Branding - marketing 2008 Um novo conceito de Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Negócios em Feiras e Eventos
Advertisements

Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Customer Relationship Management
Como organizar um, sem esquecer nada
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Como organizar um, sem esquecer nada
Estratégia Empresarial
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
para o desenvolvimento de consultores empresariais
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
TRADE MARKETING.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
Fundamentos de Marketing
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Desenvolvimento de Pessoas
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
Administração de Marketing I
SELECIONANDO CLIENTES
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Introdução Ao Marketing
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Modelos de Negócios.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Branding.
Estratégia no nível de negócios
Brand Equity.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Estratégias de Comunicação
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Edineize Cristina Michel David Natalia Barsotti Paula Malheiro AN6PP.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,
AVALIAÇÃO Dia 27 de setembro ( tarde) e 04 de outubro ( tarde) de 2014.
Tecnológico de Marketing
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Branding DESIGN E ESTRATÉGIAS DE MARCA Meire Vibiano.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Marketing de Relacionamento
Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Introdução à Administração
Educação Financeira para crianças e Jovens
Administração Mercadológica I
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Qual é nosso negócio? "A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta, e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto,
Transcrição da apresentação:

Branding - marketing 2008 Um novo conceito de Marketing Tiago Lucas Pereira Clementino

Branding - Marketing 2008 Quando pensamos em lançar um produto e/ou serviço ao mercado, nos deparamos com um elemento de vital importância para qualquer organização – a marca. Conhecemos atualmente inúmeras marcas que se sobrepõem ao seu mercado de forma a tornarem-se sinônimo de uma categoria. Assim acontece com as fotocopiadoras, palhas de aço, sabão em pó, farináceos e extratos de tomate, entre outros que hoje possuem o poder de rotular uma categoria.

O que é brand?

Definição Wikipedia inglês Brand: “ma coleção de imagens e idéias que representam um produtor econômico; para ser mais específico, refere aos atributos, descritivas verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço”.

Reconhecimento de Marca O reconhecimento da marca é criado pelo acúmulo das experiências com o produto ou serviço específico com relação direta ao seu uso, influência da mídia e da propaganda, design, etc. Experiência Mídia Confiança

Reconhecimento de Marca Visualize a imagem acima. O que você acha que ela é? ... Se você respondeu Coca-Cola, parabéns. Caso tenha respondido outra coisa, tá na hora de sair um pouco mais, .

Reconhecimento de Marca Como que você chegou na conclusão de que essa imagem representa a Coca-Cola? ... ... Através do processo de reconhecimento de marca. Por muito tempo, todos nós fomos influenciados pela mídia em massa deste produto, vendo ela sendo estampada em todos os cantos do mundo.

O que é branding?

Visualize-o! Branding Empresa Serviço Marca Produto “Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa” – Monica Sabino, Consultora em Marcas. Branding então é a imagem percebida que o consumidor tem sobre um produto, serviço, empresa ou até mesmo marca.

Visualize-o! Imagem Percebida! “O sonho da maioria da população é ter um iPhone ou um iPod, com custo mais elevado e sem necessariamente os melhores recursos tecnológicos. Eu quero um iPod, não um MP3 (Player). Eu desejo ter a marca, não o aparelho. Qual a explicação? Imagem percebida” – Exemplo de Zé Rodrigues para a revista abcDesing Eu desejo ter a marca, não o aparelho. Qual a explicação? Imagem Percebida!

Visualize-o! Branding não é criar um logo ou fazer uma identidade corporativa; é encontrar maneiras de atrair o consumidor para sua marca, é gerar uma opinião pública sobre ela, uma identidade, é fazer com que o consumidor "bata o olho e diga" – Hum, esse é o produto X da marca Y...

Profissionais capacitados Gestão de Branding Difícil, cara de demorada “Peço encarecidamente a vocês amigos designers que fiquem atentos ao mal-uso da expressão. Pode até ficar bonito colocar “branding” embaixo da marca, no cartão de visitas e no site, mas caso sua empresa adote esse termo, reflita se você realmente entrega a promessa que faz. Afinal, isso é branding” – Zé Rodrigues Branding Tempo Profissionais capacitados Dinheiro Paciência

Do marketing ao branding...

"Os 4 Es de Marketing e Branding" O livro de Augusto Nascimento e Robert Lauterborn chamado “Os 4 Es de Marketing e Branding” inicia sua trajetória contextualizando os leitores a respeito de alguns fatos históricos...

"Os 4 Es de Marketing e Branding" Século XVIII: Predomina a escassez de bens de consumo e a falta de concorrentes.

"Os 4 Es de Marketing e Branding" Século XIX: A maior parte dos produtos ainda não possui marca. Há a necessidade das empresas adequarem sua forma de comercialização e de produção para atender a demanda deste mercado em massa que se forma.

"Os 4 Es de Marketing e Branding" Século XX: Fabricantes começam a ter competidores e a marca já é vista como um diferencial utilizado para facilitar a lembrança do consumidor.

"Os 4 Es de Marketing e Branding" - “4 Ps”: foco em produto, preço, praça e promoção. - Foco no cliente: Em 1965, Peter Drucker traz um novo conceito, que coloca o cliente como foco das organizações e dos negócios. - Brand equity: Nos anos 80, a importância da marca já está consolidada e passa a ser vista como de grande valor pelas empresas.

