VII – Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém-Pa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO PRÁTICO - SPED CONTRIBUIÇÕES
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Secretaria da Fazenda Sistema Nota Fiscal Eletrônica Próximas Ações Subgrupo Técnico Florianópolis, 26/11/2008.
Constituição Federal : EC 42/03 – art. 37
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Proposta de Protocolo ENAT.
VII Encontro Nacional de Administradores Tributários
BI NF-e da informação à ação VII ENAT Belém - PA 20/09/2011 Jadson B. A. Oliveira Auditor Fiscal Gerente de Automação Fiscal - SAT/DPF/GEAFI Secretaria.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica Combate a Sonegação A Partir do Controle do Trânsito de Mercadorias.
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
NF-e x NF Formulário (1/3)
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Planejamento Estratégico da SEFAZ
OBJETIVO Promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações.
Sistema Público de Escrituração Digital
XXIV ENCONTRO NACIONAL BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Apresentação para Distribuidores de Combustíveis
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Tratamento de Documentos Eletrônicos:
Cofis/RFB.
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
Receita Estadual ICMS ELETRÔNICO ReceitaEstadual SECOP 2004 Integração de soluções nacionais através de desenvolvimento cooperado Luis Fernando Faraco.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
NF-e (NOTA FISCAL ELETRÔNICA) EMISSÕES EM CONTINGÊNCIA Gerência Fiscal Subgerência de Programação Fiscal Setor de NF-e/SPE/SUFIS-PRO
Site: Custos Logísticos Site:
ENCAT – Coordenação Técnicav /05/2014ENCAT – Coordenação Técnica Nota Fiscal Retificadora Versão 6.2 – 22/05/ º Encat – PA Vinicius Pimentel.
EFD – SPED PIS/COFINS.
Projeto Canal Verde Álvaro Bahia – Coordenador Técnico do ENCAT.
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
Seminário Aduaneiro Internacional
DEPECON – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA PEC 233/2008 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Como antecipar riscos através do cruzamentos de arquivos digitais?
Faculdade de Ciências Contábeis
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
EFD-PIS/COFINS.
Sistema Público de Escrituração Digital
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
EFD – SPED PIS/COFINS IdentificaçãoFIS_014 Data Revisão21/10/2013.
Regra de imposto.
As operações de importação envolvem:
RESPONSABILIDADE FISCAL DO PROFISSIONAL CONTABIL.
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
deposito fechado icms deposito fechado icms
Gestão Financeira e tributária Gestão de processos e redução de custos Tecnologia Validador NF-e.
Cálculos Fiscais - ICMS
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
S I N T E G R A NOVO ENFOQUE DO FISCO Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
Consultoria Tributária , Jan/2016
Sistema Público de Escrituração Digital 1 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Integração ECD EFD NF-e EFD IRPJ CT-e EFD Contribuições eSocial DW Trans ReceitanetBX NFS-e EFD Financeiras Detecção e Investigação de Risco Tributário.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

VII – Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém-Pa Síntese dos Trabalhos Técnicos e Protocolos Propostos – Sala 01

Palestras – VII ENAT 1º Fraudes no Comércio Exterior e seus reflexos nos Impostos sobre o Valor Agregado 1ª Parte:Fabián Chebel Síntese: Visão externa,marco teorico: Favorecer o desenvolvimento economico e social. Foram tratadas diversas formas de fraude: Subfaturamento, Desvio de Mercadorias com Alíquotas Reduzidas, Falsificação de Mercadorias Importadas, Declarações Aduaneiras Inexatas e Falsificadas, Redução de Valores que compõem a Base de Cálculo . Soluções encaminhadas na aduana argentina.Destaque:Componente intangivel-Art. 8 GATT-

2ª Parte:Ernani Argolo Checcucci Filho Sintese: Dados do comercio exterior, novos modelos de negocios, maior volume e complexidade, Interposição fraudulenta,ações para aperfeiçoamento da definição legal das partes envolvidas na operação e delimitação das responsabilidades.

Palestras – VII ENAT 2º Siscomex – Importação: Modelagem para Efetivação do Débito em Conta do ICMS Gustavo Augusto Nunes de Albuquerque, Cláudio Roberto Freitas e Julianelli Barrozo Síntese: Houve explanação da origem do mecanismo,discussões no grupo de trabalho GT 54, elaboração da minuta final do protocolo enat 04-2010. Detalhamento da 1ª e 2ª fase do projeto

Palestras – VII ENAT 3º Siscomex – Exportação: Integração com Notas Fiscais Eletrônicas de Exportação Julianelli Barrozo Síntese: Graficos de desempenho,indicação de necessidade de modernização do SISCOMEX .Ações, desenvolvimento do projeto: 1ª e 2ª fase.

