ESTADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Organizações Internacionais e Ordem Europeia
Integração econômica internacional.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Tópico III – Princípios Fundamentais
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
OS ESTADOS Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Alegações da Sérvia.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Direitos das Minorias © 2013
O ESTADO EM DIREITO INTERNACIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
Componentes Principais da Carta Olímpica
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
Organizações Internacionais Mundiais
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
É uma das nações que integram o Reino Unido. Constitucionalmente, o Reino Unido é de um Estado unitário com um parlamento e governo soberano. No entanto,
Direito Internacional Público
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
Tratados Internacionais
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Roteiro da Aula Convivência
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Natureza jurídica da UE
Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011.
Margarida Riso; nº O que é? Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, o Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Estágio Probatório.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
G-20.
1 Organizações Internacionais Personalidade internacional Organizações Internacionais Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia.
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Blocos Econômicos na América Latina
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Organização das Nações Unidas ONU
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Direito Internacional Público
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
S UJEITOS DO D IREITO I NTERNACIONAL P ÚBLICO O Estado.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO I FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

ESTADOS

Requisitos POVO; TERRITÓRIO DELIMITADO; GOVERNO SOBERANO.

CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS ESTADOS SIMPLES; ESTADOS COMPOSTOS POR COORDENAÇÃO; (1. União pessoal, a união real e a confederação de Estados; 2. a união federal) ESTADOS COMPOSTOS POR SUBORDINAÇÃO. (protetorados)

Nascimento de um Estado Nos dias atuais pode ocorrer de três formas: Separação de parte da população e do território de um Estado, subsistindo a personalidade internacional da “mãe pátria”; Dissolução total de um Estado não subsistindo a personalidade do antigo Estado; Fusão em torno e um Estado novo;

Expressão jurídico-institucional da Igreja Católica; Santa-Sé Expressão jurídico-institucional da Igreja Católica; possui jus legacionis; possui jus tractuum; membro observador da ONU.

Organizações Internacionais Associação voluntária de Sujeitos de Direito; Possui um ato institutivo; Possui personalidade jurídica; Possui órgãos próprios; Exercícios de poderes próprios;

Organização das Nações Unidas (ONU) Criada pela Carta das Nações Unidas de São Francisco de 24 de outubro de 1945. A Carta divide em : Preâmbulo Capítulo I – versa sobre os princípios e os propósitos da ONU. Capítulo II – define os critério de adesão; Capítulos III e XV – descrevem os órgão e seus respectivos poderes; Capítulos XVI e XVII – descrevem os convênios para integrar-se à ONU; Capítulos XVIII e XIX – definem critérios para retificação da Carta

Conselho Econômico e Social Prepara relatórios, estudos e faz recomendações no assunto que lhe pertine; Convoca conferências e prepara projetos; Promove o respeito aos Direitos Fundamentais; Negocia os Acordos Internacionais. Possui quatro comissões econômicas regionais: Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL); Comissão Econômica para a Europa (CEE); Comissão Econômica Social para a Ásia e o Pacífico(UNESCAP) Comissão Econômica para a Africa(CEA)

Secretariado Órgão permanente responsável pelas funções administrativas da ONU. O secretário geral tem mandato de cinco anos e é responsável exclusivamente pelo ONU;

Assembléia Geral É o órgão mais democrático da ONU com um representante de cada Estado membro; Reúne-se anualmente na terceira terça-feira do mês de setembro; Tem suas funções delineadas no Art. 18 da Carta.