MBA: Gestão Estratégica de Pessoas

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Transcrição da apresentação:

MBA: Gestão Estratégica de Pessoas Disciplina:Gerenciamento de Projetos

Co PL IN EN EX GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTERAÇÕES ENTRE OS GRUPOS DE PROCESSOS DE GP IN INICIAÇÃO MONITORAÇÃO E CONTROLE EXECUÇÃO PLANEJAMENTO ENCERRAMENTO EN PL EX Co

Gerenciamento de Projetos EXECUÇÃO O QUE DEVEMOS FAZER NA EXECUÇÃO DO PROJETO… Executar o trabalho de acordo com o plano de GP Produzir entregas do produto (escopo do produto) Solicitar mudanças Implementar apenas as mudanças aprovadas Gerenciar pessoas Avaliar o desempenho da equipe e do projeto

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Gerenciar pessoas – Mobilizar equipe do projeto Saber quais recursos estão pré designados para o projeto e confirmar sua disponibilidade Negociar para obter os melhores recursos possíveis Contratar novos colaboradores Contratar recursos por intermédio do processo de contratação externo à organização executora – terceirização Entender as possibilidades e problemas de usar equipes virtuais Gerenciar o risco dos recursos se tornarem indisponíveis

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Facilitar a resolução de conflitos O conflito é natural e força uma busca de alternativas O conflito é uma questão de equipe A abertura resolve conflitos A resolução de conflitos deve se concentrar em questões e não em personalidade e A resolução de conflitos deve se concentrar no presente e não no passado

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Facilitar a resolução de conflitos As sete origens de Conflitos em ordem de frequência: 1º) Cronogramas 2º) Prioridades do Projeto 3º) Recursos 4º) Opiniões Técnicas 5º) Procedimentos Administrativos 6º) Custo 7º) Personalidade

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Facilitar a resolução de conflitos O Gerente de projeto por evitar conflitos pelas seguintes ações: Informar (e relembrar ) à equipe Exatamente para onde o projeto está direcionado As restrições e objetivo do projeto O conteúdo do TAP Mudanças Decisões Importantes Designar o trabalho com clareza e sem responsabilidades sobrepostas Tornar as tarefas desafiadoras (sempre que possível) Seguir as boas práticas de gerenciamento de projetos

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Realizar atividades de desenvolvimento de equipe Oferecer reconhecimento e recompensas Facilitar a resolução de conflitos Liberar recursos conforme o trabalho for terminado Enviar e receber informações Realizar reuniões Selecionar fornecedores

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Realizar reuniões – Dicas: Defina um limite de tempo e cumpra-o Agende reuniões recorrentes com antecedência Reúna-se com a equipe regularmente, mas não exagere a frequência Tenha um objetivo para cada reunião Crie uma pauta com colaboração da equipe Distribua a pauta com antecedência

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EXECUÇÃO Realizar reuniões – Dicas: Limite-se à pauta Informe as pessoas sobre suas responsabilidades com antecedência Reúna as pessoas certas Presida e lidere a reunião com um conjunto de regras Designe entregas e prazos para todas as tarefas de trabalho resultantes de reunião Documente e publique as atas de reunião

Gerenciamento de Projetos MONITORAMENTO & CONTROLE Execute o Trabalho Planeje o Trabalho Controle o Trabalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS MONITORAMENTO & CONTROLE O QUE DEVEMOS FAZER NO MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETO Tomar medidas para controlar o projeto Determinar as variações e se elas exigem ações corretivas ou solicitação de mudanças Influenciar fatores que causam mudanças Solicitar mudanças Aprovar ou rejeitar mudanças Informar as partes interessadas sobre os resultados de solicitações de mudanças

Se o projeto começou, vai mudar ! Gerenciamento de Projetos MONITORAMENTO & CONTROLE Se o projeto começou, vai mudar !

GERENCIAMENTO DE PROJETOS MONITORAMENTO & CONTROLE AVALIAR O IMPACTO CRIAR OPÇÕES OBTER APROVAÇÃO INTERNA DA SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA OBTER APROVAÇÃO DO CLIENTE (SE NECESSÁRIO) PROCESSO PARA REALIZAR MUDANÇAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS MONITORAMENTO & CONTROLE O QUE DEVEMOS FAZER NO MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETO Gerenciar a configuração Obter aceitação dos clientes para entregas parciais Realizar o controle da qualidade Reportar o desempenho do projeto e solicitar feedback Realizar avaliações e auditorias de riscos Gerenciar as reservas Administrar as aquisições

Co PL IN EN EX GERENCIAMENTO DE PROJETOS ITERAÇÕES ENTRE OS GRUPOS DE PROCESSOS DE GP IN INICIAÇÃO MONITORAÇÃO E CONTROLE EXECUÇÃO PLANEJAMENTO ENCERRAMENTO EN PL EX Co

GERENCIAMENTO DE PROJETOS ENCERRAMENTO O QUE DEVEMOS FAZER NO ENCERRAMENTO DO PROJETO Confirmar se o trabalho está em conformidade com requisitos Terminar o encerramento das aquisições Obter a aceitação final do produto Terminar o encerramento financeiro Entregar o produto terminado

GERENCIAMENTO DE PROJETOS ENCERRAMENTO O QUE DEVEMOS FAZER NO ENCERRAMENTO DO PROJETO Solicitar feedback do cliente sobre o projeto Terminar os relatórios finais de desempenho Atualizar a base de conhecimento de lições aprendidas Comemorar !

PROJETOS ORIENTADOS A VALOR GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRÓXIMA AULA PROJETOS ORIENTADOS A VALOR