Sistemas de Informações Gerenciais
Realidade Diversidade de empresas Atuação Tamanho Diversidade de realidades e necessidades Complexidade Exigências
Sistemas de Processamento de Transações Receita Estadual Mercado Prefeitura Municipal Gestores Receita Federal SAE SAD Contábil SIG Seguridade Social CRM Clientes Sistemas de Processamento de Transações RH Fornecedores Funcionários
Necessidades Sistemas Integrados Agilidade Confiabilidade Controle Redução dos custos das operações; Melhoria no acesso as informações Melhoria de produtividade Melhoria na tomada de decisões Melhoria na estrutura organizacional Suporte e Apoio à Tomada de Decisões
Tomada de Decisões Decisões estruturadas Decisões não estruturadas Repetitivas e rotineiras Envolvem processos predefinidos Decisões não estruturadas Uso do bom-senso e capacidade de avaliação do gestor Inusitada, importante e não rotineira
Tomada de Decisões Decisões estruturadas/semiestruturadas Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Resumos e relatórios de rotina com dados transacionais para a gerência de nível operacional e médio.
Tomada de Decisões Decisões não estruturadas Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Ferramentas ou modelos analíticos para análise de um grande volume de dados Consultas interativas de apoio para gerentes de nível médio. Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Fornecem à gerência sênior informações externas (notícias, análise de mercado, tendências) Resumos de alto nível quanto ao desempenho da empresa.
Tomada de Decisões Decisões não estruturadas Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (SADG) Ambiente eletrônico onde gerentes e equipes podem coletivamente tomar decisões e formular soluções para problemas não estruturados e semiestruturados. Sistemas Especialistas Uso de Técnicas Inteligentes Agentes inteligentes Redes neurais Algoritmos genéticos Lógica difusa
Sistemas de Gestão do Conhecimento Melhoram a qualidade e utilização do conhecimento usado no processo de tomada de decisão. Sistemas integrados de gestão do conteúdo Repositório de documentos, relatórios, apresentações, e-mails, vídeos, ... Sistemas de rede de conhecimento Lista online de pessoas da organização especialistas numa área Criação de FAQs
Sistemas de Gestão do Conhecimento Necessidade de monitorar e gerir o aprendizado dos funcionários. Sistema de Gestão do Aprendizado (LMS) Ferramentas para gestão, disponibilização, controle e avaliação de treinamentos e aprendizado dos funcionários.