Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Governança Corporativa
BENCHMARKING.
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Projetos de Aprendizagem
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Equivalente à média dos países da OCDE
Conceitos de Governança Corporativa
Sistemas de Accountability
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Planejamento do gerenciamento de riscos
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Conflito de Interesses
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.
Equivalente à média dos países da OCDE
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GTI Claudia Salles Haddad
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
1.Introdução à Administração
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Aula 04 Processo Administrativo
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Prof. Alexandre Vasconcelos
Planejamento estratégico
Introdução: Conceitos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Segurança e Auditoria de Sistemas
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Planejamento Estratégico
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
Planejamento e estratégia
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Soluções inovadoras em governança de TI
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Estruturas Organizacionais
Integração.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
GOVERNANÇA CORPORATIVA
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Gestão da Produção e Logística
Governança Corporativa
Planejamento e Estratégia
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM André Felipe Santana afls2@cin.ufpe.br Set/2011

Pesquisa em Curso (DSc): Governança de BPM para o Setor Público CONTEXTO - MOTIVAÇÃO Pesquisa em Curso (DSc): Governança de BPM para o Setor Público Objetivo Geral Investigar como implementar de forma eficaz a governança de BPM em organizações do setor público, propondo: um meta-modelo de governança um guia de implantação aos contextos situacionais.

Etapas da Pesquisa Modelo Governança v2...n Guia Implantação v2...n Planejamento da Ação Fase 1: Pesquisa Reflexão em Ação Bibliográfica e Pesquisa Diagnóstico Implementação Qualitativa Exploratória de Campo Fase 3: Documentação Documentação de final do trabalho e Resultados e da Avaliação defesa da tese Aprendizagem Fase 2: Pesquisa-Ação para implementação de Meta-Modelo de Governança de BPM e Guia de Implantação

Breve Conceitualização Governança Corporativa "Governança corporativa é o sistema que assegura aos sócios-proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A relação entre propriedade e gestão se dá através do conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle. A boa governança corporativa garante eqüidade aos sócios, transparência e responsabilidade pelos resultados (accountability)”. (Fonte: IBGC – Inst. Brasileiro de Governança Corporativa)

Governança Corporativa – Origem “Conflito de agência” (Fonte: IBGC) Decorre da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nesta situação, o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (executivo) o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estarão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência ou conflito agente-principal. Objetivo da Governança Corporativa Superar o conflito de agência

Governança Corporativa – Motivação Atual Evitar fraudes e colapsos decorrentes do “conflito de agência” Ex: Enron Corporation e Worldcom Pressão de Regulamentações - Exs: Lei Sarbannes-Oxley (para S.As. – EUA) Lei de Responsabilidade Fiscal/ Tribunais de Contas (para o setor público brasileiro)

Surgimento de Outras Formas Específicas de Governança Governança de TI Governança de Processos ... Objetivo: Evitar escalas reduzidas do “conflito de agência” em funções específicas da organização (TI, BPM, ...): Objetivos traçados (de TI, de BPM, ...) estão alinhados com a estratégia da organização? Decisões de investimentos são transparentes? Ações estabelecidas possuem responsáveis claramente definidos? O conjunto de stakeholders está sendo considerado?

Governança de BPM (CBOK, 2009) Diz respeito à definição de diretrizes e regras para condução das ações de BPM e a conseqüente determinação de responsabilidades e autoridades pelas ações dentro de uma organização. Deve reforçar o alinhamento estratégico entre o gerenciamento de processos e os interesses e particularidades do negócio, bem como evitar a duplicidade de esforços relativos a iniciativas de BPM.

Governança de BPM (Jeston e Nellis, 2008) (Spanyi, 2010) É o gerenciamento, controle e reporte de processos em uma organização, levando em consideração todos os stakeholders relevantes: empregados, financiadores, sócios, governo, clientes, fornecedores e comunidade em geral. (Spanyi, 2010) Estabelece as estruturas certas, métricas, papéis e responsabilidades para mensurar e gerenciar o desempenho de processos fim-a-fim de uma organização.

Governança de BPM (Rosemann e De Bruin, 2006) No contexto de BPM a Governança estabelece a responsabilização, tomada de decisão e processos de recompensa de forma transparente para guiar as ações. Contempla Definição clara e execução consistente de processos de tomada de decisão de BPM (quem toma qual decisão) Papéis e Responsabilidades Métricas de processos relacionadas a objetivos estratégicos Padrões de Gerenciamento de Processos Controles de Gerenciamento de Processos

Governança de BPM – Desafios Conceituais Definições Imprecisas e em alto nível Falta de consenso sobre conceitos e elementos de governança Modelos de Governança pouco detalhados Falta de relatos empíricos reais Campo emergente, pouco maduro Conseqüência Como implementar?

Comparando com Governança de TI... Não há modelos similares para Governança de BPM neste nível de detalhe!

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Motivação Objetivo: Gerar uma terminologia mais precisa para a área Apoiar a construção de modelos de Governança para BPM de acordo com necessidades do contexto questão.

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Modelo de Referência para o Desenvolvimento

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Especificação Propósito: Gerar uma terminologia mais precisa para a área. Apoiar a construção de modelos de Governança para BPM de acordo com necessidades do contexto. Escopo: Detalhamento de conceito e relações entre elementos de Governança no domínio de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Especificação Questões de Competência: Quais elementos de Governança deve-se considerar numa implementação de Governança de BPM? Em outras palavras: o que deve ser governado? Que características do contexto afetam a definição dos elementos a serem governados? Ferramenta para BPM é elemento de Governança? Projeto de BPM é elemento de Governança? ...

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Especificação É possível Reusar uma Ontologia existente? Em pesquisa preliminar não foi identificada ontologia para ‘Governança de Processos’ É possível reusar ontologias de domínios semelhantes? Em pesquisa

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Conceitualização Enumerar termos do domínio (Elementos de Governança de Processos) Objetivos Papéis e Responsabilidades Padrões Tarefas de BPM Estrutura Organizacional p/ BPM Mecanismos de Controle de Processos Mecanismos de Avaliação Requisitos Legais Processos de Negócio Requisitos de Negócio Princípios de Governança

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Conceitualização Definição preliminar de Classes / Relações

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Conceitualização Exemplificando uma Instância

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM Conceitualização Próximos passos: Definição de atributos Instâncias Restrições? Implementação em OWL?

Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM André Felipe Santana afls2@cin.ufpe.br Set/2011