"Os 4 Es de Marketing e Branding" “Os 4 Es de Marketing e Branding” propõe uma revisão dos conceitos de marketing, que retoma a essência da definição do negócio, olhando-o a partir da visão do cliente, mas também incluindo a nova importância das marcas, bem como dos métodos para construí-las. Desta forma, passa-se do marketing ao branding.

"Os 4 Es de Marketing e Branding" Este pode ser visto como um conceito sistêmico, no qual partes não são especialidades, e sim, componentes de algo maior.

Casos de sucesso em branding

Xerox Alguns sequer sabem disto, mas a Xerox não produz só fotocopiadoras. Pelo contrário, este nem é o principal produto de seu catálogo. Porém, o trabalho de branding sobre estes produtos foi tão bem sucedido que o próprio nome da marca substituiu o nome do produto (Xerox = fotocopiadora) no inconsciente coletivo.

Leite Moça Com o Leite Moça, assim como com uma série de outros produtos, ocorre um fenômeno bastante controverso. O nome do produto substituiu o gênero de tal maneira que o aprisionou num layout ultrapassado. Seus fabricante não podem alterar este, uma vez que isso poderia descaracterizar o produto junto ao consumidor o que eventualmente causaria a perda total ou parcial de todo o trabalho de branding feito ate então.

Leite Ninho Aqui ocorre algo semelhante ao que ocorre com a Xerox, com uma pequena diferença. A Nestlé associou a marca Ninho ao produto leite em pó sem envolver a marca Nestlé em si (chamamos leite Ninho e não leite Nestlé).

Branding como produto / serviço

Thymus Branding “A Thymus Branding é uma empresa de consultoria estratégica dedicada a despertar, formatar e manter a vitalidade de marcas. Entendemos como vitalidade a capacidade de uma marca interagir com seus mercados e inovar, com agilidade e performance superior. Essa vitalidade nasce da clareza de identidade e se mantém com o exercício cotidiano dessa identidade na gestão de suas relações internas e externas, criando na empresa e no mercado a Cultura da Marca.” – Definição extraída do site oficial.

Thymus Branding – Como atua? Estratégia Implementação Gestão

Thymus Branding Estratégia: Na fase de estratégia de Branding, unidas a compreensão da dinâmica de criação de valor da marca nos seus mercados, são definidas a essência da marca, os atributos desejados, o seu posicionamento de mercado e a arquitetura de seu portfólio. Esta fase produz dois resultados: um conjunto estruturado das estratégias para marca e um grupo de líderes alinhados e motivados a implementar ações concretas na gestão da empresa.

Thymus Branding Implementação: A Thymus realiza em conjunto com a equipe do cliente um diagnóstico sobre a distância entre as práticas atuais de gestão e os novos objetivos e definições estratégicas estabelecidas na fase anterior. A partir deste diagnóstico é gerado um Plano de Implementação que direciona as iniciativas, descreve as ações e alinha os envolvidos.

Thymus Branding Gestão: A gestão da marca como ativo estratégico envolve toda a empresa, provocando a criação de fóruns e sistemas multi-departamentais para reflexão e decisões executivas.

Thymus Branding Comunicação, Inovação e Capacitação são algumas das áreas que sofrem mais impacto pela estratégia de branding, podendo demandar projetos específicos. Nesses casos, dependendo da especialidade do assunto, a Thymus trabalha com conjunto com terceiros para desenvolver atividades como: Programas de capacitação Alinhamento de fornecedores Projetos editoriais Integração do plano de comunicação

BrandAnalytics A BrandAnalytics é uma consultoria de marcas especializada em análise estratégica oferecendo serviços de Avaliação de Marca e Suporte Quantitativo para decisões de Estratégia, Arquitetura e Implementação com o objetivo de maximizar o retorno financeiro de nossos clientes. BrandAnalytics é uma empresa que carrega a bandeira do branding (até no nome), vendendo-o como serviço aos seus clientes.

BrandAnalytics A BrandAnalytics oferece um portfólio de trabalho aos seus clientes dividida em três opções: Avaliação de Marcas Brand ScoreCard Estratégia de Marcas

BrandAnalytics

Considerações Finais Branding nos últimos anos tem sido a buzzword de todo profissional do marketing, a palavra da moda. Tudo parece se resumir a branding ou o problema é sempre falta de branding. O conceito de branding é bem mais específico que isto. Fazer branding não é tão simples, nem barato, isto porque o principal obstáculo do branding é o próprio branding, só que dos outros. A dificuldade de inserir uma nova marca, um novo conceito no mercado é o grande obstáculo e a grande arma do branding ao mesmo tempo.

Referências http://www.midiaweb.com.br/blog/do- marketing-ao-branding/ http://www.portaldomarketing.com.br/A rtigos/branding.htm http://webinsider.uol.com.br/index.php/ 2008/07/15/mas-o-que-e-branding- afinal/ http://digitalpaperweb.com.br/ezine/des ign/o-que-e-branding www.brandanalytics.com.br www.thymus.com.br http://www.revistaabcdesign.com.br