A Importância do Estudo do Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching
EMPREGABILIDADE.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
IV Sapex FSA 2010: Os avanços da comunicação empresarial no mundo corporativo Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes.
Ganhos e Discriminação
Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Estudos de caso ARM Contábeis – 01 Plínio Borges 06/23857
Aula 3 Qualidade nas organizações
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Estratégias do agronegócio
AULA 7 – Capacitação Profissional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Capacitação Profissional
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Ética Profissional em Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Professora Andréia Oliveira Vicente
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A Logística Repensanda
Repensando a Logística
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MERCADO DE TRABALHO.
Por que estudar sistemas de informação?
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
SEJAM BEM VINDOS A PALESTRA: “AGREGANDO VALOR AO ATENDIMENTO” (EXCELÊNCIA) Consultor: João Carlos Simões.
Os Estilos de Liderança
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Planejamento Organizacional Integrado
Perspectivas futuras da administração
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Empresa Junior.
Aula 7 Processos Administrativos
Gestão Estratégica de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
Qualidade total Aula 13.
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
O profissional de marketing enfrenta o problema da abundância de informações em países de alta renda e falta delas em países de baixa renda.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
O AMBIENTE DE MARKETING
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Globalização e Gestão com Pessoas
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

A Importância do Estudo do Comportamento Organizacional Professora Andréia Oliveira Vicente

A Importância do Estudo Estudar as alterações que ocorrem no comportamento organizacional é fundamental para entendermos as reações e relações dos seres, como clientes, funcionários e fornecedores, pois com o passar dos tempos, várias alterações ambientais vão acontecendo com as empresas seja no âmbito interno, seja no âmbito externo, que poderão ser encaradas como desafios e oportunidades.

Desafios e Oportunidades Robbins(2005) aponta os seguintes desafios e oportunidades: Globalização dos mercados – o término dos limites não geográficos entre os países, principalmente com o avanço das tecnologias da comunicação; Diversidade da força de trabalho: a heterogeneidade das pessoas dentro de uma empresa a partir, principalmente, das quebras dos preconceitos e das discriminações.

Exigência maior da qualidade e da produtividade - Vivemos hoje em uma condição de competição entre empresas cada vez mais acirrada. Para tanto, as empresas exigem e são exigidas de forma muito intensa pelos seus consumidores em oferecer produtos com maior qualidade o que as força a aumentar a sua produtividade. Escassez de mão-de-obra - alguns locais e algumas áreas estão passando por escassez de pessoas capacitadas ou formadas em uma determinada área.

Exigência maior do cliente quanto ao atendimento - os clientes buscam diferencial nos produtos, principalmente em relação ao atendimento que lhe é prestado. Melhoria das habilidades humanas – as empresas estão exigindo cada vez mais dos seres humanos que nela trabalham, tanto no aspecto técnico quanto no aspecto comportamental, ocorrendo um investimento cada vez maior na capacitação.

A conectividade tecnológica – a notícia do lançamento de um novo produto, da falência de uma empresa, do escândalo dentro de um governo, atravessa o planeta em poucos segundos e em poucos minutos podemos ver reações diversas vindas de qualquer canto do mundo. Equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal – a vida profissional influencia na vida pessoal e vice-versa. Frente a essa realidade as empresas e os funcionários começaram a buscar formas de manter o equilíbrio entre esses dois âmbitos de vida.

As exigências de um padrão ético: os membros das empresas a cada dia enfrentam mais dilemas éticos, situações nas quais devem decidir o que é correto e o que não é correto, o que é justo e o que é injusto, o que irá provocar o bem e o que irá provocar o mal. A ética é a base para as decisões assertivas das empresas e para tanto não deverá ocorrer influências de interesses pessoais.