“ENFIM UMA DESCOBERTA” Os Novos Construtores da Psicologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jean Piaget (1896 – 1980).
Advertisements

PSICOLOGIA Psyche – alma (abarca o pensamento, o desejo, o sentimento, a sensação, a percepção) Logos – razão (abarca o estudo, a compreensão) “Estudo.
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Formação Docente Aula 07.
Maria Helena Roriz Leticia Peres Liliamélia Veloso Ronne Henrique
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Música & Surdez: Mito ou Realidade?
Aprendizagem Significativa
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA Conceito e pressupostos teóricos.
Psicologia Educacional.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
FATORES INTRAPESSOAIS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: INTELIGÊNCIA
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
PSICOLOGIA Deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos - significava “estudo da mente ou da alma”. Hoje: Ciência que se concentra no comportamento.
Neoprodutivismo (1990) Produtivismo ( )
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
PSICANÁLISE.
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Projeto Ciência Arte e Magia A evolução dos computadores Soares, R. C. ; Dores, J. L. R. ; Paixão, C. M. A. Centro Avançado de Ciência – Instituto de Biologia.
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
A escola como espaço de desenvolvimento humano
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
Capítulo - Inteligência
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
História do Handebol em Mato Grosso 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
Psicologia das Relações Humanas
A ESCOLHA DO BAIRRO “MACAÚBAS” PESQUISA DE CAMPO.
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
Introdução ao processo de aprendizagem
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Teorias Educacionais.
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Softwares Educacionais
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Transcrição da apresentação:

“ENFIM UMA DESCOBERTA” Os Novos Construtores da Psicologia Educacional Santos,T.C.;Lira-da-Silva,R.M.;Lira-da-Silva,J.R.; Santos,J.C. Colégio Estadual Evaristo da Veiga

Introdução Psicologia – Ciência que reflete sobre a vida humana colocando em foco as suas emoções e o sentido da própria existência Psicologia Educacional – Dedica-se a exames psicológicos em processos educativos

Objetivo Método Descrever o desenvolvimento da psicologia na educação Revisão bibliográfica

Resultado & Discussões Alfred Binet(1859-1911) : Desenvolveu o teste de inteligência. Thorndike ( ? ) : Investigou os testes de inteligências

Deu -se continuidade com : Jean Piaget -(1869-1980) Estudava a psicologia das crianças Skinner -(1904-1990) Limitou-se ao estudo de comportamentos e manifestos

Henri Wallon - (1879-1962) Afetividade das crianças. Carl Rogers-(1902-1987) (PCP- Psicoterapia centrada na pessoa) Gardner -(1945 até hoje) Inteligências Múltiplas.

Maria Montessori -(1870-1952) Método de Aprendizagem Melanie Klein -(1882-1960) Criadora da psicanálise de crianças.

Conclusão Concluir que o desenvolvimento da psicologia na educação deu-se através da fusão de exames psicológicos em técnicas educacionais.

“O QUE ADIANTA O HOMEM GANHAR “MENSAGEM” “O QUE ADIANTA O HOMEM GANHAR O MUNDO SE DEPOIS PERDE A SI MESMO .” (Luigi giussani)