CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
A Cultura Organizacional e Seus Componentes.... Definição: A Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
TEMA 7: O ESTADO E O CIDADÃO AULA 7 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
A NOVA MUSEOLOGIA O MOVIMENTO ( )
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ensino de História: teoria e prática
A canção “cartão de visita”, do Criolo, expressa:
Coordenação: Marcelo Correa
Disciplina: Organização e Métodos
CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Economia Solidária no Brasil
DESIGUAL- DADE SO CIAL Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL / (conexões de saberes – Sociologia)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Título do Projeto Nome do Aluno
Sociologia Aplicada à Administração
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
Profa. Mestre Marta Ajej
A racionalização, flexibilização e terceirização do trabalho
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
PODER, POLÍTICA E ESTADO
" A certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser sempre interrompidos antes de continuarmos.
Origens da Teoria Estruturalista
O conceito básico da Agenda 21
Gestão das Organizações
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Conceitos de negociação
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Letícia Pacheco dos Passos Claro
A centralidade da escola no mundo moderno
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A DIVERSIDADE CULTURAL
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Políticas Públicas, participação social e cidadania
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Ciberinfante criativo
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Max Weber  .
Os trabalhadores no contexto dos sistemas flexíveis de produção
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Dissertação argumentativa
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL. TERCEIRO SETOR É uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem.
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS Sociologia – Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar Augusto

QUAL O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA SOCIEDADE?

Em geral, as pessoas consideram os movimentos sociais sob apenas um ponto de vista: o das reinvindicações. Mas o movimento carrega outras dimensões: valores, crenças, história e diferença interna, bem como suas ações e práticas sociopolíticas.

ENTRE 1950 E 1960 Os movimentos eram entendidos apenas no contexto específico das mudanças sociais. Essa visão dizia que eles causavam desordem, causadores de conflitos, revoltas e revoluções. Era nocivo para a sociedade.

NOS ANOS 1990 Passaram a se apresentar de maneira mais difusa, organizados em redes nacionais e internacionais, reivindicando bandeiras locais e globais.

Os temas dos movimentos sociais se entrelaça com a cidadania Geralmente diz respeito aos grupos desprivilegiados que tentam ampliar os direitos de cidadania e o alcance dos protestos, de modo a se estenderem dos limites locais aos âmbitos nacional e global.

CARACTERÍSTICAS COMUNS Pode envolver transformação ou conservação de conquistas; Não apresentam coordenação única, pois existe uma diversidade de ideias e valores, de atuação e organização; Suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento para criar uma nova forma de interação e relacionamento; É formado de um repertório e recursos que convidam e/ou chamam a atenção da sociedade (greves, passeatas, panfletagem, etc)

MOVIMENTOS SOCIAIS São ações coletivas com o objetivo de manter ou de mudar uma situação. Em geral, envolvem confronto político e tem relação de oposição ou parceria com o Estado. Tal força pode ser exercida: “de baixo” – Por meio de atividades construídas por pessoas comuns em graus diversos de associação. “de cima” – Por iniciativa de membros da elite (políticos, dirigentes, intelectuais, administradores, entre outros.)

MOVIMENTO TRADICIONAL apresenta uma organização hierárquica; está ligado principalmente ao movimento trabalhista; dão origem aos sindicatos, associações e partidos

NOVOS MOVIMENTOS desloca a pauta da economia para os aspectos culturais; geralmente o poder é organizado de forma horizontal; buscam transformar os comportamentos e valores dos diversos segmentos sociais.

MOVIMENTO SOCIAL E JUVENTUDE pluriclassista (jovens de várias camadas sociais); maior transitoriedade dos protagonistas (sempre se renova); ganha papel de destaque no Brasil a partir de 1960, quando exige mudanças no sistema educacional.

referência SILVA, Afrânio et al. Movimentos sociais. In: Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2016. Outra janela: https://janelaideia.wordpress.com/2017/09/17/caracteristicas-dos-movimentos-sociais/