Palestras – VII ENAT 4º Brasil – ID Sessão de Pôsteres Eudaldo Almeida de Jesus Síntese: Exibição de vídeo informações gerais sobre o projeto.

Palestras – VII ENAT 5º Sistema Público de Escrituração Digital – SPED – Situação atual e próximas etapas Carlos Sussumu Oda Síntese:Evolução historica, abrangencia,infraestrutura de TI, Proximas etapas, estatisticas, objetivo final:Substituição dos livros fiscais e contábeis impressos pelos equivalentes digitais. Houve explanação da EFD PIS/COFINS e do E-Social que permite em meio eletrônico o envio de informações sobre a folha salarial de empresas. Destacou-se o benefício do SPED em combater a evasão fiscal, reduzir o custo Brasil e padronizar fluxos e informações aos diferentes órgãos públicos

Palestras – VII ENAT 6º Utilização da base de dados da NFe para mensuração da balança interestadual do ICMS René de Oliveira Sousa Júnior Síntese: Exposição de estudo acerca do impacto da redução das alíquotas interestaduais através da mensuração das entradas, saídas e a balança, por CFOP e para contribuintes do ICMS, pelos seus valores de base de cálculo e de ICMS destacado em NFe.Grupo de tabelas.

Palestras – VII ENAT 7º Visualizador Web EFD Juan Darby de Oliveira Maciel e Álvaro Luiz Bezerra Síntese: Projeto do RN, tratamento das Nfe de entrada nos PF,Problemas,Formas de tratamento, vantagens e evolução, eficiencia.

Palestras – VII ENAT 8º Declarações Eletrônicas relativas ao ISSQN no âmbito do SPED Gunther S. L. Gomes Síntese: Mostra da necessidade no âmbito do SPED de que a EFD de serviços seja integrada à escrituração ICMS/IPI. Protocolo: signatarios: RFB, Abrasf (Capitais) e Municipios.

Palestras – VII ENAT 9º Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais Eletrônicos SAT - CFe Marcelo Luiz Alves Fernandez Síntese:Projeto SAT, Fato motivador, solução econômica ao atual ECF com simplicidade e abrangência. Baseado na NFe sendo os dados de venda a consumidores transmitidos ao fisco de forma periódica por solução web. Detalhamento do novo modelo.

Palestras – VII ENAT 10º Nota Fiscal Eletrônica – BI (Business Inteligence) da NFe Jadson Bitencourt Andrade Oliveira Síntese: Exposição da utilização do BI na SEFAZ- BA para captação de informações em sistemas, com vista ao seu tratamento e disponibilização de relatórios gerenciais,historico,cronograma,exemplos: amostra de casos de consultas por CFOP, alíquota, entre outros.

Palestras – VII ENAT 11º Programa Municípios Verdes Teresa L M Coelho Cativo Rosa Síntese: Houve exposição de proposta de desenvolvimento sustentável através de ações integradas entre Estado, Municípios, sociedade civil e organizações não governamentais, cujo objetivo é dinamizar as economias municipais com o uso sustentável dos recursos naturais.

Palestras – VII ENAT 12º Tributação sobre Créditos de Carbono e outros Estudos relativos ao meio ambiente Wesley Christian Gondim Gonçalves Síntese: Explanação do mecanismo de compra e venda de crédito de carbono, oriundo do Protocolo de Kyoto, e sua forma de tributação.

Palestras – VII ENAT 13º Estudo: Cálculo das Emissões de Carbono em Eventos de Capacitação Sessão de Pôsteres Fabiane Lopes B Netto Bessa Síntese: Abordagem de estudo comparativo entre a elevação da emissão de carbono e sua repercussão na elevação das temperaturas globais.

Palestras – VII ENAT 14º Instrumentos de Auditoria - SPED Alvaro Antônio S Bahia Síntese:Contextualização,Foram expostas ações em andamento para aperfeiçoamento da NFe e sua escrituração: carta de correção eletrônica, manifestação do destinatário, confirmação da internalização na SUFRAMA, confirmação de exportação pela COANA, inclusão de novas regras de validação, desenvolvimento de auditorias nas informações de NFe e de EFD, entre outras.Exemplos de fraudes identificadas.

Palestras – VII ENAT 15º Manual Eletrônico de Auditoria Fiscal Marcio Arêas Prado de Faria Síntese: Foram expostos roteiros de auditoria a disposição dos Auditores do Fisco de Minas Gerais com base em manual de procedimentos , colaboradores, capacitação.

Protocolos – VII ENAT Combate a Interposição Fraudulenta – Objetiva o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de métodos para fortalecimento do combate à interposição fraudulenta em operações de comércio exterior; Escrituração Fiscal sobre Serviços – Objetiva implantar modelo padrão de escrituração fiscal para apuração dos tributos incidentes sobre serviços.