Diplomacia Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Planejamento Estratégico de Marketing
Macroeconomia Aula 2.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
O Processo de Gestão Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
AGRONEGÓCIO.
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
Teorias Modernas de Gestão
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Transformando estratégia em ação
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
O Ambiente de Marketing
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Capítulo 19 O Mercado Global.
Fundamentos da Administração Pública
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Mercado do Títulos Público
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Introdução à Macroeconomia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Última Aula. Conceitos de Administração. Escolas de Administração. Científica - Taylor. Clássica - Fayol. Burocrática - Weber. Sistêmica - Bertalanffy.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Transcrição da apresentação:

Diplomacia Corporativa Tomas R. Drunkenmölle

Sabedoria

Governança Brasileira

Diplomacia Corporativa – Visão Geral ECONÔMICOS GEOGRÁFICOS F R A M E W O R K CAGE ADMINISTRATIVOS CULTURAIS GOVERNO SOCIEDADE D I M E N S Õ MERCADO INFORMAÇÃO Política Externa Corporativa

Visão Geral – Primeiras Definições Compreender a história, compreender o que acontece no mundo, significa conhecer antes de tudo os homens, saber o que cada comunidade humana fez e que modelo social se atribuiu, quais foram os seus objetivos, os seus ideais e os seus temores. Significa compreender e, portanto, respeitar a peculiaridade de cada sociedade humana e deixar que ela prospere, mesmo que possa parecer irracional ou incoerente, desde que não lese o direito de outra sociedade humana a fazer o mesmo. Essa obra de interpretação das diversidades do mundo, de ajuste dos interesses de cada um aos interesses do outro, de busca de convergência, de composição de contrastes; essa obra de análise e de persuasão é o trabalho dos diplomatas. B. Biancheri

Visão Geral – Primeiras Definições Above and before all else, diplomacy is a system of communication between strangers. It is the formal means by which the self-identity of the sovereign state is constituted and articulated through external relations with other states. Like the dialogue from which it is constructed, diplomacy requires and seeks to mediate otherness through the use of persuasion and force, promises and threats, codes and symbols. The Oxford Companion to Politics of the World

Diplomacia Corporativa - PEC Política Externa Corporativa (PEC) Mercado Governo Objetivos Dimensão Monitoramento Sociedade Riscos Informação

Diplomacia Corporativa - PEC Análise do Mercado (Microambiente) SWOT Enfatizar Prevenir Empresa: Strength Weaknesses Mercado: Opportunities Threats

Diplomacia Corporativa - PEC Análise do Mercado (Macroambiente) Estrutura Industrial: de subsistência; Demográfico exportadora de matéria prima; Econômico em fase de industrialização; Natural industrializado Tecnológico Distribuição de Renda: Político exemplo: China Cultural Aspectos Demográficos: baby-boomers, X, Y, Z?

Diplomacia Corporativa - PEC Análise do Governo Atitude do pais Burocracia governamental Regulações monetárias Transações Permuta Escambo Recompra Mais complexas Estabilidade política

Diplomacia Corporativa - PEC Análise do Governo Governo como... Regulador: Legisladores aprovam leis que são transformadas em regras pelos reguladores determinando onde e como as empresas podem atuar. Árbitro: Órgãos governamentais decidem dar, ou não, certificações de segurança do trabalho, cumprimento de normas ambientais etc. Jogador: Legisladores e reguladores perseguem agendas independentes buscando definir o interesse público e iniciar ou bloquear mudanças.

Diplomacia Corporativa - PEC Análise da Sociedade - Análise das Classes Responsabilidade Social: Plural Distributiva Sustentável Transparente

Diplomacia Corporativa - PEC Análise da Sociedade - Análise das Classes Três razões para incorporar a responsabilidade social na estratégia global da empresa: 1. A denúncia de problemas sociais e ambientais contra a empresa pode gerar uma enorme destruição do valor gerado pela empresa; 2. A responsabilidade social gera sustentabilidade de longo prazo no negócio; 3. A integração dos valores econômicos e sociais pode gerar um aumento do lucro a médio e longo prazo.

