GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Profº. Carlos Roberto das Virgens
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Documentos Digitais Aula 7.
Documentos Digitais Aula 6.
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
A Lei de Arquivos: 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Legislação e Procedimentos
A importância da implantação de um programa de gestão de documentos
Gestão e preservação de documentos digitais: a experiência da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Fórum de Gestão e Preservação de Documentos Digitais.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
Arquivo e Documentação
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO CASA CIVIL
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
FÓRUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA Gestão de Documentos e a Preservação da Memória: Relatos de Experiências A Gestão de Documentos da Administração Geral.
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
AULA III ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS EM ARQUIVOS HISTÓRICOS
SEÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Rotinas trabalhistas e arquivos
Gestão Documental.
Início: janeiro/2006 Interrupção: junho/2006 Retomada: março/2007 Conclusão: maio /2007 Histórico Fluxus.
Reunião Inicial – Elaboração do PDTI
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Qualidade de Produto de Software
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 5
Fundamentos Arquivísticos
Victor Bicalho Mendes Machado
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

INTERSAP RH Cover 1.
Gestão Documental.
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Aplicação do Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
GESTÃO ADMINISTRATIVA Nerildo Bezerra – dez/2008
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
ARQUIVO CENTRAL SISTEMA DE ARQUIVOS DA UNICAMP ENCERRAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS OFICINA 2/2001.
Disciplina O&M / Professora Beth
SEP Novo Sistema Eletrônico de Protocolo. 2 Consulta a Processos na Internet  Facilitar o acesso as informações referente aos processos autuados e tramitados.
Lembrete para o estabelecimento de critérios e normas no serviço de arquivos permanentes Pontifícia Universidade Católica Instituto de Educação Continuada.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Controladoria Geral da União
GESTÃO DOCUMENTAL Karla Dias
Gestão de Documentos e Arquivos
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Documentos Digitais Aula 6.
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991 Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências

GESTÃO DE DOCUMENTOS Art. 1º. da Lei 8159 “É dever do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.

DEFINIÇÃO É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

GESTÃO DE DOCUMENTOS Intervenção no ciclo de vida dos documentos IDADES Corrente Intermediária Permanente

CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS Fonte: Bernardes, 1998 1ª. Idade Arquivo corrente Documentos vigentes, freqüentemente consultados 2ª. Idade Arquivo intermediário Final de vigência; documentos que aguardam prazos longos de prescrição ou precaução; raramente consultados; aguardam a destinação final. 3ª. Idade Arquivo permanente Documentos que perderam a vigência administrativa, porém são providos de valor secundário ou histórico-cultural

MOMENTOS DA GESTÃO PRODUÇÃO DOCUMENTAL USO E CONSERVAÇÃO DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS

PRODUÇÃO DOCUMENTAL Administração dos elementos específicos de um programa de controle e criação de documentos (formulários); Gestão de correspondências e dos relatórios; Sistemas de gestão de informação; Gestão de diretrizes da preparação e difusão da informação sobre as políticas e procedimentos; Aplicação das tecnologias a estes processos

USO E CONSERVAÇÃO controle, utilização e armazenamento dos documentos necessários para realizar ou facilitar as atividades de uma organização, implantação dos sistemas de arquivos e de recuperação da informação; gestão dos correios e telecomunicações; seleção e uso de equipamentos reprográficos; análise de sistemas; produção e manutenção de programas de documentos vitais à administração uso de automação e reprografia nestes processos

DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS Implantação de um programa de eliminação de documentos que envolve atividades de identificação e descrição das séries documentais; Avaliação das séries de valor permanente Eliminação periódica dos documentos sem valor de guarda permanente Transferências e recolhimentos

PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ELEMENTOS PLANO DE CLASSIFICAÇÃO TABELA DE TEMPORALIDADE MANUAL OUTROS INSTRUMENTOS DE CONTROLE

PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS BENEFÍCIOS MENOS DOCUMENTOS A SEREM GUARDADOS; MENOS ESPAÇO ÚTIL OCUPADO; FACILIDADE E RAPIDEZ NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO; MENOS MÃO-DE-OBRA ENVOLVIDA; EXISTÊNCIA DE PADRÃO DE ARQUIVAMENTO.