PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Avaliação Institucional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Prefeitura municipal de Imperatriz
Parâmetros Curriculares Nacionais
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Roteiro de observação de estágio
Projeto Institucional das escolas Salesianas
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?

PERGUNTA-SE O conselho de classe tem favorecido a discussão das questões da prática pedagógica da sala de aula e da escola como um todo? A escola tem favorecido o debate e a troca de experiências objetivando a reflexão criadora na busca por propostas de ensino relevantes e necessárias?

O CONSELHO DE CLASSE É: ...Uma instância coletiva com o objetivo de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem. Um espaço interdisciplinar de reflexão sobre: Objetivos almejados pela escola Dificuldades e avanços na organização do ensino Metodologias utilizadas Conteúdos selecionados Tipos de atividades propostas Formas de avaliação Critérios e instrumentos utilizados para o conhecimento do aluno

O CONSELHO DE CLASSE é uma reunião pedagógica que congrega professores de diferentes áreas. Tem como objeto de estudo o desempenho do estudante. É portanto uma instância interdisciplinar que se organiza como uma rede e toma diferentes tipos de decisões pedagógicas.

as práticas pedagógicas o projeto pedagógico da escola Por que Conselhos de Classe? A importância dos Conselhos de Classe reside nas suas possibilidades de congregar diferentes pontos de vista na construção do conhecimento. o aluno as práticas pedagógicas o processo de ensino o currículo o projeto pedagógico da escola

A DINÂMICA DAS REUNIÕES Deve privilegiar três dimensões de análise: 1. Visão globalizada da relação pedagógica estabelecida entre as turmas e os diferentes aspectos e indicadores definidos para a avaliação. 2. Visão particularizada da relação pedagógica estabelecida em cada turma e os diferentes aspectos e indicadores definidos para a avaliação. 3. Visão específica em relação aos conteúdos curriculares, metodologias, situações educativas, professores, alunos.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO # DOCUMENTO RECONHECIMENTO CONTÍNUO DOS CONTEXTOS DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO # DOCUMENTO na escola Organização do trabalho na sala de aula Relação com as famílias e a comunidade curricular Relação com o conhecimento sócio cultural

as práticas pedagógicas Por que dialogar e integrar são urgências permanentes? pelas suas possibilidades de articular diferentes pontos de vista na construção do conhecimento sobre a realidade. O professor o aluno as práticas pedagógicas o processo de ensino o currículo NOÇÃO DE CONJUNTO

NOÇÃO DE CONJUNTO GESTÃO ESCOLAR

A Gestão Escolar exige o conhecimento da realidade! O GESTOR É AQUELE QUE FAVORECE O QUE DEVE ACONTECER! MEDIA / APOIA / INCENTIVA / COLABORA / INDUZ

METAS PARA A GESTÃO NUM NOVO TEMPO 1- CRIAR A CULTURA da colaboração, da parceria, da comunicação e do diálogo, da reflexão sobre os dados e da ação a partir dos dados 2- CRIAR LAÇOS entre os sistemas federal, estadual, municipal e as Instituições de Ensino Superior 3- CRIAR BASES para a formulação de juízos próprios na perspectiva de alimentar o debate entre os diferentes órgãos e instituições na estruturação de parcerias.

PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO

O CONSELHO DE CLASSE SERÁ UMA INSTÂNCIA SIGNIFICATIVA SE: ... ajudar o aluno a conhecer suas possibilidades, necessidades, pontos fortes e fracos e estratégias de estudo. ... gerar + aprendizagem ... reorientar o ensino diante das necessidades evidenciadas pela realidade ...permitir ao professor sua auto formação, compreendendo melhor a sua ação prática. ... auxiliar a escola a reconhecer-se frente ao projeto político-pedagógico real que o cotidiano escolar lhe apresenta.

Identidade profissional; Didática e as tecnologias de ensino; EIXOS CENTRAIS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL O conhecimento; Identidade profissional; Didática e as tecnologias de ensino; O trabalho em equipe; O compromisso social. 15

HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Saber comunicar, dialogar e escutar; Saber registrar experiências conforme normas acadêmicas; Aprender com os pares e com a experiência; Saber lidar com a autonomia; Ter o desejo pelo conhecimento e pelo fazer cada vez mais e melhor. 16

A ARTE DE MEDIAR UM DIÁLOGO está diretamente vinculada à ARTE DE OUVIR PARA Aprender a lidar com a vida e com as pessoas na construção de um mundo sustentável e de paz.