Diplomacia Corporativa - PEC Análise de Informação Roteiro para definição da dimensão informação: Definição dos públicos nas dimensões mercado, sociedade e governo. Diagnóstico de percepções dos públicos. Determinação dos objetivos de comunicação. Quem transmite a mensagem? Quais os melhores meios de comunicação? Quais recursos serão destinados para cada canal? Como monitorar e corrigir percepções?

PEC – Onde estamos? A Política Externa Corporativa visa ... Definir os objetivos da empresa referente aos fatores Mercado Governo Sociedade Informação Monitorar a implementação desses objetivos Gerenciar os riscos envolvidos Culturais Administrativos, Políticos, Legais Geográficos Econômicos

PEC: Os Objetivos ... com o objetivo de Alavancar a posição global da empresa Assegurar a defesa dos interesses dos acionistas

Monitorar a implementação dos objetivos A Matriz do Balanced Scorecard: Componentes Finanças Clientes Processos Aprendizagem. Objetivo estratégico: Mapa: Indicadores: Metas: Plano de ação:

PEC – Framework CAGE Monitoramento da PEC Framework CAGE C ultural A dministrativa DISTÂNCIA Grau de sensibilidade G eográfica E conômica EMPRESA FATORES LOCAIS RISCO

Framework CAGE Checklist Risco Cultural Hábitos alimentares, vestuário, etc. Cultura de negociação... Confrontação Motivação Influência Informação Individualismo versus coletivismo Igualitárias versus hierárquicas Alto contexto versus baixo contexto de comunicação

Framework CAGE Checklist Risco Cultural Diferenças culturais em produtos e serviços; Religião

Velho + Novo

Framework CAGE Checklist Risco Administrativo / Político - Legal Análise estrutural Regime político Perfil dos partidos políticos Perfil das principais lideranças políticas do pais Presidente Primeiro ministro Lideranças da oposição Líderes civis Mapeamento das forças políticas do Parlamento

Framework CAGE Checklist Risco Administrativo / Político - Legal Perfil dos movimentos sociais e suas lideranças; Mapeamento das relações políticas internacionais; Histórico das relações políticas internacionais Vulnerabilidade em relação a pressões de outros países Histórico de intervenção governamental nos negócios.

Framework CAGE Checklist Risco Administrativo / Político - Legal Análise conjuntural Mapeamento do debate político no pais Mapeamento de possíveis alterações no Parlamento e no governo (eleições, estabilidade do governo, etc) Mapeamento da atuação dos movimentos sociais e o risco de intervenção no processo político Riscos de convulsão social; Protestos populares Greves gerais Guerra civil

Framework CAGE Checklist Risco Administrativo / Político - Legal Análise conjuntural Mapeamento de possíveis alterações exógenas ao pais que possam influenciar o mapa político interno: Risco de guerras Represálias Sanções Pressões políticas internacionais Etc.

Framework CAGE Checklist Risco Administrativo / Político – Legal Avaliação ... Do sistema legal – respeito a contratos internacionais; Do processo de abertura de empresa e outras obrigações burocráticas; Das regras relativas ao repatriamento de divisas; Das regras específicas relativas à comercialização do produto, bem como as obrigações decorrentes (liabilities); Da tributação local; Das barreiras tarifárias e não tarifárias relativas às exportações.

Framework CAGE Checklist Risco Geográfico Avaliação ... Dos potenciais problemas logísticos da operação De impactos humanos da operação De impactos relativos a topografia e clima De localização ótima

Framework CAGE Checklist Risco Econômico Avaliação ... Das diretrizes macroeconômicas (política econômica) Histórica e tendência dos principais indicadores: PIB / PIB per capita / balança comercial Inflação Taxa de juros e câmbio

O Futuro

OBRIGADO!