Sistema de Alimentação

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Alimentação Sistemas auxiliares dos motores

Sistema de alimentação Responsável pelo suprimento de ar e combustível ao motor Circuito de ar Circuito de combustível

Pré-filtro de ar Localizado antes do filtro de ar Tem como função reter partículas grandes contidas no ar. Filtro de ar

Filtro de ar Tem como função reter partículas pequenas contidas no ar Podem ser de dois tipos: em banho de óleo de papel

Filtro de ar em banho de óleo O ar passa por uma camada de óleo antes de atravessar o elemento filtrante. O elemento filtrante não é trocado, devendo ser limpo periodicamente. Ar com impurezas Ar filtrado

Filtro de ar de papel Nos filtros de papel, também conhecidos como ‘filtro de ar seco’ existem dois elementos filtrantes descartáveis: Primário de papel Secundário de feltro

Filtro de ar de papel Ar com impurezas Centrifugação do ar Ar filtrado Ciclonizador Válvula de descarga

Filtro de ar seco Apresenta dois elementos filtrantes descartáveis: filtro primário de papel filtro secundário de feltro

Coletor de admissão Admissão do ar por meio do vácuo criado pelo movimento descendente do pistão: motor aspirado sob pressão: motor turbinado

turbocharger, turboalimentador ou turbo Turbocompressor: o ar é admitido sob pressão. Mesma cilindrada com maior potência turbocharger, turboalimentador ou turbo Maior massa para mesmo volume de ar

Intercooler: sistema de resfriamento de ar para motores turbinados Localizado entre a turbina e os cilindros; Contribui para aumentar a massa de ar do volume de admissão.

Circuito de combustível DIESEL Funções do circuito de combustível Armazenamento, transporte e filtragem de combustível; Dosagem de combustível de acordo com a posição do acelerador; Injeção de combustível atomizado, sob pressão, no interior da câmara de combustão de cada cilindro segundo a ordem de ignição do motor; Pressão de injeção: 1600-2000 kgf.cm-2 = 1600- 2000 atm.

Componentes do sistema

Tanque de combustível O tanque de combustível é fabricado de polietileno de alta densidade; Deve apresentar capacidade suficiente para autonomia de uma jornada de trabalho; Capacidade do tanque de combustível para alguns modelos de tratores agrícolas; Marca Modelo Potência ISO 1585 (cv-kw) Capacidade do tanque, L John Deere 5403 75-55 58 5705 85-63 105 Massey Ferguson 6360 220-162 500 265 Advanced 65-47,8 75 Valtra BM 100 100-73,2 106 900 4x4 86-63 79

Copo de sedimentação Está localizado antes da bomba alimentadora; Decanta a água contida no combustível; Apresenta na parte inferior um parafuso para drenagem.

Bomba alimentadora Bomba alimentadora: baixa pressão – bombeamento do combustível do tanque até a bomba injetora

Filtro de combustível Evita que partículas contidas no combustível atinjam a bomba injetora

Tubulações Baixa pressão: entre o tanque e a bomba injetora Alta pressão: entre a bomba injetora e os bicos injetores

Bomba injetora Localizada entre os filtros e os bicos injetores Dosagem e controle da injeção de combustível sob pressão

Bicos injetores Quando ocorre a pulverização do combustível na câmara a pressão é em torno de 1600 bar, ou seja, cerca de 1600 vezes o valor da pressão atmosférica Os motores diesel podem apresentar controle de injeção eletrônica Controle de injeção eletrônica

INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL 24

INTRODUÇÃO Surgiu na década de 80 A quantidade e o tempo de pulverização do combustível são mais precisos que no sistema mecânico; Melhor combustão e redução de poluentes; As vantagens do sistema eletrônico em relação ao mecânico são: Maior rendimento do motor; Menor consumo de combustível e emissão de poluente; A dosagem e injeção do combustível são controladas electrônicamente. Unidade de controle eletrônico: computadores e software são utilizados para o controle da injeção.

Sistemas de injeção eletrônica Diesel Eletrônico (EDC) : bomba injetora eletrônica Sistema de injeção Unit Injector System (UIS): unidade injetora Sistema de injeção Common Rail(CRS):

Diesel Eletrônico EDC Neste sistema a injeção é monitorada por sensores; Bomba injetora eletrônica. Conhecida também por “Fly By Wire Electronic Pump”; Não existe nenhuma conexão mecânica entre a bomba e o pedal do acelerador; Foi o primeiro sistema de injeção eletrônica diesel, lançado no mercado pela Bosch em 1989 em veículos comerciais.

Sistema de injeção Unit Injector System (UIS) Lançado no mercado pela Bosch em 1994; Característica principal é combinar a bomba injetora e o bico injetor em uma única unidade (Unit Injector); Apresenta uma unidade injetora para cada cilindro; Permite variar o período da injeção e pode gerar pressões de injeção de até 2.200 bar;

Componentes do sistema UIS Os principais componentes do sistema de injeção eletrônica diesel UIS são: Unidade injetora (12); Sensor de pressão e temperatura do ar (13); Sensores de temperatura, os quais medem temperaturas em diversos locais do motor (16); Sensor de fase que informa qual cilindro está em compressão; Sensor de rotação do motor (17).

Sistema de injeção Common Rail(CRS) Lançado no mercado pela Bosch em 1997; Possui uma única bomba de alta pressão que envia combustível para todos os bicos injetores; Processos de pressurização e injeção são independentes entre si; É possível realizar mais de uma pulverização de combustível durante a fase de expansão; A 1ª Geração do sistema funciona com pressões de 1.600 bar; Atualmente, a 4ª Geração do sistema funciona com pressão de injeção de 2.100 bar.

Componentes do sistema Common Rail Bomba de alta pressão comprime o diesel até atingir a pressão de injeção (4); Galeria de combustível armazena o diesel sobe pressão (5); Tubos de alta pressão (6); Bomba de baixa pressão transporta o diesel do tanque até a bomba de alta pressão (7); Bico injetor injeta o diesel nos cilindros (8); Válvula reguladora de pressão regula a pressão do diesel nas galerias (9);

Componentes do sistema Common Rail Válvula de desativação desativa um cilindro da bomba de alta pressão, evitando superaquecimento (10); Sensor de pressão obtém a pressão do diesel nas galerias (11); Sensor de pressão e temperatura do ar (13); Sensor de fluxo de massa informa ao módulo de controle a massa de ar aspirada pelo motor (14); Sensores de temperatura, os quais medem temperaturas em diversos locais do motor (16); Sensor de fase que informa qual cilindro está em compressão e sensor de rotação do motor (17).

Unidades usuais de pressão A unidade internacional é o Pascal, Pa;  Unid. Pascal, Pa Bar, bar Atmosfera, atm Torre, mmHg Pound per square inch, psi 1 Pa ≡ 1 N.m-2 10−5 9,8692×10−6 7,5006×10−3 145,04×10−6 1 bar 100 000 ≡ 106 dyn/cm² 0,98692 750,06 14,504 1 at 98 066,5 0,980665 0,96784 735,56 14,223 1 atm 101 325 1,01325 ≡ 101 325 Pa 760 14,696 1 torr 133,322 1,3332×10−3 1,3158×10−3 ≡ 1 mmHg 19,337×10−3 1 psi 6 894,76 68,948×10−3 68,046×10−3 51,715 torr ≡ 1lbf/in² 1 kgf.cm-2