GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

Contexto da Informação
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração Estratégica
1.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Seminários Especiais Gestão Estratégica Empresarial Prof. José Luis.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
BSC Balanced Score Card
Aula - Tema: O empreendedor.
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação Escolhas Estratégicas Março, 2010 Grupo: Ana Cássia Flávio João Ricardo Marcel Rafael Amarelo Rafael Ferri Rafael.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação Escolhas Estratégicas Março, 2010 Grupo: Ana Cássia Flávio João Ricardo Marcel Rafael Ferri Ricardo G. Tombi.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
- Minister (subordinação ou obediência)
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Balanced Scorecard Abordagem geral
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Planejamento e estratégia
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Teoria Geral da Administração
Aula 7 Processos Administrativos
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
Planejamento Estratégico de MKT
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Administração de Empresas
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Você sabia que estou em todas as religiões? E que a sua é a melhor para você neste momento e assim também ocorre com todos? Tem muitos caminhos até.
G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.
Disciplina: Direção Estratégica
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Negócios
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PETI Planejamento Estratégico de TI
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz

CIRCULAR De: Diretoria Para: RH Acusamos o recebimento de uma criança recém- nascida, de origem absolutamente desconhecida. Exigimos uma investigação para esclarecer: a) Se o achado é um produto da casa; b) Se algum funcionário da casa está envolvido.

CIRCULAR De: Comissão Investigadora Para: Diretoria Após 4 semanas de buscas incessantes, concluímos que o bebê enjeitado não pode ser fruto da casa. Motivos: 1) Em nossa empresa nunca foi feito nada com prazer nem amor; 2) Em nossa empresa jamais duas pessoas colaboraram tão intimamente entre si; 3) Aqui nunca foi feito nada que tenha nem pé, nem cabeça; 4) Aqui jamais aconteceria de uma coisa ficar pronta num espaço de 9 meses; 5) Aqui ninguém pensaria em oferecer o que quer que fosse aos membros da Diretoria.

GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVO Identificar aspectos relativos ao contexto do planejamento e da administração estratégica.

GESTÃO ESTRATÉGICA ROTEIRO I – Conteúdo Programático II – Bibliografia III – Avaliação IV – Diversos

GESTÃO ESTRATÉGICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I – Estratégia II – Gestão de serviços III – O cliente IV – Planejamento estratégico

GESTÃO ESTRATÉGICA BIBLIOGRAFIA CECCONELLO, Antonio Renato. A construção do plano de negócio. 2008 KAPLAN, Robert S..A estratégia em ação: balanced scorecard. 24.ed. 1997. GIANESI, Irineu G. N. Administração estratégica de serviços: operações para satisfação do cliente

GESTÃO ESTRATÉGICA AVALIAÇÃO 1ª Prova I – Estratégia II – Gestão de serviços 2ª Prova II – O cliente III – Planejamento estratégico

GESTÃO ESTRATÉGICA AVALIAÇÃO - Obtenção de graus A1: 10,00 A2: 10,00 Prova = 7,00 Outras atividades = 3,00 - Aprovação Média 6,00 e...

GESTÃO ESTRATÉGICA AVALIAÇÃO Obtenção de graus A1: 10,00 A2: 10,00 Prova = 7,00 Outras atividades = 3,00 - Aprovação Média 6,00 e 75%de frequência (MEC) - Recuperação, 2ª chamada ou melhoria A3: 10,00

GESTÃO ESTRATÉGICA DIVERSOS Variáveis intervenientes Responsabilidades Frases famosas Sala de Aula Parceria

GESTÃO ESTRATÉGICA FRASES FAMOSAS O que o senhor pode fazer por mim? Como podemos resolver isso? Corrige minha prova com carinho! Pega leve... Dá mais uma olhada...(na correção) Vê se não dá prá dar mais alguma coisinha...

GESTÃO ESTRATÉGICA DIVERSOS Variáveis intervenientes Responsabilidades Frases famosas Sala de Aula Parceria

GESTÃO ESTRATÉGICA DIVERSOS Variáveis intervenientes Responsabilidades Frases famosas Sala de Aula Parceria Dúvidas?

GESTÃO ESTRATÉGICA ROTEIRO I – Conteúdo Programático II – Bibliografia III – Avaliação IV – Diversos

“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo “Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar, a não ser a oportunidade, o impulso.” Hermann Hesse

ANÁLISE Dinâmica Empresarial AVALIAÇÃO ADAPTAÇÃO CLIENTE ATIVAÇÃO

COMO É SUA ORGANIZAÇÃO? É ritualista É reducionista É elitista Acha fácil criar uma estratégia Projeta o futuro a partir do presente Defende o posicionamento atual É inquisidora É expansionista É democrática É exigente Imagina como será o futuro Gosta de novas idéias

ESTRATÉGIA Base para a definição das ações que implementarão o direcionamento e escopo da organização no longo prazo. Adequa os recursos da organização ao seu ambiente em constante mudança, e em particular a seus mercados, consumidores ou clientes de forma a atender as expectativas daqueles que possuem poder sobre a organização. Em resumo...

ESTRATÉGIA Estabelecer os objetivos de mercado; Determinar condições para a sobrevivência da corporação; Definir o nível de lucro e outras medidas financeiras aceitáveis; Escolher os processos da corporação; Decidir sobre a infra-estrutura da organização.

O que é estratégico? Que tipos de decisões podem ser consideradas estratégicas? O que diferencia estas decisões de outras que são tomadas na organização?

Características das decisões estratégicas Escopo Buscam - adequar as atividades ao ambiente externo; - adequação entre atividades e recursos internos; Promovem - alocação e realocação de recursos; - mudanças organizacionais que afetam as áreas operacionais;

Características das decisões estratégicas Afetam as expectativas daqueles que possuem poder dentro e em torno da organização Criam diretrizes da organização a longo prazo

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz