UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Organização e Técnicas Comerciais
O que é gestão financeira
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Projeto Político Pedagógico
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
Financiadora de Estudos e Projetos
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Elaborando Um Plano de Negócios
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Curso Técnico e Manutenção e Suporte em Informática
Plano de Negócio Elber Sales.
Sumário executivo Apresentação da Empresa
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
HISTÓRICO A Líder Consultoria (Empresa Júnior) é uma associação civil, sem fins lucrativos constituída por alunos de graduação a AEDB que presta serviços.
Criação de Valor.
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Planejamento estratégico
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
Plano de Desenvolvimento da Escola
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
PLANO DE NEGÓCIOS – 1ª PARTE
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO BÁSICO.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Plano de Negócios Prof. Joel Brogio
Planejamento Estratégico
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
Nome da Empresa Plano Comercial.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Profª. Mestranda Elaine Araújo
Análise das Demonstrações Contábeis
Plano de Negócio Exercício.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Planejamento Estratégico de Marketing
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Inserir Título da ideia Inserir Logo/foto (se houver)
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
PLANO DE NEGÓCIOS Prof. Glauco Carvalho. Idéia O que eu preciso saber para descobrir se meu negócio é viável? Você precisa fazer um bom Plano de Negócios.
Plano de negócio Análise de Mercado
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Plano de produção ou plano operacional
PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Viabilidade do Plano de Negócios Direitos reservados- Softex.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V) PROPOSTA DE ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Antonio P. Formiga Júnior Membro da Incubes

É um instrumento feito para apresentar da forma mais clara, objetiva e detalhada possível, um empreendimento. Como todo o instrumento, é sempre passível de novos ajustes e adequações à realidade local onde se pretenda com ele trabalhar. Conceito de Plano de Negócio

Objetivos Objetivos 1- Representar um raio-x do empreendimento; 1- Representar um raio-x do empreendimento; 2- Ser analisado por órgãos / agências de fomento que lidem com recursos públicos e / ou privados. Para isto precisa ser elaborado dentro de uma linguagem e terminologia usuais ao meio financeiro. Na grande maioria das vezes o(s) examinador(es) nada ou pouco sabem sobre economia solidária ou autogestão. No entanto, esses aspectos ideológicos fundamentais que deram origem ao desenvolvimento do empreendimento precisa estar presente e realçado no plano de maneira que haja uma compreensão clara de qual filosofia de trabalho se apóiam. 2- Ser analisado por órgãos / agências de fomento que lidem com recursos públicos e / ou privados. Para isto precisa ser elaborado dentro de uma linguagem e terminologia usuais ao meio financeiro. Na grande maioria das vezes o(s) examinador(es) nada ou pouco sabem sobre economia solidária ou autogestão. No entanto, esses aspectos ideológicos fundamentais que deram origem ao desenvolvimento do empreendimento precisa estar presente e realçado no plano de maneira que haja uma compreensão clara de qual filosofia de trabalho se apóiam.

ETAPAS 1- CAPA Primeiro contato visual com o plano Primeiro contato visual com o plano 2- SUMÁRIO É o índice É o índice 3- SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo e é a parte primeiramente lida por conter as idéias e ações planejadas e executadas. Resumo e é a parte primeiramente lida por conter as idéias e ações planejadas e executadas. 4- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Situação atual – Metas – Objetivos ; Missão e Valores do empreendimento. Situação atual – Metas – Objetivos ; Missão e Valores do empreendimento.

5- DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO 5.1- Histórico; 5.2- Perspectivas de crescimento; 5.3- Impostos; 5.4- Estrutura organizacional; 5.5- Parcerias. 6- PRODUTOS / SERVIÇOS 6.1- Quais; 6.2- Fatores tecnológicos envolvidos; 6.3- Ciclos de vida.

7- ANÁLISE DE MERCADO 7- ANÁLISE DE MERCADO 7.1- Segmentação; 7.1- Segmentação; 7.2- Pesquisa de Mercado; 7.2- Pesquisa de Mercado; 7.3- Perfil do consumidor; 7.3- Perfil do consumidor; 7.4- Riscos Riscos. 8- PLANO DE MARKETING 8- PLANO DE MARKETING 8.1- Comercialização; 8.1- Comercialização; 8.2- Preços; 8.2- Preços; 8.3- Projeção de vendas; 8.3- Projeção de vendas; 8.4- Publicidade Publicidade.

9- PLANO FINANCEIRO: 9.1- Apresentar em números as ações planejadas e realmente executadas e com retorno; 9.2- Quanto precisa de capital?; 9.3- Horizonte para três anos; 9.4- Balanço financeiro mensal no primeiro ano e trimestral no segundo e terceiro anos.; 9.5- Lucratividade prevista.; 9.6- Curriculum Vitae dos empreendedores FIM FIM