Fundamentos Socioantropológicos da Educação

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

OBJETIVOS: discutir a relação homem-sociedade-cultura-educação; caracterizar a educação como processo histórico-social; analisar as contribuições de alguns teóricos da sociologia no entendimento do processo educacional;

compreender a importância do conhecimento das diversidades culturais na prática pedagógica; utilizar-se dos contributos teóricos e metodológicos para a compreensão da realidade sócio-cultural e dos fenômenos educacionais, em particular; analisar a interação sociedade-educação no contexto brasileiro contemporâneo; caracterizar e compreender a complexidade cultural brasileira, regional e local e suas implicações na educação de forma a enraizar o ensino na comunidade envolvente

EMENTA: Análise da relação homem - sociedade -cultura - educação. Reflexão sobre a identidade do Ser Humano, como um Ser Social, historicamente constituído, que vive num contínuo processo de construção/reconstrução, através da educação. .As diferentes culturas e modos de pensar, atuar e sentir. A atividade pedagógica diante da cultura do ambiente histórico, político e sociologicamente determinado.

AVALIAÇÃO: A avaliação do desempenho do aluno, atividade integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas, harmonizados os aspectos qualitativos e quantitativos. O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três ) etapas: Avaliação da Aprendizagem 1 - A1 Avaliação da Aprendizagem 2 - A2 Avaliação da Aprendizagem 3 - A3

Para efeito de aprovação na disciplina o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6(seis) pontos, obtidos a partir da média aritmética simples entre as verificações de aprendizagem A1 e A2. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso no qual esse trabalho está previsto e consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de monografia.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à auto-avaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento e, portanto, necessita verificar se está indo, no processo de aprendizagem, em direção aos propósitos que almeja.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à autoavaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento e, portanto, necessita verificar se está indo, no processo de aprendizagem, em direção aos propósitos que almeja.

TRANSFORMAÇÕES

“Não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica. Tão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensiná-los.” Paulo Freire (1996)