TÉCNICAS DE RECREAÇÃO Aula 08 – DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRA E JOGO / O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES POR FAIXAS ETÁRIAS.

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Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE RECREAÇÃO Aula 08 – DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRA E JOGO / O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES POR FAIXAS ETÁRIAS

BRINCADEIRA X JOGO Existem algumas diferenças fundamentais entre ambas. Nesta aula você saberá quais são elas, considerando: Existência de Vencedor Formalidade Regras Final Ápice Modificações Consequências

EXISTÊNCIA DE VENCEDOR BRINCADEIRA X JOGO EXISTÊNCIA DE VENCEDOR BRINCADEIRA Não há como se vencer uma brincadeira. Ela acontece enquanto houver motivação e interesse por ela. JOGO Se uma atividade recreativa permite alcançar vitória, ou seja, poder haver um vencedor, trata-se de um jogo. O jogo busca um vencedor.

BRINCADEIRA X JOGO FORMALIDADE BRINCADEIRA JOGO Nem sempre apresentam evolução regular ou desenvolvimento formal. JOGO Apresenta evolução regular: começo, meio e fim.

BRINCADEIRA X JOGO REGRAS BRINCADEIRA JOGO São mais livres. Podem ou não ter regras, geralmente menos rígidas. As brincadeiras sem regras são individuais. O grupo, só por existir, sugere regras. JOGO Sempre terá regras pré-estabelecidas, apesar de adaptáveis, dependendo do intuito da atividade.

BRINCADEIRA X JOGO ÁPICE BRINCADEIRA JOGO Podem ter um ponto alto a ser atingido, mas, muitas vezes, não têm. JOGO Sempre terá um ponto alto a ser atingido, como marcar um ponto ou cumprir uma tarefa.

BRINCADEIRA X JOGO MODIFICAÇÕES BRINCADEIRA JOGO Pode sofrer mudanças durante seu desenvolvimento, de acordo com os interesses dos participantes no momento de sua vivência. JOGO Se pretendemos fazer uma modificação em um jogo, devemos interrompê-lo, inserir a modificação como nova regra, para depois reiniciá-lo.

BRINCADEIRA X JOGO CONSEQUÊNCIAS BRINCADEIRA JOGO Por serem desvinculadas de muitos padrões, têm consequências mais imprevisíveis. JOGO É possível a previsão de algumas consequências dos jogos.

JOGOS PEQUENOS X GRANDES REGRAS PEQUENO Cobradas de forma mais flexível. Mais simples e em menor quantidade. GRANDE Cobradas de forma rígida. Mais complexas e em maior quantidade.

JOGOS PEQUENOS X GRANDES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PEQUENO Recreador = Orientador GRANDE Recreador = Árbitro

INTRODUÇÃO Qualquer atividade pode ser adaptada a diferentes faixas etárias, desde que se respeite as características e comportamentos de cada idade. APONTE QUAIS CARACTERÍSTICAS SÃO TÍPICAS DAS SEGUINTES FAIXAS ETÁRIAS 0 A 3 ANOS 4 A 7 ANOS 8 A 12 ANOS 12 A 18 ANOS ADULTOS TERCEIRA IDADE

FAIXA ETÁRIA 0 a 2 anos Egocentrismo Descoberta: tato, movimento, formas, pesos, texturas, reproduzir sons, engatinhar, andar. Coordenação motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicar ATIVIDADES ADEQUADAS: Brincadeiras referentes à educação sócio-motora (sentir/executar) Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

FAIXA ETÁRIA 2 A 4 ANOS Continuam características anteriores Fantasia e invenção Criatividade TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Brincadeiras sem regras ou com regras simples Utilização de formas básicas de movimento (correr, saltar, andar, rolar, etc) Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha, etc)

FAIXA ETÁRIA 4 A 6 ANOS Muita movimentação Começa a aceitar e compreender regras Maior atenção e concentração Interesse por números, letras, palavras e seus significados O grupo começa a ter importância ATIVIDADES ADEQUADAS Brincadeiras com ou sem regras Atividades de alta intensidade Representação

FAIXA ETÁRIA 6 A 8 ANOS Muita movimentação Boa discriminação visual e auditiva Atenção e memória Aceita regras Convive bem em grupo Começa a definir os interesses próprios Despertar natural da competitividade

FAIXA ETÁRIA 6 A 8 ANOS TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Brincadeiras Alguns pequenos jogos Atividades em equipes Desafios (com os outros e consigo mesmo) Atividades de muita movimentação

