Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Advertisements

Concepção da linguagem, ou seja, porque e como ela é como é?
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Oliveira Digital Pontos fortes do trabalho: * Escolha do nosso tema
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Rebeldia/Rivalidades
PSICOLOGIA.
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Sociologia da Educação
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Isolamento Social.
O Aluno a Distância.
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS
Ciberdependência é uma doença
Namoro.
contexto profissional
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
É a promoção e a generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para melhorar a condição física, qualidade de vida e da saúde dos.
Segundo Émile Durkheim
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Relações Interpessoais
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Non-Experimental Methods. Objetivo: Isolar o efeito das nossas intervenções sobre os resultados de interesse  Utilizar métodos de avaliação rigorosos.
Na Roma Antiga era assim:
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Estilo de significações
METODOLOGIAS DE PESQUISA
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
Professora Michelle Luz
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
Etapas do Trabalho de Projecto
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
4 Fases na formação de novos educadores.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho

Partilha das Experiências Pessoais Discussão das possíveis dimensões do Objecto de Estudo Definição de uma pergunta de partida

Passagem das ideias do senso-comum para um discurso mais aproximado do Sociológico Construção da base de pesquisa e dos conceitos a trabalhar: Família, relações familiares, gerações, valores, etc. Selecção da população a estudar: os Jovens

Selecção das questões a inserir no Inquérito Realização de testes prévios Criação de uma base de dados Aplicação dos inquéritos no local escolhido

Entrevistámos 35 jovens Jovens entre os 13 anos e os 24 anos 43% dos inquiridos são rapazes e 57% são raparigas

Em geral a relação com os pais é vista como boa ou muito boa, embora principalmente com a mãe

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais No entanto, quem exerce o papel mais relevante nas sociabilidades juvenis é o grupo de pares (Amigos, namorados, etc.)

Avaliação da relação com os pais Sociabilidades Na verdade, a família surge mais como fonte de apoio material e emocional dos inquiridos

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Os conflitos com a família são pouco frequentes, exceptuando o não cumprimento das regras impostas pelos pais

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família No seguimento do gráfico anterior, os problemas prendem-se com actividades relacionadas com regras. Pelo contrário o gráfico demonstra que os jovens gozam de bastante liberdade e autonomia dentro de casa (levar amigos, estar na cama até tarde, etc.)

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Em concordância com o gráfico anterior verificamos que em geral os jovens associam à casa representações positivas Por outro lado, as raparigas são as únicas a associar tarefas domésticas à casa, ao passo que os rapazes são os únicos a associar a família para aturar

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Se pudesse escolher a maior parte dos jovens inquiridos preferiria viver com os amigos, no entanto, este facto parece estar mais relacionado com aspectos lúdicos do que propriamente uma intenção realista

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Situação preferida para ViverSituação preferida para Viver Tentando perceber quais as características dos jovens que continuariam a viver com os pais se pudessem, verificámos que são maioritariamente os jovens até aos 16 anos que escolheram esta opção

Avaliação da relação com os paisAvaliação da relação com os pais Sociabilidades Quem dá apoio Frequência de problemas com a famíliaFrequência de problemas com a família Actividades QuotidianasActividades Quotidianas Aspectos que associa à casaAspectos que associa à casa Situação preferida para ViverSituação preferida para Viver Situação preferida para viver, por idadeSituação preferida para viver, por idade A partir deste gráfico podemos constatar que para sair de casa estes jovens dão mais importância a valores como a realização profissional e pessoal e a estabilidade económica do que a factores mais tradicionais como o casamento

Apesar da ideia generalizada da existência de um conflito de gerações, presente por exemplo nos jornais e nas televisões, esse facto não se verificou neste pequeno estudo. Pelo contrário existe harmonia familiar e uma boa relação com os pais Os conflitos são reduzidos e parecem ter pouca importância