As origens dos problemas de comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Advertisements

ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Endomarketing como ferramenta de gestão
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Fale Bem em Público.
Eu sou seu cliente sabia?
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Escola Municpal Epitácio Campos
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Desenvolvendo Auxiliares
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Valor Consultoria Empresarial
Amado filho.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
GENTILEZA.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
2008 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Desenvolvimento, implementação e avaliação.
Principais conceitos de Jim Cunningham O Noticenter preparou uma apresentação com os principais conceitos apresentados por Jim Cunningham nas palestras.
Como evitar conflitos:
Comunicação Empresarial
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Ética e Moral na formação dos filhos
O Culto Jovem deverá voltar a ser um programa de ação missionária
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Negociação.
Conhecimento de mundo.
Gilmar Junior Equipe: Gilmar Junior Victor Hugo Victor Hugo Alexsandra Alexsandra Wellison Miranda Wellison Miranda Silvinho Cruz Professor: Silvinho.
Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
Planear a mudança Tomar controle.
LUTE PELAS SUAS IDEIAS LUTE PELAS SUAS IDEIAS (Desde que elas sejam eficientes) Ideias sempre são bem vindas, mas você precisa defendê-las. Porém cuidado.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Competências Gerenciais
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
FEEDBACK.
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
Henry Ford “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Não se nasce pescador de peixe ou pescador de homens. E o preparo começa.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Acabias Marques Luiz. III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de.
Redação publicitária I
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
REUNIÕES DE TRABALHO.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Como se comunicar em seminários
Profª. Especialista Mirian Leite
Professor Douglas Pereira da Silva
A Liderança transformacional
Temperamentos.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Assistente de Recursos Humanos
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

As origens dos problemas de comunicação Aula Prática 1 Profª: Taciana de Barros Jerônimo

Categorias de falha 1- fracasso na comunicação de toda a mensagem, ou parte dela; 2- Comunicação da mensagem errada.

Motivos Medo de se comunicar; Comportamento (reação dos funcionários de modo rancoroso e vingativo); Local e horário; Forma muito rebuscada e indireta; Sarcasmo; Saber ouvir.

Prepare-se Preste atenção na conversa; Preste atenção nas discrepâncias entre o que você falou e o que o funcionário disse; Tente parafrasear para compreender o que o funcionário entendeu; Use quadro de aviso; Pergunte aos funcionários o que eles acharam das informações que estão nos quadros de aviso; Não tenha pressa ao comunicar-se.

Prepare-se Saiba dividir os funcionários que as informações afetam diretamente com aqueles que não são afetados; Tente diminuir a sensação de isolamento dos funcionários; Faça comentários durante as reuniões para saber se os funcionários estão lendo as informações no quadro de aviso; Permita que os funcionários dêem sugestões e façam comentários

Prepare-se Planeje a reunião: evitar excesso de informação desnecessária e a não transmissão das que realmente são importantes; Evite usar jargões. A CHAVE DO SUCESSO DA COMUNICAÇÃO É CONTROLAR O CONTEÚDO DO QUE É DITO E O MÉTODO UTILIZADO NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

Como lidar com boatos Fazer declarações oficiais, com base em razões claras e pertinentes é a melhor maneira de se lidar com boatos; Saiba o que está sendo falado; Pergunte aos funcionários o teor do boato, não espere o contrário; Tenha o controle da situação.

Nunca Faça comentários sarcásticos visando mudar o comportamento do funcionário; Pense antes de afixar uma informação, se é suficiente para estabelecer um canal de comunicação; Esqueça de se planejar antes de transmitir qualquer informação importante para sua equipe.

Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo

Prepare-se Reúna todos os fatos e provas antes de tomar uma decisão; Ensaie a melhor maneira de apresentar esta decisão aos seus funcionários; Esteja a disposição para responder as perguntas; Dê um tempo para se ajustarem às mudanças; Informe os motivos de suas decisões

Prepare-se Não tente demonstrar solidariedade julgando a gerencia na frente de seus funcionários > para que eles não questionem sua autoridade e liderança. Um supervisor bonzinho nunca toma decisão impopular> cuidado com ele, pode deixá-lo quando mais se precisa.> pode não ter liderança.

Prepare-se A maioria das pessoas prefere ouvir decisões pessoalmente ao invés de receber um memorando. Seja honesto, tenha confiança no que faz desde o início. Acompanhe os funcionários, ajudando a tirar proveito de suas experiências no ambiente de trabalho.

Nunca Culpe a gerencia, dizendo que ela o forçou a anunciar as más notícias; Pegue os funcionários de surpresa; Tome partido, juntando-se ao grupo dos insatisfeitos com as novidades; Seja ambíguo, mesmo que tenha a intenção de suavizar o impacto; Esqueça que, na qualidade de supervisor, você deve proteger os interesses de seus funcionários da melhor maneira. Tente suavizar usando palavras ambíguas.