RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Recrutamento, Seleção e integração
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Gestão de pessoas Funções.
Função AGREGAR PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Empresa Privada – Grandes empresas
Introdução aos temas: recrutamento e seleção
Professor : Fábio Pizzato
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
GESTÃO DE PESSOAS Maria Luiza Klein 2013.
Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias.
Gerente de RH 13º Seminário Regional de Qualidade e Produtividade na Construção Civil - Sinduscon Pelotas Desenvolvendo.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Recrutamento e Seleção
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2
Nathália Alonso Raemy Rangel
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
O sistema de administração de recursos humanos
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
MERCADO DE TRABALHO.
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
RECRUTAMENTO EXTERNO.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Recrutamento de Pessoal
RECRUTAMENTO de PESSOAL
Subsistema de Provisão
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
RECRUTAMENTO. Definição de Recrutamento  O recrutamento é um processo que objetiva atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar.
PROCESSO SELETIVO.
O Processo de Recrutamento
CONSULTORIAS NA ÁREA DE R. H. Nas últimas décadas, cada vez mais, torna-se comum a utilização de consultorias que oferecem serviços de atração e seleção.
DESENVOLVIMENTO DE VENDEDORES DE AUTO PEÇAS
Recrutamento de pessoal
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).
Recrutamento e Seleção
Recrutamento & Seleção
Profa. Mestre Marta Ajej
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Sugestão de Vídeo Parte 1
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Profa. Marta Ajej Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos – cap. 1 Chiavenato (Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal) Profa. Mestre.
Transcrição da apresentação:

RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Recrutamento Divulgar no mercado as oportunidades que a organização oferece para as pessoas que possuem determinadas características desejadas (Chiavenato) É o conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização (Schermerhorn)

Mercado de Trabalho e Mercado de RH O MT é composto pelas organizações que disponibilizam vagas e postos de trabalho. O MRH é composto pelas pessoas que estão dispostas a ocuparem os postos de trabalho oferecidos. O Recrutamento funciona, pois, como a “ponte” entre o MT e o MRH.

1.Mercado de Trabalho (Chiavenato) Em Oferta Em Procura Investimentos em recrutamento para atrair candidatos Baixos investimentos em recrutamento devido à oferta de candidatos Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos Investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação do pessoal Ênfase no recrutamento interno, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação

Fatores Condicionantes do MT Crescimento econômico: tradicionalmente faz o emprego crescer Natureza do trabalho: na industrialização clássica era praticamente estável a composição do emprego; na era da informação existe uma emigração da industria para o setor de serviços, e agora para o crescente terceiro setor

Qualidade e Produtividade do trabalho: na era da informação cresce continuamente a exigência de qualificação, principalmente quanto á diversificação e habilidades do emprego, motivado também pela inserção das empresas no Mercado Internacional

Mudança do MT no mundo 1. Redução do nível de empregado industrial: a – Produção industrial maior e com menos pessoas, novas tecnologias e processos b – Oferta de empregos em expansão no setor de serviços c – Migração do emprego industrial para o emprego terciário e terceiro setor 2. Gradativa sofisticação do emprego: a – Trabalho industrial cada vez mais mental e cada vez menos braçal b – Aporte da tecnologia da informação na indústria c – Maior automatização e robotização dos processos industriais 3. Conhecimento como o recurso mais importante: a – Capital financeiro é importante, mas ainda mais importante é o conhecimento de como aplicá-lo e rentabilizá-lo (CI) b – Conhecimento é novidade, é inovação, é criatividade, é a mola mestra da mudança 4. Tendência à globalização: a – Globalização da economia e criação de uma aldeia global b – Globalização do mercado de trabalho, cada vez mais mundial e cada vez menos local

O novo perfil do emprego A economia de serviços e setor terciário absorverá a mão de obra em “trânsito” e os novos entrantes (Rifkin)? A inversão de capital variável em capital constante poderá recriar postos de trabalho? Os novos trabalhos são melhores e mais bem pagos? A precariedade do trabalho é para a minoria de demitidos e haverá enobrecimento do trabalho para uma maioria de ocupados (Chiavenato)?

2. Mercado de RH Refere-se ao conjunto de pessoas dispostas a ocupar as vagas do MT Podem ser novos entrantes ou pessoas dispostas a buscar outro emprego Entretanto, nem todas essas pessoas têm habilidades ou competências para ocupar essas vagas

Mercado de RH e MT SINE – Vagas não preenchidas/ 2007 Sp-77% RJ-65% Brasil-52% MRH MT Vagas disponíveis Candidatos disponíveis Vagas Preenchidas

3. Recrutamento Interno e Externo Os cargos vagos são preenchidos por funcionários, que são selecionados e promovidos dentro da organização Os cargos vagos são preenchidos por candidatos externos que são selecionados e ingressam na organização Os candidatos já são conhecidos pela organização, passaram por testes de seleção, passaram por programas de treinamento e foram avaliados quanto ao seu desempenho Os candidatos são desconhecidos pela organização e precisam ser testados e avaliados pelo processo seletivo As oportunidades de emprego melhor são oferecidas aos próprios funcionários, que podem subir a postos melhores e desenvolver sua carreira profissional dentro da organização As oportunidades de emprego são todas oferecidas ao mercado, cujos candidatos externos podem disputá-las (Chiavenato)

Prós e contras de Recrutamento Interno (RI) e Externo (RE) O RE trás sangue novo, novas motivações e pode motivar junto os antigos funcionários Mas o RE pode desmotivar os funcionários internos se não houveram oportunidades iguais O RI ganha em experiência e conhecimento da cultura e dos processos da empresa Mas o RI pode dificultar fortemente a mudança de paradigmas e inovação, prejudicando a competitividade O RE pode canalizar para a empresa conhecimentos de Benchmarking e melhorar sua performance de mercado O RI possui um custo menor de recrutamento e treinamento

Canais de Recrutamento Interno Externo Painéis de comunicação institucional (inclusive meios eletrônicos) Anúncios em jornais e revistas especializadas Memorando do RH diretamente às chefias (papel ou eletrônico) Agências de recrutamento (headhunters) Comunicado em reuniões de gerência Contatos e divulgação em escolas, universidades e agremiações Periódicos internos Banco de dados de candidatos e indicação de funcionários

Resultados do Recrutamento 120 pessoas são atingidas pelo recrutamento 20 se apresentam ao recrutamento 15 são escolhidas na primeira “peneira” 10 são escolhidos para entrevista 5 são encaminhados para o processo de seleção (testes)

Currículum Vitae 1. Dados pessoais 2. Objetivos Pretendidos 3. Escolaridade 4. Qualificação profissional 5. Experiência profissional 6. Outros cursos e atividades OBS.: Não coloque pretensão salarial e benefícios esperados