Gestão do Conhecimento e Inovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Seminário Federasul – SEBRAE de INOVAÇÃO
Planejamento estratégico de pessoas
Qualidade Total.
Administração Estratégica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Gestão do Conhecimento na prática
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Diferenciação e Posicionamento (II)
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Integrações da Logística
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Prof(a): Patrícia Braz
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO BÁSICO.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Formação Profissional IV
Recursos Humanos do Projeto
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Repensando a Logística
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Processos Administrativos Aula 1
As mudanças e transformações na função de RH
Gestão de Pessoas.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Prof. Msc. Suellen Sanne Batista.  Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década,
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Análise do Ambiente Competitivo
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
Produto e desenvolvimento de novo produto
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento e Inovação

Tipos de inovação Radical Incremental quebra de paradigma; mudança profunda no produto ou processo envolvido; são mais difíceis de acontecer; Ex. lâmpada elétrica. Incremental constituída de pequenas mudanças ou melhorias que são agregadas aos produtos ou processos de forma contínua; deve ser preocupação permanente das empresas. Ex. lâmpada de vapor de sódio

Tipos de Inovação Inovação de Produto Os tamagotchi - Esta criação de um animal de estimação tenta ir ao encontro de todas as necessidades existentes no mercado: como animal virtual, ultrapassa todas as contrariedades inerentes a um animal verdadeiro, como a necessidade de se despender tempo a tomar conta dele e a educá-lo, o dinheiro para o comprar e sustentar e, finalmente, o espaço necessário para o seu dia-a-dia; por outro lado, oferece os benefícios de um animal verdadeiro, como a companhia e a dependência, tentando desta forma diminuir os efeitos do estilo de vida actual (grande exigência profissional e pouco tempo de lazer). .

Tipos de Inovação Ainda Inovação de Produto I Pod - Corresponde ao desenvolvimento de um novo produto partindo de outros produtos, o Pressman e os auscultadores portáteis

Tipos de Inovação Inovação de Processo As  Pringles  - Não sendo verdadeiramente batatas fritas, este produto, desenvolvido pela  Procter & Gamble , é reconhecido pelo consumidor como tal. A sua tecnologia de produção é completamente distinta da utilizada no fabrico das batatas fritas ditas clássicas. Neste produto é possível reconhecer outros tipos de inovações: de marca e de embalagem .

Tipos de Inovação Ainda Inovação de Processo O franchising - Através deste método , uma empresa pode alargar a sua rede de distribuição, fazendo chegar os seus produtos ou serviços junto de um maior número de potenciais consumidores, e com investimentos bastante mais limitados. Neste sentido, o franshising foi uma inovação de processo quando surgiu .

Tipos de Inovação Inovação de Conceito O  telefone celular  - Criado em 1979 pela  Ericsson , o telefone celular -  telemóvel  - introduziu no mundo das telecomunicações um conceito inovador: o de um aparelho que, utilizado da mesma forma que um telefone convencional, não tivesse a limitação de uma ligação física a uma rede. Para tal, o telefone celular, tal como a rádio e a televisão, utiliza as ondas hertzianas como meio de propagação, o que representou uma ruptura completa com o conceito base do telefone convencional.

Tipos de Inovação Inovação de Conceito O  código de barras  - Criado em 1949, é o exemplo de uma inovação que surge demasiado avançada no tempo. Só na década de 70 se reuniram as condições técnicas necessárias para a aplicação bem sucedida da ideia original, com o aparecimento dos primeiros leitores ópticos, com a normalização introduzida pela Codificação Universal de produtos e com a criação do código alfa-numérico pela Intermec, fazendo corresponder letras e números às barras verticais. Com múltiplas aplicações, a utilização do código de barras nos hipermercados, para identificar os produtos e os preços nas caixas, é provavelmente a mais familiar. Nesta aplicação em concreto, tornando-se desnecessário digitar o preço, acelera-se com isso o processo de pagamento.

Tipos de Inovação Inovação de Embalagem O  WC pato  - Este produto, como o nome transmite de uma forma extraordinária, diferencia-se de toda a concorrência pela revolucionária forma da embalagem, com a extremidade com o formato do pescoço de um pato. No entanto, a associação do nome à forma da embalagem não é o elemento-chave. O seu lema, "Vai onde os outros não chegam", traduz a vantagem competitiva que o produto apresenta: com tal forma, o WC Pato consegue desinfectar o rebordo das sanitas de forma eficiente, satisfazendo deste modo uma necessidade que se encontrava insatisfeita.

Tipos de Inovação

Por que algumas empresas são inovadoras e outras não?

Pessoa

Cargo Pessoa

Arquitetura Cargo Pessoa

Cultura Organizacional Arquitetura Cargo Pessoa

As jaulas e cadeias progressivas. Cultura Arquitetura Estilo de Gestão Organizacional Arquitetura As jaulas e cadeias progressivas. Cargo Pessoa

Quais são as fontes de inovação em uma empresa?  

Inovação Talentos

1. Talentos                                                         

Competências Saber Conhecimento

Saber Fazer Competências Saber Habilidades Conhecimento

Competências Atitude Habilidades Conhecimento Saber Fazer Acontecer

Ter pessoas... nem sempre significa ter talentos.

Atrair e reter talentos é suficiente?

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos Aplicar Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos Aplicar Talentos Recompensar Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos Aplicar Talentos Recompensar Talentos Desenvolver Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos Aplicar Talentos Recompensar Talentos Desenvolver Talentos Manter Talentos

Fatores Críticos de Sucesso do RH 4 Fatores Críticos de Sucesso do RH Gestão de Talentos Agregar Talentos Aplicar Talentos Recompensar Talentos Desenvolver Talentos Manter Talentos Monitorar Talentos

Cultura Organizacional Inovação Talentos