Universidade Federal de Santa Catarina

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Acadêmica da 6ª fase do curso de Biblioteconomia 2005 Jussiane Ribeiro da Luz

Controle dos registros do conhecimento Profa. Ursula Blattmann

Objetivo Descreve uma reflexão sobre as perspectivas e dificuldades de implantação do modelo de gestão pela qualidade total em unidade de informação.

LONGO, Rose Mary Juliano; VERGUEIRO, Waldomiro LONGO, Rose Mary Juliano; VERGUEIRO, Waldomiro. Gestão da qualidade em serviços de informação do setor público: características e dificuldades para sua implantação. Revista digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.1, n. 1, jul./dez. 2003. Disponível em: http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=36&article=8&mode=pdf . Acesso em: 07 mar. 2005.

A gestão da qualidade como modelo gerencial

GESTÃO DE QUALIDADE Uma filosofia gerencial orientada para a reestruturação das organizações, que tem como objetivo a sobrevivência das organizações a partir da satisfação total dos clientes.

PONTOS BÁSICOS DA GESTÃO DE QUALIDADE O foco no cliente; Trabalho em equipe; A tomada de decisões com base em fatos e dados; Busca na solução do problema; Diminuição ou eliminação de erros.

Aplicação da gestão da qualidade em serviços de informação Visa avaliar tanto a qualidade de serviços como o cumprimento dos objetivos institucionalmente estabelecidos para os serviços de informação.

Visão sistemática das organizações O que (Planejamento estratégico) Cliente Como (Gestão de Qualidade) Quem (Patrimônio Humano)

Paradigmas Dificuldade e obstáculo quando se decide implantar a gestão da qualidade; Resistência a mudanças; Mudanças de crenças, valores e atitudes.

BARREIRAS MENTAIS E ORGANIZACIONAIS QUE AFETAM O DESEMPENHO NOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Acreditar que a qualidade é sinônimo de luxo; Custa muito dinheiro; O medo de não estarem aptos para o processo inicial; O desconhecimento ao que essas mudanças representará em suas vidas; Descrença efetiva na proposta da alta administração das organizações; Centrar o foco das ações no chefe em vez de preocupar-se com os clientes do serviço.

DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

Ausência de diretrizes de médio e longo prazo; Clientelismo e descompromisso; Rotatividade de pessoal e descontinuidade administrativa; intervenções sobre estruturas e não sobre processos; definições não operacionais de problemas; Ausência de fatos e dados que orientem objetivamente as ações.

CONSIDERAÇÕES Uma organização de qualidade, que promove a melhoria contínua de seus processos e busca a excelência, garante a consecução de sua visão estratégica, garante sua longevidade e passa para a sociedade em geral, uma imagem de respeitabilidade, de seriedade e de comprometimento total com seus clientes.