A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico CARLA DIAS - UNISA SP.

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A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico CARLA DIAS - UNISA SP

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico O presente estudo refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado Fonte: Google

Questão norteadora deste artigo: A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Questão norteadora deste artigo: Como graduandos do ensino superior tecnológico percebem a utilização de recursos eletrônicos em seu cotidiano acadêmico, destacando suas vantagens e desvantagens?

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico O presente estudo refere-se a resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, em curso intitulada “A Cultura Digital e a produção de conhecimento: sob o olhar do discente” Pesquisa (IES)SP Cursos de Tecnologia Graduandos do último semestre Amostra 119 alunos Este recorte utilizou apenas 2 questões do instrumento

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Com que frequência você utiliza os seguintes recursos para auxiliá-lo em seus estudos

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Utilização de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Vantagens e Desvantagens   Na era digital, os dispositivos eletrônicos podem ser considerados elementos importantes no desenvolvimento das atividades educativas; assim, no contexto da pesquisa, também foi investigado junto aos participantes a percepção deles sobre as possíveis vantagens e desvantagens quanto à utilização dessa ferramenta tecnológica para o seu aprendizado acadêmico.

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Enumere em ordem de importância as alternativas abaixo que, para você, representam Vantagens em relação ao uso de tecnologias digitais no cotidiano acadêmico.

A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico Enumere em ordem de importância as alternativas abaixo que, para você, representam desvantagens em relação ao uso de tecnologias digitais no cotidiano acadêmico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados permitiram observar que os graduandos, em sua maior parte, percebem de forma positiva a inserção de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico e que também já os utilizam em muitas atividades educacionais, principalmente, os aparelhos celulares e notebooks. Os resultados evidenciam, ainda, a importância que os graduandos atribuem ao aparelho celular, na modalidade smartphone, elevando-o à categoria de ferramenta tecnológica indispensável ao processo de construção de conhecimentos acadêmicos no ensino superior.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa também demonstrou a maturidade dos participantes para identificarem as vantagens e desvantagens em relação à presença dos dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico, relacionando o acesso à rede comunicacional e a interatividade como as principais vantagens da utilização de tais ferramentas, mas em contrapartida identificando o seu potencial para propiciar a perda de foco pela imersão no mundo virtual e a consequente diminuição da capacidade de interação com os professores e colegas, elementos que podem interferir na capacidade criativa e nas habilidades de produção de conhecimento original.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O conhecimento desses resultados leva-nos à compreensão de que a cultura digital já se encontra impregnada no modo de vida dos jovens pesquisados, sendo o telefone celular a ferramenta tecnológica que melhor permite que eles se expressem no contexto da cultura digital, permitindo que os discentes utilizem a linguagem digital em seu cotidiano. A conectividade, oportunizada por esses dispositivos móveis inclusive a maior presença nas redes sociais, é um fator que confere sentimento de inclusão e importância no cenário de interação global (CASTELLS, 2009).

REFERÊNCIAS ALMEIDA, Rosiney Rocha; ARAÚJO JR, Carlos Araújo Fernando de. O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais. Revista Tempo e Espaços em Educação; v. 6, n. 11; jul./dez.2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2538.. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. 11º Ed. São Paulo. Editora Paz e Terra, 1999. CASTELLS, M. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2009. LEMOS, André. A comunicação das coisas: Teoria Ator-Rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013. LÉVY Pierre. Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed.34, 2010. PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On de Horizon, vol. 9, n.05, 2001. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/fetch/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf.