populares e eruditos.

Centro Escolar de Música Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" - estrutura   O CemManeco está situada à Rua Dr. Betim, 520 – Vila Marieta - Campinas-SP. Possui quatro salas de aulas ambientalizadas, diretoria, biblioteca, refeitório, área de convivência, etc., instrumentos musicais, uniforme, passe escolar e lanche/refeição. - organização   - Administrativas, didático e disciplinar são reguladas por meio de regimento próprio.

Centro Escolar de Música Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" -Ingresso: a partir de 6 anos de idade por meio de processo seletivo.   -Curso semestral com duração de 8 semestres / 75% frequência / avaliação bimestral.   -Matriz curricular: Musicalização, Teoria Musical, Prática Instrumental e Interpretação, Canto Coral, História da Música, Música de Câmara, Banda e Orquestra, Música e Tecnologia.

Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas HELITON LEITE DE GODOY Assessor Técnico de Currículo e Pesquisa Educacional do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Contato E-mail: sme.curriculo@campinas.sp.gov.br Telefone: (19) 3259-1496 NEIVA TOLEDO Diretora Educacional do Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes” da Secretaria Municipal de Educação de Campinas E-mail: sme.depe@campinas.sp.gov.br Telefone: (19) 3236-5153