MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Mobilizando o operatório
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Relato das Experiências
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Registros de Representação Semiótica
Não considere nenhuma prática como imutável
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Parâmetros Curriculares Nacionais
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Conexão entre literatura infantil e matemática
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Alfabetização na perspectiva do letramento
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
ESTUDO DO MEIO.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática

Condição fundamental da aprendizagem Na disciplina de matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem. O aluno aprende quando mobiliza seus recursos cognitivos e afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um dos aspectos fortes das investigações. (PONTE, 2003, p.23)

O Ensino de Matemática Ao professor cabe contextualizar as situações problema, quer através da história da Matemática, quer na sua solução ou na explicitação dos conhecimentos prévios e da história de vida dos alunos. Só após esses cuidados, é que se poderá passar para uma abordagem mais formalista do ensino da Matemática, investigando “as propriedades estruturais dos símbolos e, portanto, dos objetos, independentemente de seus significados” (Fonseca, 1998)

O Ensino de Matemática Segundo os PCNs do EM, a Matemática, com seus processos de construção e validação de conceitos, argumentações, procedimentos de generalizar, relacionar e concluir, que lhe são característicos, permite estabelecer relações e interpretar fenômenos e informações, possibilitando ir além da descrição da realidade e da elaboração de modelos.

OFICINA – 1ª Série Ensino Médio Habilidades Identificar um número irracional como um número de representação decimal infinita e não periódica; Resolver situações problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números irracionais e racionais.

OFICINA – 1ª Série Ensino Médio Aula 2 Números Irracionais em Problemas Geométricos Caderno do Aluno - 1ª série EM

OFICINA – 1ª Série Ensino Médio Habilidade Resolver situações problema cujos dados estejam apresentados em gráficos, histogramas ou em polígonos de frequência.

OFICINA – 1ª Série Ensino Médio Aula 29 Lendo e Interpretando Gráficos Caderno do Aluno - 1ª Série EM

OFICINA – 2ª Série Ensino Médio Habilidade Reconhecer grandezas direta ou inversamente proporcionais e grandezas nem direta nem inversamente proporcionais, dada uma tabela de valores

OFICINA – 2ª Série Ensino Médio Aula 1 Grandezas direta e inversamente proporcionais: significado Caderno do Aluno – 2ª Série EM

SOCIALIZAÇÃO “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)