Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Advertisements

PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Programa de Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa Centro Universitário Moura Lacerda Cenários e Tendências no Ensino Superior Parte II Cenários.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Universidade Federal de Goiás
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
V Encontro Nacional do Censo da Educação Superior Experiência no Processo de Migração.
Consultor de Planejamento
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Mesa: Olhares institucionais para a formação docente Cleverson Pereira de Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Articulando a competência da indústria catarinense
Antes de decidir, pense no estudante. Cenários da Educação Superior a Distância Marta Abramo Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
A PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL
DADOS UFMT GERAL Câmpus 5 Polos 26.
PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA OSTENSIVA
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Resultados e Discussões
MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA
“Enfermagem a Distância Faz Mal a Saúde ? “
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Estabelecimento de ensino
São Paulo State University
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
Introdução a Educação a Distância
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Série Histórica Anuário Estatístico: análises dos anos de 2012 a 2016.
O retrato do Censo para a graduação a distância
O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará
Marcelo Ximenes A. Bizerril
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DESCOBERTA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA SUPERVISIONADOS APLICADOS AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA/UFPI Aline.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Apresentação do Censo EAD.BR 2016
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE
Engenharia da Computação
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO ATUAL E PERFIL DOS ALUNOS.
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EIXO 2- Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior ARQUITETURAS ACADÊMICAS, MODALIDADES, FORMAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NA.
Série Histórica Anuário Estatístico: análises dos anos de 2013 a 2017
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Norte (0,4%) Nordeste (-1,3%) Centro-Oeste (-0,2%)
Pesquisa Nacional de Perfil dos Discentes das IFES
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Principais Resultados do Censo 2012
Transcrição da apresentação:

Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração Prof. Dr. Sidinei Rocha-de-Oliveira – EA/UFRGS

Expansão das matrículas no Ensino Superior Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Expansão Cursos Presenciais e à Distância Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Ingressos por grau acadêmico Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Concluintes por Grau Acadêmico Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Censo 2017 – Perfil do Discente Atributos Presencial A Distância Sexo Feminino Feminino Categoria Administrativa Privada Privada Grau Acadêmico Bacharelado Licenciatura Turno Noturno n.a. Idade (ingressante) 18 21 Idade (matrícula) 21 29 Idade (concluinte) 23 34 Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Crescimento dos Cursos de Administração no Brasil Ano Total Pública Particular 2000 989 156 833 2001 1 205 166 1039 2002 1 413 182 1231 2003 1 710 192 1518 2004 2 046 221 1825 2005 2 484 230 2254 2006 2 836 279 2557 2007 2 886 287 2599 2008 3.207 305 2902 2009 3.958 357 3601 2010 3.855 372 3.483 2011 3.933 439 3.494 2012 4.088 538 3.550 2013 4.481 629 3.852 2014 4.645 637 4.008 2015 4.775 625 4.150 Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Matrículas, Ingressantes e Concluintes do curso de Administração   Mat Pres Mat Ead Ing Pres Ing Ead Conc Pres Conc Ead 2009 604.581 39.688 183.737 106.197 82.212 4.838 2010 705.690 128.186 188.441 42.782 112.678 8.422 2011 702.987 140.210 187.437 109.179 112.277 14.059 2012 668.985 164.057 212.260 121.864 111.284 22.743 2013 643.048 157.066 192.018 141.522 98.085 18.103 2014 623.373 178.563 189.737 86.781 93.976 18.209 2015 585.609 181.250 160.152 79.474 99.216 25.770 2016 524.945 186.039 143.582 90.161 93.505 24.799 2017 481.768 200.787 137.643 100.961 85.989 26.312 Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Matrículas nos cursos de Administração (2009-2017) Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Ingressantes e concluintes nos cursos de Administração (2009-2017) Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Concluintes na modalidade a distância (EaD) no curso de Administração nos ensinos público e privado (2009-2016). Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Matrículas, Ingressantes e Concluintes dos cursos Tecnológicos   Mat Pres Mat Ead Ing Pres Ing Ead Conc Pres Conc Ead 2009 129.157 31.651 77.554 51.216 39.701 7.392 2010 171.700 70.069 86.313 40.490 41.216 13.705 2011 230.660 88.132 115.052 238.628 51.691 11.848 2012 252.967 141.678 138.085 343.834 64.221 23.128 2013 215.921 196.225 126.122 301.874 66.564 34.557 2014 250.597 220.496 128.359 137.611 60.790 42.300 2015 237.154 219.180 102.787 124.783 66.408 51.538 2016 201.825 216.631 95.168 141.370 60.370 45.195 2017 186.402 255.294 94.690 175.045 48.786 45.811 Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Matrículas nos Tecnólogos (2009-2017) Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Ingressantes e concluintes em Tecnólogos (2009-2017) Fonte: Censo da Educação Superior – INEP/MEC

Taxa de Desistência por categoria Administrativa   Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Total 60,4 51,6 52,2 51,5 67,7 Universidade 41,9 37,4 53 67,1 Centro Universitário 62,9 64,3 53,4 55 66,3 Faculdade 63 56,4 51,7 51,1 81,9 Instituto Federal -- 52 39,2

Taxa de Desistência por Organização Acadêmica   Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Total 60,4 51,6 52,2 51,5 67,7 Pública Federal 35,1 36,2 32,3 39,5 41,7 Pública Estadual 45,5 31,5 42,5 37,6 47,4 Pública Municipal 88,1 39,1 54,4 49,8 Privada com fins lucrativos 58,1 55 51,2 51,4 54,8 Privada sem fins lucrativos 70,4 60,2 54,6 54 62,1

Considerações Redução do número de ingressantes Oscilação do número de ingressantes em cursos EAD Mudança no perfil de matrículas com migração para EAD sobretudo nos tecnólogos Redução do número de matrículas quando comparado com outros cursos Elevado percentual de desistência

Para discutir Quais as razões da evasão (EAD e Presencial)? É possível reter alunos no curso? Qual o limite da possibilidade? Qual o perfil do futuro aluno da Administração? Qual a importância de ações voltadas para desistentes?

https://bit.ly/2EEzYzP Grupo WhatsApp https://bit.ly/2EEzYzP