RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMS/PAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE Coordenadoria de Projetos e Economia da Saúde Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado.
Advertisements

DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Plano Estadual de Saúde PES Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS Plano Estadual de Saúde de Goiás /
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
OUVIDORIA PÚBLICA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS
Pet-Saúde graduaSUS - Enfermagem
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Paulo Ricardo O. da Silva
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
Manoel Messias Santos Alves
CONSTRUÇÃO DE PREMISSAS
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Indicadores operacionais e de resultado
Orientadora: Daniela Nunes
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Sistema Único de Saúde – Brasil Legislação, Princípios e Diretrizes
PESQUISA CIENTÍFICA.
CHEFE DO SETOR DE FISCALIZAÇÃO
Leitura na escola e na comunidade
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
I Seminário de Atenção Psicossocial da AP 1.0
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
ALTA QUALIFICADA NO PROCESSO DE DESOSPITALIZAÇÃO
RAPS Embu das Artes Antoniella Santos Vieira e Bárbara Bella Urban
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
6 conahp.
COMPLEXO ESTADUAL DE REGULAÇÃO “Divaneide Ferreira de Souza”
Rede de Atenção às Urgências e Emergências: Saúde toda Hora
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
Inscrita na Constituição Federal, a Participação da Comunidade na Saúde, importante diretriz do Sistema Único de Saúde -SUS, é preceito defendido e estimulado.
CONSELHO DE ESTADUAL DA SAÚDE
Acolhimento Pedagógico 2019
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMS/PAS Mariana Alves Melo (Economista, Mestre em Saúde Pública – USP) Assessora do COSEMS SP contato: mariana@cosemssp.org.br marianamelo.economista@gmail.com (11)98347-4810

Fundamentação Legal Mais recente Decreto nº 7.508/2011 (Organização do SUS, Planejamento em Saúde, Assistência à saúde e Articulação interfederativa) Lei Complementar nº 141/2012 (Valores mínimos por Ente, Critérios de rateio dos recursos de transferência e Normas de Fiscalização, Avaliação e controle das Despesas) Portaria 2.135/2013 (Define Diretrizes para o processo de Planejamento no SUS)

Construção PMS / PAS - Diadema Projeto: PLANEJA SAÚDE; Objetivo: Construção do Plano Municipal de Saúde e Programação Anual de Saúde; Diretriz: Capilaridade e participação (vocação cidade); Três Fases/etapas: Seminário de Planejamento de Saúde – Sensibilização e Diagnóstico: abertura das programações, envolvendo todos os atores da administração municipal, incluindo prefeito, demais secretários municipais, gestores da saúde, conselheiros e representantes da população. Na oportunidade, discutiu-se o posicionamento de Diadema nos contextos local (Diagnóstico ampliado da RAS), regional e nacional, sob a luz de diálogos com especialistas convidados;

Construção PMS / PAS - Diadema Oficinas de Planejamento local (plenárias – coleta de dados): Visita a todos os estabelecimentos de saúde (inclusive os serviços administrativos) - apresentação do projeto, orientação básica acerca do rito de planejamento do SUS, coleta de informações/gargalos (FormSUS), discussão dialogada com usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros; Coleta de Dados: FormSUS - Como forma de facilitar a participação de gestores e população, disponibilizou-se um instrumento eletrônico de coleta, desenvolvido na plataforma FormSUS, assim como o mesmo formulário em versão impressa para os que a preferiram. Esse instrumento de coleta caracterizou-se por uma lista de campos abertos com as seguintes temáticas: “Atenção Básica (UBS)”, “Atenção Especializada (Quarteirão da Saúde, CR ISTs/AIDS)”, “Urgência e Emergência (SAMU / Pronto Socorro / PAs)”, “Atenção Hospitalar (Hospital Municipal)”, “Atenção Psicossocial (CAPS)”, “Saúde da mulher e da criança”, “Saúde da pessoa idosa”, “Saúde dos portadores de doenças crônicas”, “Vigilância à saúde”, “Gestão (educação permanente, humanização, etc.)” e “Outros”; Construção Documento Tese: oficinas, sob a responsabilidade de gestores e conselheiros municipais e populares, para análise das propostas coletadas objetivando a construção do documento tese, à luz dos pressupostos do planejamento (magnitude, transcendência, vulnerabilidade e custo) e das diretrizes ministeriais, estaduais e municipais;

Construção PMS / PAS Consolidação Documento Tese: Plano Municipal – Classificação/Sintetização das pactuações (dados coletados, plano de governo, nortes da coordenação – baseado no diagnóstico ampliado) na estrutura de Diretriz, Objetivo, Meta, Indicador e ação com definição do ano de execução (já que no PPA já se define os valores no Tempo); Programação Anual de Saúde - Oficinas com a equipe técnica para rever o “pincelamento das ações” para o ano e 2018;

Construção PMS / PAS - Diadema Conferência – Pactuação e validação do resultado do Plano: Conclusão do processo com a realização da X Conferência Municipal de Saúde, realizada de 24 a 26 de agosto de 2017, na qual representantes das etapas anteriores reuniram-se para a definição do Plano Municipal de Saúde 2018- 2021; Palestras de Especialistas: Na noite de abertura da Conferência, além da leitura do Regimento Interno, tivemos a participação de convidados especialistas e contextualização dos objetivos da mesma. Rodas de Discussão: No segundo dia de atividades, em torno de 400 participantes tiveram a oportunidade de participar de duas rodas de discussão, uma pela manhã e outra pela tarde, optando entre 6 temas: “Atenção Básica e Especializada”, “Urgência e Emergência”, “Assistência Farmacêutica”, “Saúde Mental”, “Vigilância e Gestão”, “Educação Permanente” e “Controle Social” para a discussão das propostas da gestão e das coletadas nas plenárias e formulários, previamente organizadas sob a estrutura de diretrizes, objetivos, metas e ações. Aclamação do Documento – Base: Na manhã do terceiro dia e encerramento da Conferência, os resultados das rodas temáticas de discussão foram apresentados por cada coordenação e aclamados como produto da Conferência e documento-base do Plano Municipal de Saúde .

PAS

“A economia não lida com coisas e objetos materiais tangíveis, trata dos homens, suas ações e propósitos.”  LUDWIG VON MISES