Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Mercado.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Integrada de Marketing
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Marketing no Século XXI
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Introdução ao Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
Administração de Marketing I
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Aula 9 Segmentação de mercado Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Planejamento de estratégias:
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Natureza e características
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
Marketing – Unidade 3.
Módulo II – O Composto de Marketing
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
Consultoria Empresarial
Administração Mercadológica PLT
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Empreendedorismo ________________________________________
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
O COMPOSTO DE MARKETING
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Disciplina: Direção Estratégica
Disciplina de marketing
Estratégia de Marketing
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Administração Mercadológica I
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão e filosofia de negócios e como função gerencial. A empresa com foco no cliente. Você já deve ter questionado como se dá a ação do Marketing em empresas pequenas e médias, cujo tamanho e estrutura não exigem uma área específica de atividade de Marketing. E mais, por não ter um departamento de marketing, elas não fazem marketing?

Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 1972 para dar apoio às empresas de pequeno porte. Na sua pagina na Internet, o Sebrae analisa, um a um, os critérios que definem e classificam o porte de uma empresa. Dê um olhada: http://www.sebrae.com.br/br/aprendasebrae/estudosepesquisas.asp

4 P’s - início da década de 60 pelo professor Jerome McCarthy. O mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor). Fonte: Cederj (2009)

4 C’s criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente. 4 C’ s: Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo Mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer.

4 P’s 4 C’s Tentativa de entender a ótica do consumidor; O foco é o cliente. Produto = Consumidor (Necessidades e Desejos) Preço = Custo para o Consumidor Praça = Conveniência Promoção = Comunicação

4 A’s, conceito criado pelo professor Raimar Richers Para que os 4 A’s do composto de marketing tenha lugar, eles precisam estar coordenados com as atividades de outras áreas funcionais da empresa e seguir os objetivos e as metas estabelecidos no planejamento de marketing. 4 A’ s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. A análise consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa, permitindo a identificação de oportunidades, ameaças, mudanças e tendências do mercado. A adaptação visa ao ajuste das características e à oferta de produtos e serviços às forças vigentes no mercado para que o produto seja voltado às necessidades e aos desejos dos clientes. Além da mudança de hábitos e desejos dos consumidores ao longo do tempo, a adaptação é necessária devido ao próprio ciclo de vida do produto.

A ativação – o meios de comunicação da empresa também serão reavaliados e, se necessário, reestruturados para que o produto chegue de forma adequada ao consumidor em potencial e, por meio da comunicação, seja visto como atraente. A área de vendas, assim como a de produto, publicidade e distribuição ou logística são as grandes responsáveis pela ativação do produto. A avaliação pode ser explicada - construir vários subsistemas para a área de controle mercadológico, aumentando a produtividade do composto de marketing como um todo. Nesta fase ocorrem a determinação de padrões de controle; o acompanhamento sistemático dos desvios entre os resultados das ações mercadológicas e os padrões estipulados; a recomendação de ações corretivas visando melhorias no desempenho de marketing. A avaliação é exercida por meio da auditoria de marketing.

Processos de definição do valor São processos que capacitam a organização a entender o ambiente em que ela opera melhor (como pesquisa de marketing, estudos de preferências e necessidades do cliente, comportamento de compras, uso do produto etc.), para entender mais claramente seus próprios recursos e aptidões e para avaliar o valor que ela cria através de análises econômicas de sistemas de uso dos consumidores.

Processos de desenvolvimento do valor Processos que criam valor ao cliente por meio de uma corrente de agregação de valor, como estratégias de obtenção, desenvolvimento de novos produtos e serviços, desenvolvimento de canais de distribuição, seleção de vendedores, parceria estratégica com provedores de serviços (por exemplo: crédito, gerenciamento de banco de dados), desenvolvimento de estratégia de preços.

Processos de oferecimento do valor Processos que capacitam o oferecimento do valor para os consumidores, incluindo serviços de entrega, gerenciamento do relacionamento com clientes e consumidores, gerenciamento da logística, estratégias de comunicação, melhorias de produto e serviço, serviço de apoio aos clientes e ação da força de vendas.