Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Curso Informática Básica
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Projeto - A escola e o meio ambiente
Escola Estadual Senador Filinto Muller
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Um projeto de responsabilidade social
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Projeto aquecimento Global
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Educação Ambiental - GPEEA
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Projeto Semana da Pátria
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
PROJETO JARDIM SUSPENSO
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Projeto de Informática Educacional
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Responsabilidade Socioambiental
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
A Arte na Literatura de Cordel
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA E.E.AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO Prof.ª Selma.
Proposta de atividade, esboço inicial
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
O computador como Meio e como Fim...
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Transcrição da apresentação:

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho

JUSTIFICATIVA      O meio ambiente como fonte de recursos necessários ao desenvolvimento comunidade humana tem importância fundamental para a sobrevivência de todos os indivíduos que formam o sistema.     O homem usufrui dos recursos naturais de forma  predatória e devastadora sem se preocupar com o esgotamento dos mesmos.

  APRESENTAÇÃO   Este projeto surge de uma necessidade da comunidade do registro, do cuidado, do cumprimento do papel e missão da escola, na formação de talentos e reconhecimento sócio- econômico ao longo de seus anos e atuação e das ações constantes de preservação e conservação do Meio Ambiente na Região, além de buscar estar sempre na base do alicerce educacional, enfocando como pioneira as questões que nos leva a auto gestão e sustentabilidade. 

    OBJETIVO GERAL:       Despertar a comunidade escolar para a necessidade de desenvolver ações adequadas para a reintegração do ser humano no processo de preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 

ESTRATEGIAS: Registrar as atividades sugeridas; Criar projetos de preservação ambiental. Catalogar pessoas envolvidas no processo (professores, funcionários, da comunidade); Programar palestras, cursos, oficinas, seminários e workshop da questão ambiental em suas diversas matrizes; Instituir um prêmio  para a ação ecológica mais atrativa; Criar um blog para socializar ações de preservação e conservação do meio ambiente; Criar um grupo de discussão através de um  Orkut  e as comunidades relacionadas ao tema proposto.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES Criação de hortas; Criação de canteiros;. Reciclagem Blog  para registros individuais e coletivos com ações ecologicamente corretas. Oficinas sobre questões ambientais com palestras, exibições de filmes etc. Transformando lixo em arte. O meio ambiente em vídeo Painel de fotografias

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS   Língua Portuguesa - confecção de cartazes, leitura, interpretação; Educação Física- acompanhamento dos alunos nas caminhadas e nas  atividades práticas; Geografia- estudo de solo; Biologia- Biodiversidade, estudo da fauna , flora, reciclagem, importância dos elementos naturais para o desenvolvimento sustentável; Redação- cartazes, produção de texto; História/ Sociologia- trabalhar aspectos históricos e sociais sobre a importância da preservação do meio ambiente Ética- estimular ações positivas para conservação da nossa natureza; Inglês- estudo da linguagem informatizada; Matemática- medição da área a ser plantada. 

DURAÇÃO DO PROJETO Todo Ano letivo

RECURSOS UTILIZADOS Textos; Computadores ligados a internet; Data show; Retroprojetor; Rádio; DVD; TV; Filmadora ; Câmera digital/ analógica; Mudas de plantas , flores, hortaliças; Terra vegetal; Grama; Equipamentos de aprendizagem(enxada, facão, foice, extrovenga, pá, gadanho, vassoura, tesoura, etc; Orgânico; Humus de minhoca; Pedras e cascalho; Sementes.

Resultados obtidos Como resultado o projeto teve uma revitalização da a´rea verde da escola , que antes tinha uma paisagem árida e desertificada. Depois que o projeto aconteceu tudo ficou diferente na unidade escolar! Os estudantes resgataram a sua auto estima em relação á escola, ao meio ambiente e até mesmo em relação as suas ações no dia-a-dia!

BIBLIOGRAFIA SATO, M.; SANTOS, J. E. Agenda 21 em sinopse. São Carlos, 1996. 41 p. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, 1995. 429 p. DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, NUPAUB/USP, 1994.