Aula 4 IEEC- Joana Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Contexto histórico - “A modernidade”
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Aula 4_2015 IEEC A ciência como paradigmas em transformação.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
TIPOS DE CONHECIMENTO
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Metodologia do Ensino de Física I
METODOLOGIA DA PESQUISA
Fundamentos da Ciência da Informação
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Filosofia Conceitos gerais.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Parte 1 O conhecimento científico
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
TEORIA DOS SISTEMAS .
Formação de professores de ciências no Brasil
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Estudo do comportamento verbal
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Problemas e problematizações
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Currículos e Programas
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ESTÉTICA 1.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Aula 4 IEEC- Joana Andrade 2018

Conhecer ... Ao longo do tempo as pessoas foram criando diferentes modos de aproximação/reprodução/interpretação da realidade. Algumas dessas respostas ganharam status de verdade e validade dentro de um campo, por meio de um consenso. Estabelece-se, assim, uma teoria, um modelo que servirá como base para outras aproximações/reproduções/interpretações

Paradigma Z Paradigma X Ciência Normal Ciência Normal Revolução Quebra de paradigma Revolução Quebra de paradigma Ciência Normal Paradigma Y Thomas Kuhn 1922-1996

Conforme Boaventura de Souza Santos (2008), as principais características do método científico podem ser assim resumidas: Distinção sistemática entre conhecimento científico e senso comum: as observações realizadas com base no senso comum são ilusórias, por não possuírem o rigor do método científico; Distinção total entre natureza e pessoa humana: a natureza é passiva, eterna e reversível, funcionando sob mecanismos os quais podem ser relacionados sob leis o que permite ao homem, conhecer não para contemplar, mas para dominar e controlar; O conhecimento científico é alcançado através da observação neutra, sistemática e rigorosa dos fenômenos naturais;

Os princípios que norteiam a observação são simples e claros e eles são as idéias matemáticas. Dessa centralidade das idéias matemáticas há duas consequências: a) “conhecer para quantificar” – aquilo que não pode ser quantificado não é relevante cientificamente; b) “conhecer significa dividir para classificar” – o mundo é complexo e a mente humana não pode conhecê-lo imediatamente, assim é necessário reduzir a complexidade;

O conhecimento é desenvolvido sob a observação com vistas a formular leis para prever o comportamento futuro dos fatos; Divisão entre o que é “condição inicial” – local complicado de onde serão selecionados os fatos e as condições para serem observados – e o que é “lei natural” – local onde predomina a simplicidade e onde, portanto, os fatos podem ser observados e medidos com rigor; Até quando?? Tem certeza? Vai repetir? ... Ser humano pode ser estudado cientificamente? Meteorologia é ciência?

A posição absoluta e o tempo absoluto nunca são condições iniciais relevantes, ou seja, os resultados obtidos a partir de um método científico podem ser repetidos em qualquer tempo ou espaço, independentemente das condições iniciais; Enquanto Aristóteles distingue quatro tipos de causa – a material, a formal, a eficiente e a final – a ciência natural é uma causa formal, privilegiando o “como funciona” sem preocupar-se com quem é o agente ou qual a finalidade das coisas.

Racionalidade Científica PILARES DA CIÊNCIA Busca da verdade Leis universais Matematização Objetividade x Subjetividade Dualismo Certeza Validação Neutralidade Mecanicismo Reducionismo

Boaventura de Souza Santos E o método científico, ainda se sustenta? Quais são as mudanças? De onde surgem as propostas de mudanças? Por quê? .... Conhecimento prudente para uma vida decente Sociólogo (1940 - )

Crises da modernidade: XX – decadência. Teoria crítica; Epistemologia da ciência; Freud ´O homem não é dono de sua própria casa!´; Crises da modernidade: vazio ético, fim da utopias, ecologia profunda, complexidade, quem é o sujeito?

XXI - ????

Ida Iniciou-se a simplificação pela eliminação do sujeito do conhecimento em função de uma objetividade pura, no ideal da neutralidade e distanciamento. Em seguida, o próprio objeto do conhecimento deveu ser reduzido, fragmentado, esmigalhado ao extremo e isolado de todo o seu contexto natural e cultural. Abstraído do seu ambiente e do seu sistema de relações, o objeto do conhecimento tornou-se manipulável para a experimentação, mutilado em seu ser, separado de suas condições de existência, artificiosamente reproduzível (M. O. Marques, 1993)

Volta ...à introdução da complexidade na base mesma do objeto da análise científica, com a teoria da relatividade, com a descoberta da anti-matéria, com a química biológica e a biologia molecular, com a cibernética e a sócio biologia corresponde a reintrodução do sujeito e o reconhecimento do caráter cultural e social dos conceitos científicos, desde o princípio de indeterminação de Heisenberg e as necessárias relações de incerteza e tensão no conhecimento, onde não pode o objeto isolar- se do sujeito, que o penetra e o perturba ao mesmo passo que por ele é afetado e transformado.

E na Escola, o que podemos fazer? Atividades Investigativas com: - questões relevantes, para os alunos! - conteúdos conceituais - conteúdos atitudinais - conteúdos procedimentais - sequência adequada ao currículo - começo, meio e fim (uma ou mais aulas) - compromisso sócio-ambiental

PLANO DE ENSINO: EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA TEMA (PROBLEMA): ANO (E. M.): OBJETIVO: CONTEÚDO: ESTRATÉGIA (MÉTODOLOGIA): Nº DE AULAS: RECURSOS: