MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE

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Transcrição da apresentação:

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas Bom tarde a todos, Gostaria de agradecer a presença dos membros da banca, Dra. Edimara Mezzomo Luciano, Dra. Raquel Janissek-Muniz, Dr. Antônio Maçada e ao meu orientador, Dr. Henrique Freitas pelos comentários feitos na ocasião da minha defesa de projeto, os quais ajudaram a organizar e enriquecer o trabalho que apresento aqui hoje, que buscou compreender de que forma usuários e fornecedores (não no sentido comumente utilizado da palavra) de informação gerenciam/utilizam as informações de cunho mais informal para monitorar o seu ambiente organizacional. Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2010.

Uma realidade empresarial A competição das empresas de hoje já não se restringe simplesmente a uma boa gestão comercial, mas passa também pela gestão de suas outras operações, sendo necessário que sejam promovidas transformações profundas no serviço ao cliente, no processo de inovação e na capacidade de respostas rápidas ao mercado (TAPSCOTT, 1997) Um dos setores mais afetados com as mudanças do mercado, que responde por 98% do mercado empresarial (SEBRAE, 2007), é o das Micro e Pequenas Empresas, dada sua configuração enxuta e focada na atividade-fim. Introdução 1/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

A empresa de software O setor das MPE também tem especial destaque na indústria de software nacional, representando 96% das empresas da mesma. A Gestão da MPE de software é marcada pela carência de profissionalização, e se entende que tal fato é motivado por empreendedores que, geralmente, não possuem a formação administrativa necessária para a gestão do negócio, pois em sua maioria são profissionais da área de informática e tecnologia, com conhecimentos técnicos específicos (MIT-SOFTEX, 2002). Introdução 2/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

A Gestão por Competências Uma solução para harmonizar a gestão de pessoas das empresas à estratégia organizacional é a utilização do conceito de competências no âmbito organizacional (DUTRA et al., 2006). A noção de competências assume papel de destaque na condução das empresas e organizações em geral (RUAS, 2009a), permitindo que estas consigam responder às demandas impostas pelo ambiente no qual se inserem, e obter vantagem competitiva. Introdução 3/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Delimitação do estudo Para operacionalizar a gestão das competências nas MPE de software é preciso primeiramente se identificar as necessidades do mercado e alinhá-las com a estratégia organizacional. Acredita-se então que a relevância deste estudo esteja na possibilidade de identificar as competências organizacionais, funcionais e individuais de uma MPE do setor de software, com base em seus pilares estratégicos. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Objetivo geral Estudar a colocação em prática do mapeamento de competências organizacionais, funcionais e individuais para uma pequena empresa do setor de software com base em seus referenciais estratégicos. Introdução (3) Delimitação Objetivos (1/2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Objetivos específicos Compreender as características da Micro e Pequena Empresa (MPE) no cenário nacional; Compreender as especificidades das empresas que atuam no setor de software; Compreender os conceitos existentes na literatura referentes à noção de competências, à gestão por competências e ao mapeamento de competências; Identificar, por meio do mapeamento de competências, as variáveis que guiam o mercado e que estão presentes em uma pequena empresa do setor de software; e Desenvolver um framework de estudo do mapeamento das competências relacionadas ao tipo de negócio Introdução (3) Delimitação Objetivos (2/2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Elementos teóricos A caracterização da micro ou pequena empresa (MPE) é relacionada ao seu faturamento bruto anual, onde a pequena empresa é aquela que aufere receita superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos  mil reais). O principal tutor destas empresas no cenário nacional é o SEBRAE, que ajuda com estudos setoriais e apoios na formação e consultoria para essas empresas. Algumas características das MPE são: Fonte: Cirillo (2007) Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (1/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Elementos teóricos Gestão por Competências Fonte: Elaborado pelo autor Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (2/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

O Mapeamento de Competências Uma das complicações vividas pelas empresas está na identificação, ou mapeamento das competências, pois como Fleury e Fleury (2004) afirmam, a identificação de competências em âmbito organizacional e humano (essenciais e individuais) é uma tarefa altamente trabalhosa e criativa, visto que para tal se deve reunir a alta gerência, considerar a opinião dos clientes e dedicar um tempo razoável conversando com os funcionários de todos os níveis. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Método de pesquisa Este trabalho se estrutura por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, sustentada por um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi e não estruturadas, e análise de documentos. Dizer que o restante do método (a parte do mapeamento) está junto com os Resultados Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (1/2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Desenho de pesquisa Fonte: Elaborado pelo autor As etapas da pesquisa podem ser compreendidas de acordo com o desenho aqui exposto Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2/2) Resultados (5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

Fatores Críticos de Sucesso e Pontos Fortes Fonte: Elaborado pelo autor FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PONTOS FORTES NECESSÁRIOS PARA O NEGÓCIO QUE A EMPRESA JÁ POSSUI OU DEVE DESENVOLVER Boa relação custo-benefício Política de preços flexível Facilidade de manuseio e utilização dos produtos Tecnologia de ponta, com interface amigável e em português Confiabilidade dos produtos/serviços Boa qualidade dos produtos/serviços Suporte total ao usuário/cliente Tratamento personalizado ao cliente Prazo de entrega adequado Cumprimento rigoroso de prazos Pessoas capacitadas para coordenar equipes Profissionais disponíveis capazes de coordenar equipes Proatividade na Pós-venda Gestão de informações dos clientes eficiente Ampliação do leque de atividades Gama de produtos/serviços Agilidade no atendimento Eficiência no atendimento ao cliente Infra-estrutura adequada Boa estrutura de recursos e capacidades Flexibilidade nas soluções Equipe capacitada para solucionar Clareza na comunicação com clientes Equipe comercial qualificada Preparado para mudanças tecnológicas Contar com soluções adaptáveis Falar da diferença de um e do outro Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (1/5) Considerações finais Limites

Competências Organizacionais e Contribuições das Áreas Fonte: Elaborado pelo autor COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL ÁREA CONTRIBUIÇÃO DE ÁREAS (CtAs) Capacidade de treinar colaboradores adequadamente Comercial Catálogo detalhado de produtos e serviços Comunic Informação sobre cursos de ponta disponíveis Técnico Manuais e fluxos de todos os produtos e serviços Adm-Fin Plano de qualificação interna relacionamento com clientes Informação de pós-venda; Eventos para divulgar produtos Estudo de necessidades do mercado Análise dos relatórios de suporte técnico desenvolver e fortalecer soluções diferenciadas Informações de campo sobre produtos similares Informações e Projetos de produtos diferenciais no mercado Protótipos de produtos; Soluções sob encomenda Orçamento para investimentos em tecnologia e infra-estrutura; Plano de qualificação interna Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (2/5) Considerações finais Limites

Competências Individuais ÁREA CONTRIBUIÇÃO DE ÁREAS COMPETÊNCIA INDIVIDUAL TÉCNICO Manuais e fluxos de todos os produtos e serviços Busca sistematizar os conhecimentos que possui sobre os produtos e serviços; Análise dos relatórios de suporte técnico Analisa as dificuldades dos usuários e suas recorrências ao suporte técnico, buscando soluções permanentes; Plano de rodízio de atividades Conhece as atividades operacionais do setor e propõe melhorias quando às executa; Protótipos de produtos; Soluções sob encomenda Desenvolve produtos customizados e propõe adaptações nos existentes a fim de diferenciá-los; Instrumento de controle da demanda do cliente Desenvolve mecanismos que permitem o monitoramento da efetiva utilização dos produtos e serviços prestados; Análise de atividades técnicas a serem niveladas Avalia e capacita em funções técnicas que podem ser estendidas aos demais colaboradores da empresa; Por parte dos usuários nas entrevistas apareceram uma dezena de fontes informais que são consultadas, sendo que a presença de clientes-chave foi sempre citado como um componente importante. Outra fonte recorrente foram os colegas de trabalho, ou seja, pessoas mais próximas, do convívio do dia-a-dia. Já por parte de quem fornece, mesmo sendo um ambiente competitivo, acaba que os profissionais (jornalistas) recorrem a colegas de profissão, outros profissionais. Aproveitei para questionar cada um dos usuários e dos fornecedores no que tange a confiabilidade de cada uma das fontes. Para isso apresentei uma lista de fontes e foram dadas notas de 0 a 10. Apesar das fontes informais terem um destaque em relação às fontes formais, receberam notas mais baixas. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (3/5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

Mapa de resultados Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (4/5) Considerações finais Limites

Mapa de resultados Fonte: Elaborado pelo autor Por parte dos usuários nas entrevistas apareceram uma dezena de fontes informais que são consultadas, sendo que a presença de clientes-chave foi sempre citado como um componente importante. Outra fonte recorrente foram os colegas de trabalho, ou seja, pessoas mais próximas, do convívio do dia-a-dia. Já por parte de quem fornece, mesmo sendo um ambiente competitivo, acaba que os profissionais (jornalistas) recorrem a colegas de profissão, outros profissionais. Aproveitei para questionar cada um dos usuários e dos fornecedores no que tange a confiabilidade de cada uma das fontes. Para isso apresentei uma lista de fontes e foram dadas notas de 0 a 10. Apesar das fontes informais terem um destaque em relação às fontes formais, receberam notas mais baixas. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5/5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

Contribuições Gerenciais Reforça a promoção do trabalho coletivo (RUAS, 2009); Necessidades de definir diretrizes estratégicas mais específicas e tangíveis; Possibilidade de adequação do modelo de negócios (SaaS por demanda); Indicação das Competências Organizacionais em desenvolvimento sinaliza ainda existem oportunidades para a empresa; Setoriais Indicação bibliográfica de trabalhos aplicados ao setor; Grande necessidade de profissionalização em todas as áreas de gestão; Reler a seção de resultados e considerações finais Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Contribuições Acadêmicas Valor que está incorporando aos poucos e restritos estudos sobre o mapeamento de competências; Contribuição aos estudos já citados sobre o setor das Micro e Pequenas Empresas de software; Metodológicas Permitiu identificar competências organizacionais e funcionais, o que outros trabalhos não permitem; Utilização de entrevistas com pessoal interno e externo à empresa e análise de documentos para identificar elementos da estratégia (como os Fatores Críticos de Sucesso). Reler a seção de resultados e considerações finais Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

Limites da pesquisa Pequena participação de clientes da empresa nas entrevistas promovidas; O momento de expansão que a empresa vive; Falta de análise da concorrência. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas Bom dia a todos, Gostaria de agradecer a presença dos membros da banca, Dra. Edimara Mezzomo Luciano, Dra. Raquel Janissek-Muniz, Dr. Antônio Maçada e ao meu orientador, Dr. Henrique Freitas pelos comentários feitos na ocasião da minha defesa de projeto, os quais ajudaram a organizar e enriquecer o trabalho que apresento aqui hoje, que buscou compreender de que forma usuários e fornecedores (não no sentido comumente utilizado da palavra) de informação gerenciam/utilizam as informações de cunho mais informal para monitorar o seu ambiente organizacional. Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2010.