5. Ações Ações: Definições SAs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE AÇÕES Tiago Amorim OfiCINas PET.
Advertisements

Fontes de Recursos e Custos de capital
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Tipos de Ações Lançadas:
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Participações Societárias
Sociedades por ações Origem Características
“Investimentos – Parte 2 ”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Os Títulos do Mercado de Capitais
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
VALORES MOBILIÁRIOS SOCIEDADE ANONIMA.
8 - Mercado a Vista de Ações
MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES
Apostila de Mercado de Capitais Uninove
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Custo do Capital Próprio
Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
Análise Fundamentalista
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
SOCIEDADE ANÔNIMA VALORES MOBILIÁRIO
Os Títulos do Mercado de Capitais
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
e as necessidades de investimentos
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Conhecimentos Bancários Londrina(PR) – Maringá(PR) Mercado de Capitais
Mercado de Capitais.
Dividendo Obrigatório
Aulas presenciais e online
6 - Mercado de Capitais: Componentes, processos e negociações.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Aula 2 de Mercado de Capitais
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
BOLSA DE VALORES.
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
FORMAS DE INVESTIMENTO
MERCADO DE AÇÕES.
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
SOCIEDADE ANONIMA.
Administração Financeira
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
R E S E R V A S.
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos TÍTULOS do MERCADO de CAPITAIS 1.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Fundos de investimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA AVALIAÇÃO DE AÇÕES FERNANDA LOPES GÉSSICA CUNHA MARCELLA.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
AÇÕES Mercado de Capitais
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
Administração Financeira e Orçamentária I
PÓS GRADUAÇÃO CURSO: Administração Disciplina: Tópicos de Finanças II Prof. João Batista Amaral.
SOCIEDADE ANÔNIMA VALORES MOBILIÁRIO PROF. WILIAM CARVALHO.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

5. Ações Ações: Definições SAs Títulos de renda variável que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Acionista não é credor, mas proprietário com direito a participação nos resultados da empresa. Ação não tem prazo de resgate (troca por $ pelo preço de mercado SAs Fechadas: ações pertencentes a um grupo restrito de investidores (não negociadas em bolsas) Abertas: ações negociadas em bolsas + registro no CVM + informações ao mercado

5. Ações Tipos de Ações Ordinárias: conferem direito a voto em assembléias de acionistas. Elegem a diretoria, decidem sobre destino do lucro (dividendos), aumento do capital social etc. Quanto mais ações ordinárias, mais votos na assembléia. Preferenciais: sem direito a voto, mas prioridade no recebimento de dividendos (percentual maior do que destinado às ações ordinárias) e no recebimento do capital no caso de falência da empresa. Decisão: Preferenciais ou Ordinárias: Depende da liquidez, política de dividendos.

5. Ações Circulação de Ações Nominativas: São ações certificadas com o nome do acionista. Transferência via averbação em livro registro. Nominativas endossáveis: transferência de titularidade via endosso na própria cautela (não há registro no livro. Cautela fica sempre no nome do primeiro comprador) Escriturais: São ações sem cautelas. Seu registro funciona como conta corrente em instituição fiel depositária das ações da empresa. Transações não envolvem circulação de documentos

Valor das Ações: Alternativas de medida Valor Nominal (ou contábil): refere-se ao valor lançado no Estatuto da empresa. Pode ser explícito (c/valor nominal) ou indiscriminado (s/valor nominal). Qdo da emissão de ação s/ valor nominal, preço é fixado pela assembléia. Qdo c/ valor nominal, este pode ser usado p/ exercício de direitos acionista Valor Patrimonial: é o valor do PL do exercício considerado dividido pelo no. de ações emitidas. Como valor do ativo é irreal (histórico), valor patrimonial tem pouca importância Valor Intrínseco: é o valor presente esperado de receitas líquidas (menos risco). Valor dado pela análise fundamentalista. - Valor de Mercado: é o valor da ação cotado em bolsa

Valor das Ações: Alternativas de medida (cont.) Valor de Liquidação: refere-se ao valor determinado no caso do encerramento das atividades da empresa Valor de emissão ou subscrição: é o preço de emissão fixado em subscrições para aumento do capital ou abertura de capital da empresa. Preço é determinado pelo volume da emissão e pelo preço atual da ação da empresa no mercado (se for o caso)

Resultado Econômico da Ações Rendimentos das ações: mudança do preço de mercado + dividendos + subscrições + bonificações + split Dividendos: são resultado da decisão de distribuição de lucros do exercício aos acionistas (pagos em $). Payout=Divid/Lucro Líquido do Exercício deve ser pelo menos 25%. Valorização de mercado: resultado do mercado e ação de compra e venda do investidor. A expectativa é que o retorno seja diretamente associado ao risco da ação. Subscrição: refere-se ao direito dos acionistas de aquisição de ações por aumento de capital da empresa, com preço e prazo determinados. Dá-se na proporção das ações possuídas.

Resultado Econômico da Ações (cont.) Bonificações: referem-se à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas quando se capitalizam reservas ou resultados. Não tem qualquer efeito sobre preço da ação no mercado pois significa apenas uma transferência dentro das contas patrimoniais Split ou Desdobramento: refere-se à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas sem alteração no capital social da empresa e com o objetivo de alcançar uma diluição do capital em um maior número de ações. Busca-se, assim, atribuir mais liquidez aos títulos