PROJETO DE LIBRAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Advertisements

PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Nelma Cristina de Carvalho
ANIMALFABETO Alunos=>Conteúdos para Alunos=>Jogos e Atividades=>Aprenda Brincando=>Animalfabeto Monitora Pedagógica: Eliana de Almeida Barbosa/Coordenadora.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO PEDAGÓGICO.
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O uso dos softwares nas escolas
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PROJETO:MÙSICA NA SALA DE AULA.
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Rotina na Alfabetização:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Caracterização da Instituição
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Oficina de Apropriação de Resultados
Jogo do Boliche.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Oficina de Apropriação de Resultados
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
Novas Tecnologias no EJA,
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
JOGO DAS DEZENAS.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Linguagem Oral e Escrita
Planejamento da Rotina Semanal
Franceline Michailoff
Educação Especial: Surdez
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
1ª Formação de Professores Coordenadores
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Cláudia Oliveira Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
Este aplicativo fala sobre a Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais. Pode ser utilizado em sala de aula, ou em casa para relembrar.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE LIBRAS

APRESENTAÇÃO: A Escola se localiza em um bairro de classe média alta próximo ao centro da cidade, também atendendo bairros adjacentes , zona rural, e etc. A escola é bem estruturada , apesar de que, as rampas de acesso foram feitas, mas até hoje não foram inauguradas. Dos 381 alunos da escola , 3 deles possuem as seguintes características : 1(um) totalmente mudo, e 2(dois) com deficiência mental leve. Essas 3(três) crianças estão no ensino fundamental – I Ciclo (6-10 anos). Essa escola foi escolhida por apresentar boa estrutura para atender crianças com deficiências físicas, mentais, surdas ou mudas.

PÚBLICO ALVO São 281 alunos de Ensino Fundamental –I Ciclo (6-10 anos), onde 2 deles são deficientes mentais leve , e um totalmente mudo. Estão no 4º Ano C da Escola Municipal Moacyr Teixeira na cidade de Pirapozinho-SP.

TEMA O tema que será trabalhado no projeto será sobre animais, levando para sala de aula brincadeiras, músicas, jogos, ou seja, materiais didáticos adequados com a faixa etária das crianças, desejando que o aluno aprenda o que está no conteúdo programado para as séries.

OBJETIVOS: Nosso objetivo é que eles aprendam o nome dos animais e algumas de suas características, assimilando o nome dos animais com as imagens.

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENVOLVIDOS: Matemática Contagem , noção de classificação e noção de sequências Língua Portuguesa Escrita , separação de sílabas e reconhecimento dos animais Ciências Características dos animais (pelo, pele, casco, bico, habitat, etc.) Artes Desenho, pintura, música Tema Tranversal : Libras Nome dos animais em linguagem de sinais

DURAÇÃO : As atividades terão duração de aproximadamente 1 (um) mês. Serão aplicadas uma vez por semana. Porém, dependendo do desenvolvimento das atividades aplicadas em sala de aula.

ATIVIDADE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE OBJETIVO DURAÇÃO Atividade 1: Ensinar em Libras os nomes dos animais. Incluir as crianças com deficiência logo na primeira atividade. 1 aula Atividade 2: Será apresentado várias fichas com desenhos de animais diferentes, onde os alunos deverão separa-los, contar quantos animais tem de cada espécie e escrever por extenso esse número. Aprender contagem, noção de números, noção de sequência e treinar libras. Atividade 3: Apresentar uma música (sonora e escrita) onde cada vez que for cantado o nome de um animal, eles terão de interpreta-lo em libras. Integrar a criança com deficiência do mundo dos ouvintes e vice-versa. Atividade 4: Será entregue um diagrama de letras onde as crianças devem encontrar os nomes dos animais e em seguida separar as sílabas. Separação silábica e treino da escrita.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS: ATIVIDADE RECURSOS PEDAGÓGICOS Atividade 1 Interprete de libras Atividade 2 Figuras de animais em cartolina ou similar Atividade 3 Aparelho de som e vídeo Atividade 4 Diagrama de letras

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS : A avaliação será o próprio projeto aplicado em aula, onde os alunos serão observados. CRITÉRIOS: Observação, desempenho no desenvolvimento das atividades e participação.

RESULTADOS : O objetivo fundamental do projeto é que os alunos aprendam os nomes dos animais, tanto em Língua Portuguesa quanto em Libras. E também o envolvimento e a socialização do deficiente com os demais alunos.

Grupo Amigos EMANOELA MEDEIROS LEMOS FELIPE GOMES ANDRADE MARCIO OLIVEIRA ALMEIDA PRICILA OLIVEIRA LIMA RACHEL CAROBINA SANTOS