O corpo, medida das coisas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
00 Jesus conquistava a confiança das pessoas TEXTO CHAVE “Porém o que se dizia a Seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam.
Ria Slides Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando vi um menino parado junto ao portão, me olhando. Era um fim.
Compartilhe seus conhecimentos Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Diagnóstico Psicológico II
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
para conhecerem pessoas novas.
O ensino de História: teoria e prática
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Retirado de: O novo mundo de Galileu
Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia
“Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.”
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Medidas de Tempo.
A escola como formadora do sujeito
"Nada está tão ruim que não possa piorar".
Análise e Observação Institucional
Projeto de Vida e de Transição Profissional
Experiência de Deus. Maria, geradora de vida
1.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Aprendi LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Conhecimentos Habilidades Atitudes
VINCENT VAN GOGH ADIMIRE AS OBRAS! OUÇA PIAZZOLLA!
DEPOIS DE ALGUM TEMPO. Depois de algum tempo, você aprende a diferenciar a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. Desconheço o autor do.
Era um fim de tarde de sábado.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
“ 2 O Poder Transformador da Mente com a PNL ” 3 ALBERTO TAVARES, Empresário, diretor da DELPHUS CONSULTORIA & PROJETOS LTDA. Consultor e Instrutor na.
Thomas Hobbes ( ).
O TRABALHO Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, em sua própria ação, impulsiona,
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
Destaques do texto sobre entrevista social
Escalas de temperatura, tempo e comprimento
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
"Nada está tão ruim que não possa piorar".
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Aprendi LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
A relação pessoal com Deus
Enquanto puder, vou seguindo...
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Graças, Vida!.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Questão O que a (numa) Universidade, professores e acadêmicos têm a ver com a ecologia integral? Espaço privilegiado para o uso de uma Razão aberta, intuitiva.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Amor e Sexualidade. Uma característica da adolescência é começar a descobrir o outro diferente de si e a compreender as diferenças significativa entre.
05 Forças Movimentos e forças| Forças e movimentos.
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Somos seres Bio Psico Sociais
Transcrição da apresentação:

O corpo, medida das coisas Meninos e meninas do grupo “Pequeno Ninho” 18-24 meses Professora Lina María Bernal Projeto Prisma. Bogotá-Colômbia www.plateroyyo.edu.co O corpo, medida das coisas A experiência sensível do corpo no meio dos espaços e objetos

A experiência do corpo dá forma à relação com o mundo, ao próprio conhecimento das formas, dos objetos e de suas possibilidades. A criança é uma investigadora do espaço por natureza e sua experiência está ligada a buscar com o que não possui uma voz, uma relação de diálogo, que fale com os segredos das coisas. Mas isto não é suficiente; esta relação está intermediada pelas situações, pelos fenômenos, pela presença dos outros com os quais se conecta – neste caso, uma coelhinha que foge e propicia o encontro e o desencontro, que mobiliza os interesses particulares que terminam sendo um consenso, uma mobilização emocional que confere sentido ao corpo.

Espaço aberto: Nutrir a medida e a perspectiva do mundo Desafio, drama e conquista Intención O contato com “Nubecita” (a coelhinha) mostra às crianças que, como a coelhinha, a geografia dos espaços é apenas um território aberto no qual o corpo se desenvolve, ganha profundidade, estabelece a relação entre desafio e possibilidade e vincula profundamente a criança como um interlocutor ativo dos fenômenos da vida.

Espaço acima: alcançar a destreza de Nubecita Espaço abaixo: Estar à mesma altura de Nubecita Espaço lateral: procurando os esconderijos de Nubecita

Não apenas por Nubecita. Procurar por ela é em si uma diversão. Para poder alcança Nubecita o nosso corpo deve se adaptar a novos espaços, deve aprender novos movimentos, deve experimentar novas sensações, e logo acabamos por aproveitar outros espaços do parque.

Levamos nosso corpo a limites que antes nem imaginávamos que conseguiríamos, mas que desejávamos. E isso nos permite desfrutar mais do mundo e da vida.

Com o nosso corpo podemos vivenciar as medidas, experimentar a profundidade, percorrer distâncias e medir o tempo sem a necessidade de um conceito estruturado.

Há outras situações que colocam em cheque a persistência das crianças e as convidam a buscar soluções, a inventar estratégias para conseguir o que está proposto, o que acaba por evidenciar suas identidades e as leva mais adiante. Levantar o pé, abaixar a cabeça, tirar a mão, engatinhar, caminhar e até chorar, todas essas são estratégias que colocamos em prática para podermos, enfim, descobrir qual nos serve para vencer o obstáculo.

RELAÇÕES COM OS OBJETOS PEQUENOS Equilíbrio, verticalidade e possibilidade O que podemos fazer com nosso corpo pode também ser evidenciado com o que podemos fazer com os objetos. Projetamos uma escala a partir do nosso corpo até as nossas mãos, que são testemunhas ativas de um corpo que sabe falar com as situações. O esconderijo de Nubecita