Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Projeto aquecimento Global
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
I - a água é um bem de domínio público;
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
ESTUDO DO MEIO.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Proposta de atividade, esboço inicial
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Animais conhecer para cuidar
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Transcrição da apresentação:

Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas “Projeto Água” EE. Helen Keller Público Alvo: 7ª e 8ª séries – EF Profª Edna Martha Bordinhão Monari PC Maria Aparecida Tavoni Hermenegildo Diretoria de Ensino Região Adamantina

Justificativa Este projeto tem como finalidade fazer com que o aluno do Ensino Fundamental desenvolva seu raciocínio a partir de situações cotidianas, como a falta de água, poluição e mapeamento envolvendo não só a disciplina de Ciências, mas também Geografia e Arte. O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive. Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender. Diante deste projeto decidimos colocar a informática como instrumento tecnológico e atual na aquisição de conhecimentos de maneira dinâmica, fazendo com que os alunos se conscientizem da preservação da água potável do planeta Terra, pois, hoje cabe aos educadores o grande desafio em colocar a tecnologia moderna como mais um recurso a serviço do processo ensino-aprendizagem preparando assim um aluno crítico diante da sua realidade

Objetivos Identificar como a distribuição de água no planeta é importante para a vida dos seres vivos; Compreender a importância de se preservar os recursos naturais; Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água na nossa região; Reconhecer e avaliar políticas e medidas de gestão compartilhadas de recursos hídricos; Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis; Compreender a importância de se fazer um mapeamento colaborativo e participativo das Bacias Hidrográficas dos rios Aguapei e Peixe.

Conteúdos Água: conflito, cooperação e gestão de recursos hídricos; Água: distribuição e disponibilidade na superfície terrestre; Sustentabilidade dos recursos hídricos; Mapeamento colaborativo.

Recursos Internet; Máquina fotográfica; Computador; Pen Drive

Metodologia A metodologia utilizada envolve o estudo em sala de aula, com auxilio de livros didáticos, textos xerocados e pesquisa na internet, feita no laboratório de informática da Escola sobre a quantidade de água potável existente hoje em dia no planeta Terra, tipos de máquinas que são utilizadas na extração desta água e um levantamento diagnóstico de como poderíamos fazer para reduzir o desperdício de água potável em nossos lares e em nosso município.

Fonte: Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável – SEE/SP Através de uma conversa com os alunos e leitura do texto “Água consumo sustentável” levantamos os seguintes questionamentos: Como é a distribuição e a disponibilidade de água no mundo? Quais as áreas que vivem com abundancia ou escassez dela? No Brasil, qual é a situação? E na cidade que vivemos, há oferta adequada de água? Quais são as bacias hidrográficas da nossa região? Fonte: Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável – SEE/SP A partir daí discutiremos as práticas que os alunos consideram inadequadas e que comprometem a oferta de água, como o despejo do esgoto doméstico e os resíduos industriais em rios e córregos e a partir daí discutiremos a questão do consumo doméstico (desperdício).

(Orientação da professora Arlete Ap. Correia Meneguette). Depois de toda discussão faremos o mapeamento de alguns pontos da nossa região através do guia wikimapa (Orientação da professora Arlete Ap. Correia Meneguette).

Avaliação A avaliação será feita através do desenvolvimento das atividades individuais e coletivas, no envolvimento dos alunos no projeto e no domínio dos conceitos apresentados.

Coleta de imagens

Sala de Informática, postando fotos no site wikimapa!