FAIXA ETÁRIA 8 A 10 ANOS O grupo é cada vez mais importante Memória plenamente desenvolvida Raciocínio concreto e aquisição de raciocínio abstrato Capacidade de reflexão (medir consequências)

FAIXA ETÁRIA 8 A 10 ANOS TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Brincadeiras Pequenos jogos Atividades em equipes Atividades que envolvam estratégias Atividades de raciocínio Atividades de desafio

FAIXA ETÁRIA 10 A 12 ANOS Separação de sexos Compreensão da sexualidade Início das diferenças de habilidades motoras entre os sexos Início das diferenças de maturidade (meninas na pré-puberdade, meninos mais infantis) Isolam-se em pequenos grupos (“panelinhas”)

FAIXA ETÁRIA 10 A 12 ANOS TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Menor interesse pelas brincadeiras Pequenos jogos em potencial Grandes jogos simplificados Atividades de integração social (aproximação) Atividades em equipes

FAIXA ETÁRIA 12 A 14 ANOS Revalorização do sexo oposto Supervalorização da competição Grande discrepância de habilidades e de maturidade entre os sexos Necessidade de auto-afirmação Falta de percepção dos limites sociais Grandes conflitos de personalidade Altamente influenciáveis

FAIXA ETÁRIA 12 A 14 ANOS TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Desvalorização das brincadeiras Pequenos jogos em pequena escala Grandes jogos em potencial

FAIXA ETÁRIA 14 A 18 ANOS Identificação plena com o sexo oposto Grande diferença de habilidade entre os sexos Aceitação e discussão das diferenças de habilidades entre os sexos Ainda apresenta necessidade de auto-afirmação Começa a supervalorizar a estética Desprezo pela atividade motora (idade da preguiça) Visão da atividade lúdica não só como atividade física Valorização das atividades sociais e culturais

FAIXA ETÁRIA TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Esporte propriamente dito Gincanas de múltiplas dificuldades Grande jogos com grande complexidade de regras Atividades junto à natureza Modismos Cinema, teatro, shows, dança Festas, reuniões, bate-papo, redes sociais Passeios e viagens

FAIXA ETÁRIA ADULTOS Revalorização da atividade física (saúde, estética e bem-estar) Valorização da atividade lúdica (diminuição do estresse), especialmente em grupo Aceitação do sexo oposto na atividade lúdica Supervalorização da estética (em maior intensidade) Dificuldade de se expor, por medo do ridículo (status ou convenções sociais) Dificuldade para se aproximar de outros indivíduos para a vivência de atividades lúdicas Aceita a derrota e a vitória (com exceções)

FAIXA ETÁRIA ADULTOS TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Esporte propriamente dito Atividades em grupo Grandes enfoque aos jogos de salão e de mesa Jogos de sorte e azar; apostas Modismos Cinema, teatro, shows, dança Festas, reuniões, bate-papo Gincanas Atividades culturais Passeios e viagens Flanar, vagar, contemplar, “nada-fazer”

FAIXA ETÁRIA TERCEIRA IDADE Necessidade de integração social (muitas vezes são descriminados) Necessita e valoriza a atividade em grupo Necessita e valoriza vivências físicas e/ou lúdicas Valoriza a atividade cultural Dificuldade de aceitação dos erros e acertos das outras pessoas Dificuldade de aceitação do novo Não sente tanta dificuldade de se expor (permite-se mais) Consegue aceitar a derrota com naturalidade Valoriza mais a participação que o resultado

FAIXA ETÁRIA TERCEIRA IDADE TIPOS DE ATIVIDADES ADEQUADAS Esportes (aceita adaptação das regras à sua faixa etária) Atividades artesanais e trabalhos manuais Bricolagem Jogos de salão em potencial Jogos de mesa em potencial Cinema, teatros, shows Atividades junto à natureza Excursões, viagens, passeios, piqueniques

FAIXA ETÁRIA TERCEIRA IDADE: DICAS COMPLEMENTARES Deve-se levar em conta que não haja muita informação e que não seja muito complicada Evitar explicações muito longas ou duvidosas Não utilizar velocidade Prever problemas de equilíbrio Não chegar à fadiga Evitar permanecer em pé por muito tempo Evitar mudanças rápidas de posição Evitar posições suspensas Evitar bloqueios respiratórios Evitar extensões musculares forçadas

TRABALHO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE RECREATIVA POR FAIXA ETÁRIA, CONTENDO: FOTOS OU VÍDEO DA ATIVIDADE RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS EM AULA PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES PARA POSSÍVEIS PROBLEMAS RELACIONADOS A CADA FAIXA ETÁRIA