CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Advertisements

Cultura.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Início da Comunicação
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A APRENDIZAGEM EFETIVA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Intencionalidade discursiva
FROEBEL ( ) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
PEAD Ludicidade e Educação
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Jogo brinquedo e brincadeira
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Jogos na alfabetização Matemática
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Famílias vencedoras Romanos
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
OUTRAS TIPOLOGIAS DE JOGOS Profa. Rita de Cassia Fernandes
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Revendo kamii.
O BRINCAR.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Para não esquecer Marita Martins Redin.
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Boliche dos substantivos
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O BRINCAR: Uma exposição teórica Winnicott
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.ESP.SAMANDA NOBRE.
O jogo e o esporte: qual o problema? (LUCENA, 2005, p )
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

O Valor e o Renascimento JOGO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE 3 O Valor e o Renascimento do Lúdico na Vida

O Valor do Lúdico na Vida e na Educação “A brincadeira é o alimento da personalidade que está se formando. Apenas faltam oportunidades para brincar.” Grajew Oded pulsão lúdica- Huizinga (1971) Potencialidades e Dimensões ( brincar) Estado lúdico- Schiller (1995) exercitamos trevas e luz (o bem e o mal). O contexto do jogo é o mais incrível laboratório de experimentação que o ser humano pode conceber.

mestre do Oriente, chamado Gautama – o Buda Deixou um ensinamento que compartilho com vocês: disse que os problemas podem ser vistos como uma dádiva. É a nossa oportunidade de lapidação. Apontou que os problemas existem porque necessitamos deles para aprender. Repare que aprender traz a possibilidade da sabedoria, e sábio é aquele que experimentou e aprendeu. Edgar Morin (1996). ...somos seres aprendentes, temos a capacidade de computar. Ensinar e aprender são características presentes em nossas vidas, que nos qualificam a superar os problemas que surgem e que criamos.

Fundamentos do Jogo Roger Caillois (1990) indica que quanto mais nova é a criança mais as manifestações lúdicas tendem a paedia, e à medida que amadurecem tendem ao ludus. Para o autor, paedia e ludus são duas faces da mesma moeda.De um lado está o processo inicial e do outro o processo mais avançado de organização e complexidade do jogo.

Para Caillois (1990) o jogo pode ser encarado essencialmente como uma atividade: livre: uma vez que, se o jogador fosse a ele obrigado, o jogo perderia de imediato a sua natureza de diversão atraente e alegre; Delimitada: circunscrita a limites de espaço e de tempo, rigorosa e previamente estabelecidos; Incerta: já que o seu desenrolar não pode ser determinado nem o resultado obtido previamente, e já que é obrigatoriamente deixada à iniciativa do jogador uma certa liberdade na necessidade de inventar; Improdutiva: porque não gera bens, nem riquezas nem elementos novos de espécie alguma; e, salvo alteração de propriedade no interior do círculo dos jogadores, conduz a uma situação idêntica à do início da partida. Regulamentada: sujeita a convenções que suspendem as leis normais e que instauram momentaneamente uma legislação nova, a única que conta; Fictícia: acompanhada de uma consciência específica de uma realidade outra, ou de franca irrealidade em relação à vida normal.

TAREFA PASSO 2º CRIAR UM JOGO COM CARACTERÍSITICA Ilinx PASSO 1º CRIAR UM JOGO COM CARACTERÍSTICA MIMICRY

Etapa vencida, até a próxima!!!

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1971 KISHIMOTO, Tizuko (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996 OBRIGADOOOO!